Celorico de Basto prepara V Festa Internacional das Camélias

A Empresa Municipal Qualidade de Basto, em parceria com a Câmara Municipal de Celorico de Basto, está a preparar, pelo quinto ano consecutivo, a Festa Internacional das Camélias, a realizar nos próximos dias 4, 5 e 6 de Abril. Este certame, que tem como objectivos a divulgação e valorização do património natural constituído por camélias existente no concelho, é já uma tradição celoricense, e conta com a realização de inúmeras acções direccionadas para o tema das camélias e cameleiras, fazendo as delícias dos verdadeiros apreciadores desta flor. Das inúmeras actividades que fazem parte do programa destacam-se o fórum subordinado ao tema A paisagem, os jardins e o turismo: presente e futuro, a ter lugar no dia 4 de Abril, e que conta com a presença de personalidades ligadas à arquitectura paisagista, turismo e ordenamento. No sábado, dia 5 de Abril realizam-se os já habituais concurso, mercado e exposição de camélias, nos quais se podem apreciar inúmeras variedades de camélias, arranjos florais artísticos e até mesmo adquirir alguns exemplares de cameleiras. Saliente-se que as inscrições para estas actividades estão abertas a todos os interessados até ao próximo dia 27 de Março.Ainda no sábado têm lugar uma exposição de Carros Clássicos de Basto, bem como um momento de degustação de produtos confeccionados com camélias. A fechar este dia, realiza-se a Tertúlia das Camélias, espaço dedicado à conversa sobre o tema desta Festa.No domingo, dia 6 de Abril, terá lugar a Visita Guiada aos Jardins de Camélias do concelho, momento este que permitirá a todos os interessados apreciar inúmeros exemplares de cameleiras, artisticamente trabalhadas, e que fornecem um encanto especial a estes jardins.

Gosto muito de camélias e o Norte de Portugal tem tradições únicas que envolvem a topiária das cameleiras, na ‘pouca’ arte de jardins que existe no nosso país. Só nesta região existem diversas casas com jardins repletos de cameleiras, muitas delas topiadas em formas fantásticas e mantidas com enorme rigor, como são por exemplo as cameleiras da Casa da Gandarela ou da Casa do Campo, que merecem certamente uma visita.

Além disso, a região de Basto é um paraíso perdido entre o Minho e Trás-os-Montes, que vale a pena conhecer. Fui à dois anos atrás com um grupo de Lisboa visitar este festival e foi curioso observar que muito poucas das pessoas conheciam esta região.

Tenho na minha colecção pessoal três espécies que muito aprecio, entre as quais está uma das plantas mais importantes do mundo: o chá (Camellia sinensis); a Camellia reticulata, com a suas flores grandes e rendilhadas e a Camellia sasanqua, uma espécie que poucas pessoas cultivam, mas muito interessante pelo seu porte arbustivo, floração muito precoce (Setembro, Outubro) e pelo intenso aroma perfumado que libertam as suas flores.

Tive o privilégio de gerir uma enorme colecção de cameleiras, durante seis anos, num dos jardins mais bonitos do país, onde contava com diversas espécies e variedades, algumas das quais criadas por portugueses (noutros tempos…) e com exemplares centenários. Voltarei a este tema de forma mais alargada mais para diante, agora que a Festa das Camélias veio abrir o apetite…

P.S: Actualmente, as duas únicas plantações de chá na Europa encontram-se na ilha de S. Miguel, nos Açores: Gorreana e Porto Formoso. Vale a pena visitar.

Mais informações e inscrição nas actividades em:

Qualidade de Basto, EM
Av. Da República
Ed. do Mercado Municipal, 1º
4890-220 Celorico de Basto

Tel: 255 320 250
Fax: 255 320 259
geral@qualidadebasto.pt
http://www.qualidadebasto.pt/


Share this:

Uma enorme coincidência

A Erva-do-caril (Helychrisum italicum) constitui, para os apreciadores de especiarias, uma bela surpresa, pela coincidência impressionante do forte aroma que toda a planta liberta, exactamente igual à mistura de especiarias conhecida como caril, embora menos intenso. Esta mistura é normalmente composta por especiarias moídas. A maior parte das misturas de caril são feitas com 10 a 20 ou mais especiarias, não existindo uma fórmula padrão. A cor amarela resulta da utilização de açafrão moído. Os ingredientes mais importantes do caril são: gengibre, cardamomo, cominhos, pimenta, coentros, pimenta-da-Jamaica e sementes de feno-grego. São também utilizadas especiarias como cravinho, canela, flor de noz-moscada, pimenta-de-caiena, paprica, assim como leite de coco em pó e erva-príncipe. Depois de sabermos tudo isto, e após cheirarmos a nossa planta, é de ficar impressionado com a enorme coincidência!!!

Ocorrendo como espontânea no nosso país, é muitas vezes confundida com uma espécie semelhante, designada por perpétua-das-areias (Helychrisum stoechas).
Várias subespécies desta planta ocorrem no Mediterrâneo, algumas das quais em Portugal, principalmente em habitats junto ao litoral, em toda a nossa costa. São plantas muito bonitas, que apesar da rusticidade dos seus habitats, mantêm sempre uma folhagem cinzenta, atraente, e flores ‘semprevivas’. É impossível que passem despercebidas quando atravessámos as dunas e sentimos no ar o seu forte aroma a caril.

Arbusto perene, atingindo uma altura de 60 cm e um diâmetro de 80-100 cm, extremamente rústico e adaptável às piores condições de aridez no nosso clima, apresenta floração abundante e duradoira, de cor amarelo forte, entre Junho-Setembro. tolera temperaturas negativas.

Como ornamentais, constituem óptimas alternativas para sebes e bordaduras, ou para jardins públicos e privados próximos do mar ou em zonas de interior com baixa pluviosidade.

É muito frequente observar que junto às praias, ainda se continua a plantar o tradicional chorão, cuja propagação e comercialização está proibida pela legislação nacional, pelo facto de serem plantas invasivas e devastadoras destes habitats. Também se plantam com frequência espécies totalmente desadequadas por não se adaptarem à proximidade do mar. Esta espécie, bem como outras autóctones, já lá existem há milhares de anos!!! E cada uma mais bonita do que a outra!!!

Gosta de solos bem drenados, secos, bem expostos ao sol. Muito sensível ao excesso de água no solo, acabando as plantas por morrer em situações de má drenagem. Deve ser severamente podada no final do Verão, após a floração, para manter rebentos jovens e vigorosos.

Sensível ao oídio e a podridões radiculares. Evitar regas molhando as folhas e o excesso de água no solo. Caracóis e lesmas podem provocar alguns estragos nas plantas jovens.

Utilizam-se as folhas e flores. Devem ser obtidas frescas, uma vez que perdem a sua delicada fragrância quando secas. O seu óleo essencial é utilizado no tratamento de cicatrizes e de lesões musculares e encontra-se na composição de diversos produtos de tratamento utilizados por atletas de alta competição, bem como de diversos cosméticos há venda em lojas da especialidade por todo o país. Tem propriedades anti-microbianas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Existe pelo menos uma plantação com fins comerciais no nosso país, que visa a produção da planta seca para exportação.

As suas folhas são utilizadas em culinária, para adicionar a saladas e pratos de arroz, dando um leve e agradável sabor a caril.

Para comprar esta planta, clique aqui.

Share this:

Convites para a Expojardim Batalha

O Cantinho das Aromáticas tem 30 convites para oferecer a quem quiser passar por lá esta semana, para a 10ª edição da EXPOJARDIM – Feira de Plantas, Flores, Mobiliário Urbano e de Jardim, Piscinas e Acessórios, Equipamentos, que se realiza na ExpoSalão Batalha, de 27 a 30 de Março.
MAIS INFORMAÇÕES:
Raquel Barbosa
Cantinho das Aromáticas Viveiros, Lda
Quinta do Paço
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo - V.N.Gaia
tel fax : 22 77 10 301

Share this:

Sábado Aromático

O Sábado Aromático vai realizar-se novamente já no próximo dia 12 de Abril, numa parceria Cantinho das Aromáticas/Quercus.
Entre as temáticas abordadas, destacam-se a agricultura biológica, transgénicos, soluções agro-ecológicas além de que, como habitual, se vão provar, sentir, cheirar e ver diversas plantas aromáticas, que serão ainda ingredientes de eleição do almoço confeccionado pela Sabor.
O dia termina com a visita guiada ao Cantinho das Aromáticas e com a oferta de uma planta aromática numa malga da Quercus.
Se não teve oportunidade de estar presente nas edições anteriores ou se quiser repetir a experiência, que é sempre nova, inscreva-se até dia 10 de Abril.

Programa 12 de Abril (10.00 h)

Palestras

Margarida Silva - Plataforma Transgénicos Fora

André Silva - Soluções Agro-ecológicas

Luís Alves - Cantinho das Aromáticas


Almoço biológico (todos os ingredientes provenientes de agricultura biológica)

Visita Guiada

Programa e ficha de inscrição aqui:

http://porto.quercus.pt/xFiles/scContentDeployer_pt/docs/DocSite897.doc

Share this:

Seminário "A Agricultura Biológica para o Cidadão"

A Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, no âmbito do desenvolvimento do seu projecto de promoção da Compostagem Caseira, vai promover o 2.º Seminário dedicado à temática da Agricultura Biológica.

O Seminário “A Agricultura Biológica para o Cidadão” realizar-se-á no próximo dia 23 de Abril no Auditório da Central de Valorização Orgânica.

O objectivo principal da Conferência é informar e sensibilizar o consumidor para as várias vertentes da Agricultura Biológica, abrangendo temáticas como a Produção em Modo Biológico, A Agricultura Biológica e o Cidadão Comum e o Marketing e a Comercialização de Produtos Biológicos, tema pelo qual fui convidado, enquanto orador.

As inscrições são gratuitas mas sujeitas a marcação e aceites por ordem de chegada até ao limite máximo de capacidade do auditório.

Data limite para inscrições: 18 de Abril.

Para mais informações e inscrições:
Rita Rebelo
Tel.: 229770100

As actualizações ao programa estarão disponíveis em http://www.lipor.pt/ ou http://www.hortadaformiga.com/

Para consultar o programa, clique aqui:

Share this:

Dia da Árvore na Praça da Alegria

É sempre bom ir ao Praça da Alegria, melhor ainda quando se pode levar o melhor amigo, no dia da árvore, para plantar uma laranjeira, ao vivo e no estúdio!!! O António Jorge Sá foi uma preciosa ajuda para quem, no momento, não podia usar as duas mãos para trabalhar. Bem tentei esconder a mão acidentada, mas não resultou. A laranjeira entretanto foi novamente plantada, em sítio especial, para mais tarde recordar e, claro está, saborear. E assim começou a Primavera...

Share this:

Curso de Biopesticidas no Cantinho das Aromáticas

O Cantinho das Aromáticas vai realizar um curso práctico de Biopesticidas, contando com a valiosa experiência de André Silva nesta área. Venha aprender connosco a fazer os seus biopesticidas e biofertilizantes, a 26 de Abril de 2008, das 10.00h às 17.00 h. O preço é de 50,00 €/pessoa, com materiais e documentação incluída.

Programa 26 de Abril

Componente teórica

1 - Biopesticidas e Extractos Vegetais
1.1. Origens

1.2. Tipos de extracção
1.2.1. Maceração a Frio
1.2.2. Decocção
1.2.3. Infusão
1.2.4. Hidroalcoólica
1.2.5. Destilação a vapor

1.3. Definição de Terminologia e Âmbito do Curso
1.3.1. Biopesticidas de origem não-vegetal

1.4. Modos de Acção dos Biopesticidas

2 - Matérias-Primas e Equipamento
2.1. Água, Solução Hidroalcoólica e Óleos Essenciais
2.1.1. Origem
2.1.2. Controlo de Parâmetros de Qualidade

2.2. Material Vegetal
2.2.1. Tipos
2.2.1.1. Fresco
2.2.1.2. Seco
2.2.2. Propagação e Recolha
2.2.2.1. Gestão de Espaços
2.2.2.2. Condições Ideais de Propagação e Recolha

2.3. Condições e Equipamentos
2.3.1. Local
2.3.2. Preparação
2.3.3. Armazenamento
2.3.4. Aplicação

2.4. Adjuvantes e Complementos

3 - Metodologias de Acompanhamento e Controlo

3.1. Preparação, Acompanhamento e Controlo
3.1.1. Fermentação
3.1.2. Extracção
3.1.3. Impregnação

3.2. Interrupção da Fermentação, Extracção e Impregnação

3.3. Estabilizações

3.4. Desodorizações

4 - Aplicação de Macerações

4.1. Água de Pulverização e Dinamização
4.2. Como e Quando Aplicar Biopesticidas
4.2.1. Regra Geral
4.2.2. Casos Específicos

4.3. Compatibilidades

4.4. Macerações Compostas e Composição de “Cocktails”

5 - Formulações específicas

5.1. Urtiga _ Urtica dioica

5.2. Fetos _ Pteridium aquilinum

5.3. Citrinos_Citrus

5.4. Alho_Allium sativum

5.5. Absinto_Artemisia absinthium

5.6. Lavanda_Lavandula officinalis

5.7. Piretro_Tanacetum cinerariifolium

5.8. Arruda_Ruta graveolens

5.9. Salva_Salvia officinalis

5.10. Outras (Opuntia ficus indica, Trigonella foenum grecum…)

Componente prática

No campo: 200 litros de água de fonte / chuva / furo, 20- 40kg de material vegetal fresco, saco de juta (200 litros), collant de senhora, barrica de 225 litros, frasco de vidro / copo, dinamómetro, mangueira (2-3 metros), medidor de pH (pHmetro ou papel indicador), pedra / lastro, balança, proveta / medidas volumétricas. Solução hidroalcoólica e frascos de extracção

6 - Preparação de maceração e extracção hidroalcoólica em ambiente de quinta

CONTACTOS PARA INSCRIÇÕES:
Raquel Barbosa
Cantinho das Aromáticas Viveiros, Lda
Quinta do Paço
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo - V.N.Gaia

tel fax : 22 77 10 301
geral@cantinhodasaromaticas.pt
http://www.cantinhodasaromaticas.pt/

Share this:

Estou de volta!!!

Como já se pode verificar, estou de volta aqui ao sítio, cheio de saudades e com muitas, muitas novidades!!! Ainda que um pouco limitado pela tala e os dois dedos fracturados, já consigo escrever a uma velocidade decente.
Quero agradecer todos os comentários deixados no post onde partilhei a minha experiência no mundo dos acidentes de viação e dizer que as mazelas estão a recuperar a bom ritmo (com a ajuda de algumas ervas, pois claro!!!). Vamos lá então ao que interessa. Até já.

Share this:

Essência do Gourmet, no Porto

Decorreu de 6 a 9 de Março passados a Feira "essência do gourmet", no mercado Ferreira Borges, no Porto, onde estivemos presentes em parceria com a 1000 Paladares, exibindo as nossas latas de ervas aromáticas e medicinais. No stand havia azeite, flor de sal, chocolate e ervas, numa combinação fantástica de cores, aromas e sabores, muito bem aproveitada aliás pela 1000 Paladares, que oferecia a oportunidade de provar e misturar todos estes produtos, em combinações livres.



Share this:

Novo logótipo da Agricultura Biológica

Foi aprovado no Comité Permanente da Agricultura Biológica que se realizou nos dias 16 e 17 de Janeiro último, o novo logótipo que passará a estar associado aos produtos provenientes do Modo de Produção Biológico.
As preocupações inerentes à criação deste símbolo, por parte da Comissão Europeia, estiveram baseadas na necessidade de criar uma imagem abrangente, que fosse utilizável para todas as áreas deste modo de produção, e em todos os Estados-Membros.
Por outro lado, preocupações com a simplicidade de elementos visuais, número de cores a utilizar, dimensão e possibilidade de reprodução a preto e branco, foram também tidas em consideração de modo a permitir um leque de opções aos operadores e custo de reprodução adequado.
A aplicação do logótipo agora aprovado entra em vigor no terceiro dia após publicação do regulamento, estando previstas medidas transitórias para existências em stock, quer de rótulos impressos com a anterior imagem, quer de produtos embalados previamente à publicação do regulamento.

Share this:

IX Semana das Ciências Agrárias - Bragança

No próximo dia 02 de Abril estarei presente como orador convidado na IX Semana das Ciências Agrárias, organizada pelo Núcleo de Fitoquímica e Fitofarmacologia da Escola Superior Agrária de Bragança.
.
Dia 02 - Quarta
Fitoquímica e Fitofarmacologia - “Plantas Aromáticas e Medicinais, usos e potencialidades: do cultivo aos princípios activos”Eng. Biotecnológica - “Novas Ferramentas da Biotecnologia”

9:00h: Nutracêuticos em Produtos Naturais - Fitoq. Fitofarmacologia
Palestrante: Professora Drª. Isabel Ferreira (ESAB - IPB)

10:30h: Pausa para Café

11:00h: Cultivo das Plantas Aromáticas e Medicinais em Portugal - 10 anos de Experiências - Fitoq. Fitofarmacologia
Palestrante: Eng. Luís Alves

12:30h: FIM

14:00h: A Utilização de Descritores Moleculares na Avaliação de Propriedades Biológicas - Eng. Biotecnológica
Palestrante: Professor Rui Abreu (ESAB - IPB)

15:30h: Pausa para Café

16:00h: Bar codes cromossómicos: A Genómica Evolutiva na Biotecnologia - Eng. Biotecnológica
Palestrante: Professora Drª. Raquel Chaves e Doutora Filomena Adega (UTAD)

17:30h: FIM
.
Mais informações em: nfitoqfitofarm@hotmail.com


O programa oficial pode ser consultado aqui:

http://esa.ipb.pt/blogs/ixsemanadascienciasagrarias/

Share this:

Seminário Jardins Biológicos

No próximo dia 27 de Março estarei presente como orador convidado no Seminário "Jardins Biológicos", integrado no programa da 10ª edição da EXPOJARDIM – Feira de Plantas, Flores, Mobiliário Urbano e de Jardim, Piscinas e Acessórios, Equipamentos, que se realiza na ExpoSalão Batalha, de 27 a 30 de Março.

Programa

“Substratos Biológicos Para Jardins”
Luís Arneiro - Planeta Bio

“As Ervas Aromáticas no Jardim”
Luís Alves - Cantinho das Aromáticas

“Sementes Biológicas”
Peter Vansant - Germisem

“A Construção de Piscinas Biológicas”
Pedro Couto - ORJ – Empreiteiros

“Práticas Biológicas – Uma Experiência”
Daniel Garcia - Woodland Health Retreat

Moderador: Jorge Ferreira - AgroSanus

Local: EXPOSALÃO - Centro de Exposições Apartado 39, 2441-951 Batalha
Entrada: Incluída na feira Expojardim
Telefone: 231 467 500
Endereço Electrónico: jardinsbiologicos@grupo-catarino.pt

O programa oficial pode ser consultado aqui:

http://www.santosesantos.grupo-catarino.pt/docs/Seminario_Jardins_Biologicos.pdf

Share this:

Acidente de viação

Aconteceu e tem sido terrível desde esse dia. Tive um acidente, após ter estado a dar a primeira aula num curso de plantas aromáticas, no regresso a casa, vinha montado no meu veículo habitual do dia-a-dia, uma mota, quando fui brutalmente embatido por um automóvel do meu lado esquerdo, que me projectou a vários metros, deixando-me todo o corpo com escoriações, 2 dedos fracturados, uma perna com queimaduras e ferimentos sérios, um pé cozido com vários pontos e dores horríveis nas costas, pescoço, enfim, por todo o corpo. Mas estas são apenas algumas das consequências do acidente.
O que me leva a publicar este texto prende-se com a forma animalesca como fui tratado ao longo da minha passagem pelo sistema hospitalar, será portanto um desabafo.
Se um dia me pedirem uma definição de inferno, responderei de imediato: Hospital de São João. Colocarei ponto por ponto porquê:

  • Após ter aqui dado entrada, demorou horas para ser visto realmente por alguém, tive ferimentos que necessitaram ser cozidos, que só o foram após 4 horas!!!

  • A fractura nos dedos só foi vista e ligada 8 horas após o acidente!!!

  • Num período breve de 2 horas não existi dentro do sistema hospitalar, estava esquecido num canto. Só após pedidos insistentes fui novamente descoberto (estava a dar futebol na televisão nesse dia, havia muita gente concentrada no jogo mas longe dos pacientes);

  • Neste período, observei vários doentes deambulando pelos corredores, sozinhos, uns com ferimentos graves, outros desorientados, mais parecia um cenário de batalha (o que faz sentido, sendo nós recordistas dos acidentes na estrada, uma espécie de guerra civil nas estradas de Portugal);

  • Quando finalmente fui visto por um ortopedista, este apenas me ligou a mão, dizendo não querer assumir nenhum tipo de responsabilidade sobre a minha situação, essa teria que ser assumida pelos técnicos de um hospital da minha região;

  • Fui então transferido às 2 da manhã (9 horas depois do acidente) para outro hospital, numa ambulância que partilhei com outro passageiro. Este teria que ficar primeiro no Hospital Magalhães Lemos, por onde passámos para o deixar. E a aventura não termina aqui;

  • Chegados a este hospital, mesmo à porta, a ambulância faz meia-volta e regressa. Explicou o motorista que alguém se teria esquecido dos documentos clínicos relativos aos passageiros e por isso tivemos que regressar ao Hospital de São João. Novo regresso ao Hospital Magalhães Lemos, onde ficou o primeiro passageiro, e só às 3 da manhã chegámos ao Hospital Santos Silva. A esta altura pensei estar num qualquer argumento do realizador Quentin Tarantino, pelo burlesco da situação;

  • Por falta de definição das radiografias enviadas por computador do anterior hospital, tive que repetir uma série de novas (quanto custará cada uma?), temo também pela minha saúde pelas dezenas de raios X aos quais fui submetido;

  • Também neste hospital a situação não melhorou muito. Colocado numa maca, foi-me dito pelo médico que só pela manhã teria uma equipa disponível para tomar decisões em relação à minha situação, teria que dormir num corredor, por falta de acomodação e assim foi, mesmo debaixo de uma das várias luzes que compõem a iluminação dos corredores, até às 10 horas do dia seguinte, quando finalmente me descobriram. Claro que não consegui dormir.

Aproveitei então o tempo disponível para tentar fazer uma ascensão do ‘inferno’ até um patamar mais tranquilo, mais espiritual, onde pude rever o ‘filme’ das últimas horas, tentando retirar apenas os momentos positivos. E são estes, apesar de tudo, que me tem ajudado a ultrapassar toda esta situação:

  • Ao longo de todo o processo encontrei diversas pessoas de uma amabilidade fantástica, com gestos e atenções que, por muito pequenos que sejam, para quem está a viver uma situação destas, se tornam grandes e fundamentais;

  • Tanto a técnica do INEM que me assistiu no local, como toda a equipa de bombeiros, foram impecáveis, chegando a fazer-me sorrir;

  • Os meus alunos, que assistiram ao acidente, foram fantásticos apoiando-me com palavras de conforto nos primeiros momentos, inesgotáveis nos esforços para me fazer sentir melhor. Não esquecerei;

  • Toda a família e amigos, assim que tomaram conta da ocorrência, como todas as famílias e amigos, preocupados e diligentes. A família e os amigos são um bem que se valoriza brutalmente nestas situações;

  • Observei diversos voluntários nos hospitais que ali estão apenas com o objectivo de ajudar (que enorme experiência de humildade será ser voluntário num serviço de emergências), e os cuidados e atenção que vão prestando aos doentes, que são tão importantes…;

  • Mais uma vez, os bombeiros que me transportaram de um hospital para o outro, às tantas da manhã, foram excepcionais no trato, nas palavras, no cuidado, estas pessoas mereciam ser homenageadas pois imagino que este será o seu comportamento habitual nestas situações;

  • E a enfermeira que traz um cobertor, por que está muito frio no corredor, e que me aconchega e transmite força, também não posso esquecer;

  • E por fim, percebo também que um hospital é um cenário de trabalho muito difícil, onde quem lá tem que estar todos os dias tem necessariamente que desenvolver técnicas de sobrevivência, tornando por isso muitas vezes a relação técnico/doente numa relação fria, quase desprovida de emoções.

O balanço de toda esta experiência leva-me a concluir que o sistema hospitalar é miserável, funciona mal, é desumano. Mas muitas das pessoas que gravitam à volta deste sistema ou que dele fazem parte são heróis anónimos, e foram eles que me ajudaram a ultrapassar toda esta experiência sem nunca perder a calma, foi a humildade deles que me inspirou e ajudou a ultrapassar a dor. Além disso, a famosa frase da canção dos Monty Python ‘Always look on the bright side of life’ esteve sempre presente, não vá o diabo tecê-las…

Regressarei às plantas e a este sítio mal possa, agora tenho algumas mazelas para recuperar. Até breve.

Share this:

No Praça com Carlos Malato

E de facto voltei. E logo para fazer uma surpresa a alguém que durante muitos anos fui ouvindo na rádio, todos os dias, a caminho das lides profissionais. Esse poço de abundante simpatia que é o Sr. Malato. Pena que o tempo em televisão muitas vezes acaba quando estámos a aquecer, foi o que aconteceu nesta situação. A intenção era presentear o Sr. Malato com um relatório extenso de iniciativas verdes a pôr em prática na sua recém adquirida propriedade em Monforte. Fiquei-me pelos inícios, mas mesmo assim foi divertido, sobretudo pelo trabalho de detective que tive de fazer em muito pouco tempo e que esteve por trás desta surpresa. Um cavalo, 130 oliveiras...

Share this:

A saga continua...

Mais um vídeo com o excerto do programa 'Praça da Alegria' da última Quinta-feira onde desta vez fui falar de propagação de plantas. O tempo, que em televisão passa a correr, lá deu para mostrar, de forma muito apressada, algumas técnicas e conselhos de propagação. Desta vez os convidados eram Rita Guerra e Luísa Castel-Branco, que mostraram elevado interesse no tema, participando com várias questões. Será que irei voltar ao programa?!!


Share this: