Tertúlia Ervas Aromáticas

Fui convidado para dar uma palestra informal sobre ervas aromáticas na Casa do Lavrador, em Santa Cruz do Douro, no próximo dia 06 de Dezembro. Esta decorrerá durante um jantar com provas gastronómicas dedicadas ao tema. Pois lá estarei.
.
Para mais informações, contactar:
.
Daniela Carvalho
Museu Rural e Etnográfico "A Casa do Lavrador"
Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro
Lugar do Martírio
4640 - 420 Santa Cruz do Douro
Baião
Tel. 254 885 143
Telemóvel. 913 365 399
.
Custo: 20,00 €/pessoa

Share this:

Video da praça sobre o 1º prémio agricultor inovador 2008

Já em Portugal, e na minha praça favorita, o momento da apresentação pública do prémio, bem como alguns objectivos e mensagens para o futuro, tirando partido desta enorme oportunidade que um prémio deste calibre dá para expor ideias e pensamentos, num momento crucial da vida agrícola do país. Aqui fica.


Share this:

Entrega do prémio na feira de Silleda

E lá fomos nós em direcção à feira internacional Semana Verde de Galicia, para participar na cerimónia de entrega do 1º prémio atribuido pela organização, no decorrer do XXIX Concurso Internacional do Dia do Agricultor 2008. Tudo muito bem organizado, recepção calorosa, almoço longo e agradável, pouco tempo sobrou para ver a feira.

Agradeço a todos aqueles que durante as últimas semanas nos tem endereçado mensagens de congratulações, que nos deixam mesmo muito felizes e com muita vontade de continuar a criar coisas novas e a desempenhar também um inevitável papel pedagógico, inspirando dezenas de potenciais novos agricultores, na tentativa de fixar pessoas à terra e a dela tirarem partido, fundamental nos tempos que se adivinham e na criação de novas economias.
Ficam aqui algumas fotos do evento.


Share this:

Video sobre pindas

No final da minha intervenção no evento Estética Viva, que decorreu o mês passado, em Lisboa, tive o prazer de contar com a colaboração da terapeuta Carla Domingues, que realizou uma demonstração sobre a forma como se fazem pindas ou pouchons, pequenos sacos de tecido que podem conter ervas aromáticas, especiarias, óleos essenciais e sais, com propriedades relaxantes ou estimulantes, hoje em dia muito utilizados em spas e aplicados em massagens e rituais de relaxamento. As pindas são uma forma ancestral de tirar partido das plantas e das suas propriedades terapêuticas. São préviamente, aquecidas, de forma a criar o efeito terapêutico desejado.

Ficam as imagens que ilustram bem todas as técnicas envolvidas. Agradeço a cedência deste video à organização do evento.


Share this:

Participação na Feira Vida Natura

Fomos convidados para estar presentes na edição deste ano da feira VIDA NATURA, onde vamos apresentar e tornar disponíveis os nossos mais recentes produtos. A feira decorre de 28 de Novembro a 01 de Dezembro, na Exponor - Porto.
Mais informações aqui: http://www.vidanatura.exponor.pt/


Share this:

Hortelã-vietnamita

A hortelã-vietnamita ou coentro-vietnamita (Rau răm, na língua original) (Persicaria odorata) é uma planta herbácea vivaz pertencente à família das poligonáceas, que pode crescer até 50 cm de altura e um diâmetro muito superior, já que, de forma muito rápida, tal como as hortelãs, se pode desenvolver e instalar.

É uma das plantas mais importantes da cozinha asiática, sendo mesmo incluída de forma sistemática em grande número de pratos de toda a região, independentemente do país e da cultura. Rara no mercado português, começa a ser procurada por inúmeros restaurantes asiáticos, que de momento tem que a importar de latitudes distantes, a preços elevados.

A minha história com esta planta é muito engraçada. Numa das inúmeras visitas a Inglaterra como guia botânico nos últimos anos, encontro esta planta à venda em plena Londres, num pequeno vaso.

Já há muito que a pretendia incluir na minha colecção pessoal e aproveitei a oportunidade para a adquirir. Já no avião, pousei por instantes o saco onde estava guardada no banco do lado, tempo suficiente para que uma senhora, com o maior rabo do mundo se sentasse sobre este, amarfanhando por completo a minha recente preciosidade. Depois de alguns primeiros socorros na casa de banho do avião, sobrou um pouco de caule verde, suficiente para que, a partir deste muitas outras surgissem. Foi por pouco…

Está ainda pouco estudada quanto às suas propriedades medicinais, pelo que é difícil encontrar informação mais específica sobre as suas características, embora existam alguns trabalhos publicados na Austrália sobre as potencialidades económicas da extracção do óleo essencial (kesom oil) para ser utilizado como aromatizante pela indústria alimentar.

As folhas têm uma forma semelhante às do pessegueiro, com um “V” desenhado junto à base, um aroma intenso a coentro e um sabor com uma nota cítrica acentuada, sendo também um pouco picante no final.

Confunde-se facilmente com uma erva daninha muito comum no nosso país, a erva-pessegueira (Polygonum persicaria), da qual apenas é possível distinguir cheirando, o que se revela muito curioso no momento da compra da planta, em que o cliente normalmente a considera um engano grosseiro, ficando convencido apenas após cortar e cheirar um pouco das suas folhas.

Após cultivo no jardim deve ter-se sempre o cuidado de a ter perfeitamente identificada, já que facilmente a podemos confundir e eliminar, como já várias vezes me foi descrito. Curiosa esta forma de mimetismo vegetal!!!

Prefere solos férteis, húmidos e bem drenados, desenvolvendo-se bem ao sol ou meia-sombra e até como planta de interior. Gosta de ser bem irrigada de Verão. Sensível ao frio, floresce no Verão. As flores são muito pequenas, ligeiramente rosadas, e pouco frequentes. Pode tornar-se invasiva, deve por isso ser controlada com cortes frequentes.

A propagação pode fazer-se por estacaria durante todo o ano. Pode ser atacada por pragas como a cochonilha, pelo que deve ser cultivada em locais que cumpram com os requisitos de solo e exposição expostos anteriormente. Uma boa forma de prevenir os ataques é cortar regularmente a planta rente ao solo, permitindo sempre novos crescimentos, fortes e saudáveis.

As partes utilizadas são as folhas frescas, que poderão representar uma opção interessante como cultivo complementar a outras espécies, procuradas pela florescente restauração asiática em Portugal.
Deixo aqui uma receita espectacular com esta planta, que já experimentei e gostei:

Molho de caril Tailandês

½ chávena de caldo ou água;
½ lata de leite de coco;
½ chávena de tomates pelados aos quadradinhos;
2 dentes de alho picados;
1 cebola picada;
2 malaguetas;
10 cm de caule de erva príncipe, em tiras finas;
1 folha de louro;
sal;
2-4 colheres de sumo de lima ou limão;
3 colheres de sopa de manjericão e hortelã-vietnamita, em chiffonade;

Misture todos os ingredientes excepto o manjericão e a hortelã-vietnamita e deixe cozinhar e reduzir uns trinta minutos. Junte o peixe, camarão, frango ou legumes e deixe cozinhar. Corrija o tempero e adicione as ervas nos últimos segundos. Sirva com arroz de jasmim. Este é um caril fino, quase como um caldo, como o são em geral os caris da Tailândia.
Para comprar esta planta, clique aqui.

Share this:

Lista de plantas disponíveis para Novembro 2008

Deixo a lista de plantas disponíveis no Cantinho das Aromáticas para Novembro, de forma a que seja mais fácil descarregar para consulta e escolha na nossa loja virtual, em http://loja.cantinhodasaromaticas.pt/loja/
.
Da lista fazem parte informações detalhadas sobre as plantas, organizadas numa tabela, tais como:
.
Nome vulgar da planta;
Nome científico;
Propriedades (Aromática, Medicinal, Condimentar - A,M,C);
Comestível (sim ou não);
Repelente de pragas (sim ou não);
Atrai insectos úteis (sim ou não);
Ciclo (Anual, vivaz, perene);
Exposição (Sol, meia-sombra, sombra).
.
Depois de escolhidas e confirmada a sua compra, as plantas são enviadas por transportadora para qualquer ponto do país.


Lista de plantas Novembro 2008
Lista de plantas Novembro 2008
(clicar para ver)
.
Para mais informações, consultar http://loja.cantinhodasaromaticas.pt/loja/

Share this:

Vídeo da praça - ervas e infusões de Inverno

Neste vídeo, que ficou dividido em 2 partes, deixo receitas simples com algumas das plantas aromáticas e medicinais mais aconselhadas nesta altura do ano, quando é frequente ocorrerem gripes, resfriados, tosse e indisposição geral.

Agrião - Nasturtium officinale
Objectivo: Catarro das vias respiratórias.
Receita: 2 gr por chávena, várias vezes por dia.
.
Betónica - Stachys officinalis
Objectivo: Ansiedade, bronquite asmática.
Receita: 1 colher sobremesa/chávena, 1 a 2 chávenas/dia.
.
Canela - Cinnamomum zeylanicum
Objectivo: Afecções das vias respiratórias, constipações, gripes.
Receita: 0,5 a 1 gr/chávena, 3 chávenas/dia, antes das refeições.
.
Canforeira - Cinnamomum camphora
Objectivo: Doenças do aparelho respiratório.
Receita: Inalação após fervura, com a ajuda 1 toalha.
.
Cravinho - Syzygium aromaticum
Objectivo: Tosse, bronquite, gripes, expectorante.
Receita: 1 a 2 gr/chávena, 3 chávenas/dia, antes ou depois das refeições.
.
Equinácea - Echinacea purpurea
Objectivo: Tratamento gripe, inflamações, sinusites, bronquites.
Receita: 1 gr/chávena, 3 chávenas/dia.
.
Eucalipto - Eucalyptus globulus
Objectivo: Anti-séptico vias respiratórias.
Receita: 3 gr/chávena, 3 chávenas/dia; Inalações, 10 gr/litro planta seca ou 2,5 vezes em verde.
.
Gengibre - Zinziber officinalis
Objectivo: Anti-séptico, anti-inflamatório das vias respiratórias.
Receita: 0,6 a 2 gr/chávena, 3 chávenas/dia.
.
Hortelã-pimenta - Mentha x piperita
Objectivo: Infecções respiratórias, tosse, bronquite.
Receita: 1 a 2 gr/chávena, 2 a 3 chávenas/dia. 1 gota de óleo essencial esfregada em cada 1 das fontes, alivia as dores de cabeça.
.
Manjerona - Origanum majorana
Objectivo: Antimicrobiano, aparelho respiratório.
Receita: 1 a 2 gr/chávena, 3 chávenas/dia.
.
Murta - Myrtus communis
Objectivo: Infecções respiratórias.
Receita: 1 a 2 gr/chávena, 3 chávenas/dia.
.
Orégãos - Origanum vulgare
Objectivo: Tosse e bronquite, como expectorante.
Receita: 1 a 2 gr/chávena, 3 a 5 chávenas/dia, antes ou depois das refeições.
.
Tomilho - Thymus sp.
Objectivo: Tosse forte e bronquite, catarros.
Receita: 1 a 2 gr/chávena, 3 chávenas/dia, antes ou depois das refeições.

parte 1

parte 2

Share this:

Vídeo da praça - plantas de interior

Neste vídeo ficam alguns cuidados a ter nesta altura do ano com as diversas plantas de interior, como as orquídeas, alguns bonsais, gardénias, violetas africanas, cactos, avencas, ficus, cyclamen, kalanchoe e outras.
Um agradecimento especial ao Horto da Boavista http://www.hortodaboavista.com/ pela cedência de todas as plantas utilizadas na rubrica.


Share this:

Saldos no Cantinho das Aromáticas

O Cantinho das Aromáticas vai iniciar a sua época de saldos relativa ao actual stock de plantas. Dependendo do volume da compra, poderá adquirir plantas até metade do preço actual.
.
Compras de plantas iguais ou superiores a:

50€ - desconto de 5%
100€ - desconto de 10%
200€ - desconto de 20%
300€ - desconto de 30%
400€ - desconto de 40%
500€ - desconto de 50%
.
IVA incluído.
Transporte das plantas não incluido. Oferta limitada ao stock existente Válida até 31 de Dezembro de 2008.
.
Para esclarecimentos adicionais, contactar:
Raquel Barbosa
Cantinho das Aromáticas Viveiros, Lda
Quinta do Paço
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo - V.N.Gaia

tel fax : 22 77 10 301
geral@cantinhodasaromaticas.pt
http://www.cantinhodasaromaticas.pt/

Share this: