FITO 2009

Vai realizar-se o 2º Congresso Iberoamericano de Fitoterapia, em Lisboa, de 8 a 10 de Outubro de 2009. O congresso será um lugar de reunião no qual os investigadores e profissionais relacionados com a Fitoterapia terão ocasião de apresentar e discutir aspectos diversos, que vão desde a investigação pré-clínica aos resultados clínicos e aos temas legislativos.
.
Secretariado:
The House of Events
Contacto: Andreia Silva
Rua Domingos Sequeira, nº 224 A, Sl.
24050-230 Porto
Tel:. +351 22 834 8940
Fax: +351 22 834 8949

Share this:

PARJAP PORTUGAL 2009

Vai decorrer o 6º Congresso Ibero-Americano de Parques e Jardins Públicos, de 24-27 de Junho 2009, em Póvoa de Lanhoso. No Congresso é expectável que estejam cerca de 600 pessoas, à imagem dos outros anteriores, com uma forte presença espanhola. Decorrerá também uma feira de espaços verdes, com stands que vão desde a produção das plantas ornamentais, passando pelo planeamento dos espaços verdes e às novas tecnologias de gestão ambiental, turismo de natureza, até ao equipamento urbano. Mais informações aqui.
.
Secretariado
Secretaria do 6º Congress0 Ibero-Americano de Parques e Jardins Públicos
Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso
Avenida da República
4830 - 513 POVOA DE LANHOSO
Tel.: (+351) 253 639 700 1 Fax: (+351) 253 639 709
Email: marta.veloso@cm-povoadelanhoso.pt

Share this:

Este blogue fez um ano de vida!!!

Pois é, no passado dia 23 de Dezembro este estaminé completou o seu primeiro ano de vida, tudo começou na véspera da véspera de Natal de 2007, num dia em que me encontrava aborrecido e com pouco para fazer. Toda a gente nas compras, filas intermináveis, exageros, muito papel de embrulho, coisas que não servem para nada, decidi escapar a tudo isto, mais ou menos ileso, publicando, no ainda embrionário blogue, o artigo "Limonete, a favorita", honrando a dita. Sinceramente nunca pensei que me poderia absorver tanto por este género de mundo virtual, mas de facto é viciante e representa nos dias que correm, uma das melhores e mais altruístas formas de comunicar, permitindo partilhar opiniões, factos e conhecimento. Para tudo isto tem contribuido também o facto de o blogue já ter recebido mais de 35.000 visitas e cerca de 70.000 páginas vistas, algo que me impele a continuar. Também o nosso canal de videos no youtube http://www.youtube.com/aromaticas tem já milhares de visitas, 6500 no total. A todos que por aqui passam, o meu muito obrigado e desejo sinceramente que 2009 seja o ano do regresso à TERRA!!! Bem hajam todos!!!

Share this:

Curso de plantas aromáticas na Lipor em 2009

Conheça as principais plantas aromáticas e condimentares e suas utilizações. Aprenda como propagar, como utilizar para fins ornamentais e conheça algumas receitas. Se já frequentou o Curso de Compostagem Caseira, então pode inscrever-se, a partir de 26 de Fevereiro, no Curso de Plantas Aromáticas e Medicinais, que decorrerá nos dias 18, 19 e 20 de Março. O curso tem a duração de 18 horas e decorrerá das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30. A inscrição estará disponível a partir das 9 h, no site http://www.hortadaformiga.com/ em “Inscrições on-line”, ou pelo telefone 229770101 (linha exclusiva para inscrições nos cursos), a partir da mesma hora. O curso tem uma forte componente prática e tem um custo de 90 €. Vagas: 25 pessoas

Share this:

Floreiras verticais e cestos suspensos com Simone de Oliveira

Gostei muito de fazer a rubrica desta semana, pois trouxe duas soluções ainda pouco habituais no nosso país: as floreiras verticais e os cestos suspensos. E ainda por cima com a preciosa colaboração dessa gentil e talentosa senhora que é Simone de Oliveira. Foi um verdadeiro prazer conhecê-la e até surpreendê-la na parte final!!!
.
Este tipo de floreiras verticais é um conceito muito interessante, que permite estabelecer um jardim na sala ou uma horta na cozinha!!!
.
Construídas num inovador sistema modular, permitem o cultivo de plantas ornamentais, aromáticas, medicinais e hortícolas de pequena dimensão, numa estrutura vertical, em qualquer espaço. Independentemente da utilização pretendida, as vantagens deste sistema modular são inúmeras:
.
• Permite múltiplas aplicações;
• Facilita o maneio da cultura;
• Maior economia de água;
• Maior número de plantas por área;
• Fácil reutilização;
• Mobilidade;
• Durabilidade;
• Prazer de produzir algo;
• Actividade terapêutica e de relaxamento;
• Interessante e educativo para crianças;
• Maior controlo de pragas e doenças.
.
Os cestos suspensos são outra alternativa acessível para quem não dispõe mais do que uma varanda ou alpendre para colocar as suas plantas. Neste vídeo, mostro pequenos truques que permitem optimizar a sua plantação e, consequentemente, o resultado final.
.

.
Floreiras verticais disponíveis aqui:

Share this:

Tertúlia na Casa do Lavrador

A tertúlia sobre ervas aromáticas no Museu Rural e Etnográfico "A Casa do Lavrador", em Santa Cruz do Douro, no passado dia 06 de Dezembro, correu muito bem. Num ambiente cuidadosamente recriado, na total ausência de luz eléctrica, com personagens a condizer, albergando o outrora traje típico da região, eis-nos transportados para outros tempos, e como alguém muito bem disse: “Às vezes o retrocesso faz parte da inovação”.
.
Com a ajuda da D. Conceição, mulher da terra e conhecedora dos usos populares e ancestrais das ervas, somando um belíssimo jantar, muito bem regado por sinal, e sempre à luz do candeeiro de petróleo, eis que terminámos com saborosas infusões, em amena cavaqueira, todos enriquecidos de novo conhecimento. Uma experiência a repetir, até pelo envolvimento e simpatia daqueles que organizam.
.

Share this:

Novo look do Portal do Jardim

O Portal do Jardim surge agora com uma roupagem nova, facilitando ainda mais o contacto com os leitores, assumindo-se como uma ponte para as mais diversas áreas deste complexo e fascinante mundo dos jardins!!! Sem dúvida, uma das ferramentas mais importantes ao alcance de todos os amantes da jardinagem.
.

Share this:

Curso na Universidade Sénior dos Açores

Fui convidado para leccionar um curso de plantas aromáticas para a Universidade Sénior, em Ponta Delgada, São Miguel, Açores. Foi uma experiência fantástica, quer pelo regresso ao paraíso, quer pelo grupo de pessoas bestial com o qual tive o privilégio de interagir, quer pelo reencontro de velhos amigos e, finalmente, pelo prazer de criar novos amigos. As gentes dos Açores são realmente muito especiais e todos os Portugueses de todos os sítios deveriam ter a oportunidade de lá ir pelo menos uma vez. E como se come tão bem...
.
Agradavelmente surpreendido fiquei com o elevado número de novos alunos na Universidade, toda a dinâmica em torno desta, bem como com a taxa de natalidade, que aparentemente é uma das maiores do país.
.
Algo no entanto me deixou um pouco perturbado: o facto de não chover com a regularidade de outros tempos, o que nos faz ver aqueles prados outrora verdejantes, com um aspecto quase meditrrânico, revelando-se assustador, sobretudo quando estámos numa ilha no meio do atlântico; a ausência cada vez maior de paisagem original, com a destruição maciça da flora autóctone (como é possível?), onde inexplicavelmente vai persistindo a monocultura da vaca; o desenvolvimento desenfreado, com inúmeras estradas e estruturas permanentes que a maior parte da população contesta de alguma forma. Somos realmente um país que vê nas estradas uma meta essencial para o desenvolvimento, mas existem tantas outras, tantos exemplos de outros que mostram como pode ser diferente...
.
Por último, vim carregado de material de leitura. Este livro foi uma gentil oferta de um dos alunos, também ele agricultor, produtor do saboroso ananás dos Açores:

E estes 2 foram oferta, assinada e dedicada pelo autor, o meu querido amigo Luís Rodrigues, que tem dedicado a última década a muitos e diversificados projectos, entre os quais o mar, as suas espécies e as suas artes, conhecimento agora compilado nestas duas belas obras de referência:


Até breve, no paraíso!!!

Share this:

Azeites, vinagres, sal e açúcar aromatizados com ervas

Desta vez, simples receitas que podem fazer toda a diferença:
.
Azeite de alecrim
Para meio litro de azeite, um bom ramo de alecrim. Esmague levemente o alecrim com o rolo da massa para libertar os aromas. Deixe numa garrafa no escuro durante um mês, certifique-se que todas as folhas ficam submersas, de forma a não ganharem bolor. Agite uma vez por semana. No final coe com a ajuda de um filtro para uma garrafa de vidro esterilizada e deite fora as folhas. Coloque se quiser um ramo fresco de alecrim fresco para identificar o conteúdo e como decoração. Feche hermeticamente e guarde ao abrigo da luz. Este é o método para qualquer azeite aromatizado; use-os em saladas ou salteados.

Azeite de funcho – anisado, delicioso com peixe ou febras na brasa;
Azeite de erva-cidreira – sabor a limão. Pincelar fatias de beringela antes de as grelhar;
Azeite de tomilho e manjerona – peixe para assar e grelhar;
Azeite de salsa e salva – saladas, aves e peixe;
Azeite de hortelã e alecrim – carne, borrego assado, tomate;
Azeite de manjerona – saladas e regar fatias de tomate;
Ervas provençais: Orégão, tomilho, manjerona, alecrim, segurelha, alfazema
Fines Herbes: Salsa, cerefólio, cebolinho e estragão (estragão em menos quantidade)
Ervas Italianas: Orégãos, manjerona, salva, tomilho e louro

Vinagre de manjericão
Encher uma garrafa de vidro lavada com folhas frescas de manjericão e meio litro de vinagre. Feche hermeticamente e guarde ao abrigo da luz. Não use tampa metálica pois o vinagre é corrosivo. Certifique-se que todas as folhas ficam submersas, de forma a não ganharem bolor. Agite uma vez por semana. Fica em repouso durante um mês, depois coe com a ajuda de um filtro para uma garrafa de vidro esterilizada e deite fora as folhas. Coloque se quiser um ramo fresco de manjericão fresco para identificar o conteúdo e como decoração
Forma mais rápida: Aqueça ligeiramente o vinagre e despeje para uma garrafa ou frasco com as ervas ligeiramente esmagadas. Quando arrefecer, tape e guarde num sítio escuro e fresco duas a três semanas. Coe e, se desejar, junte ervas frescas para decoração.

Sal de segurelha
A 2 colheres de sopa de sal marinho ou flor de sal junte 1 a 2 colheres de sopa de ervas a gosto; utilize obrigatoriamente segurelha e tomilho bela-luz. Use como sal de cozinha. Se utilizar ervas secas, pode usar um moinho de sal.

Açúcar aromatizado alecrim
Num frasco de açúcar, coloque uma haste de alecrim, rosmaninho ou alfazema, de preferência secos. Passada cerca de 1 semana o açúcar está pronto a utilizar.


Share this:

Jornal da Tarde RTP1

Uma reportagem do jornal da tarde da RTP1 sobre o 1º prémio que ganhámos na Galiza, o que estámos a fazer e projectos para o futuro.

Share this:

Feira Vida Natura Exponor - Stand Cantinho das Aromáticas

O nosso primeiro stand numa feira grande, uma experiência a repetir, pela adesão do público e pela forma como este eventos contribuem para dar a conhecer aquilo que fazemos.
Além disso, fiquei completamente viciado na montagem e desmontagem de toda a estrutura que adquirimos, pois esta é uma pequena maravilha, num sistema todo articulado, que fica reduzido a apenas algumas mochilas que se podem levar às costas!!! Quem diria!!!
.
Fotos da nossa participação:

Share this:

III International Symposium on Saffron Biology and Technology: Forthcoming Challenges in Cultivation, Research and Economics

O açafrão, uma especiaria com origem nos estigmas secos da planta Crocus sativus, é extremamente valioso como ingrediente alimentar, planta tintureira e medicinal.
A investigação em diferentes áreas, como a da sua composição química, farmacologia e propriedades medicinais, tiveram como resultado a acumulação de factos científicos acerca das suas propriedades e constituintes, o que se afigura como vantajoso em eventuais aplicações industriais da planta ou dos seus princípios activos.
Alguns projectos de promoção do seu cultivo estão a decorrer em Marrocos, China, Afeganistão, Nova Zelândia e França, de forma a aumentar a produção. Como consequência, novas técnicas de produção e processamento são necessárias.
Neste contexto, a International Society for Horticultural Science (ISHS), em colaboração com a Aristotle University of Thessaloniki, continuam o trabalho iniciado à 5 anos atrás em Espanha (1st International Symposium on Saffron Biology and Biotechnology, Albacete 22-25 October, 2003) e mais tarde consolidado no Irão (2nd International Symposium on Saffron Biology, Mashad, 28-30 October, 2006), promovendo o 3rd International Symposium on Saffron (ISS), a decorrer em Krokos, Kozani, Grécia, de 20-24 de Maio de 2009.
.
Mais informações em:
.
http://www.saffronsymposium2009.org/

Share this:

II International Symposium on Medicinal and Nutraceutical Plants

Irá decorrer em Nova Deli, India, o II International Symposium on Medicinal and Nutraceutical Plants, de 25-27 Novembro de 2009, uma organização com a colaboração da International Society for Horticultural Sciences (ISHS).
.
Mais informações em:

Share this:

Artigo do semanário Sol sobre o nosso projecto

O artigo publicado pelo semanário SOL a 15 de Novembro, começa assim:
.
Do Cantinho das Aromáticas para todo o mundo
.
Luís Alves ganhou o primeiro prémio de agricultor inovador na Feira Internacional da Galiza. O empresário está empenhado em criar uma fileira no sector das plantas aromáticas.
.
Pode ser lido na íntegra aqui:

Share this: