Xerojardinagem

Para quem quiser ficar a conhecer os passos importantes a dar para poupar água e recursos no seu jardim, o vídeo com os conselhos práticos do costume. É sempre um prazer rever o Carlos Alberto Moniz, que mostrou conhecimento de causa e paixão pelas plantas.

Share this:

Porto Ecologia na Cidade

Com a realização do evento “Porto. Ecologia na Cidade” sem custos para o visitante, pretende-se oferecer dois dias diversificados de actividades à comunidade urbana portuense.
As actividades surgem organizadas em formato de itinerário, um ciclo de workshops “Como é fazer..?” e com várias iniciativas a promoverem a aprendizagem, a prática e a divulgação de valores ecológicos, apresentando diferentes soluções para eco-facilitar a vida aos citadinos e eco-educar adultos, jovens e crianças, para fomentar a sustentabilidade do quotidiano urbano.
As actividades serão realizadas em espaços acolhedores como o Palácio de Cristal, Quintal, Centro Comercial Bombarda, Artes em Partes(Rota do Chá), Zoorb, Breyner 85 e o Armazém do Chá, onde temos como objectivo apresentar aos visitantes mostras dos projectos e trabalho de associações ecológicas em actividade no Porto. O evento “Porto Ecologia na Cidade” contará ainda com exposições do trabalho de artistas plásticos, um jantar musical e tertúlias, para a discussão de soluções para o desafio de implementar hábitos ecológicos na actual experiência urbana.
Mais informações:

AGIL - Associação Geradora de Indivíduos Livres
Rua 5 de Outubro nº221 , 3º Esq. 4050 Porto
Telefones: 918571786 / 919555571
agil.ecologianacidade@gmail.com
agilnoporto@gmail.com
http://agilnoporto.wordpress.com/

Share this:

Guia Prático para a identificação de Plantas Invasoras

Será apresentado no próximo dia 28 de Abril, pelas 17h, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o “Guia Prático para a Identificação de Plantas Invasoras de Portugal Continental”. Este livro, da autoria de Elizabete Marchante (CEF, FCTUC), Helena Freitas (CEF, FCTUC) e Hélia Marchante (CERNAS, ESAC), visa divulgar o tema das invasões biológicas, identificando as principais plantas invasoras de Portugal Continental. Profusamente ilustrado, este guia inclui uma introdução ao tema das invasões biológicas, informação diversa sobre cada uma das espécies e um glossário ilustrado.
A apresentação do livro contará com a presença de dois convidados: o Dr. João Loureiro, da Unidade de Aplicação das Convenções Internacionais do ICNB, que apresentará a dimensão política e legislativa com o tema “A comercialização de espécies exóticas e a CITES”; e o Doutor Jorge Paiva, do Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra, que abordará a componente científica.


Mais informações:
Centro de Ecologia Funcional
Departamento de Botânica
Universidade de Coimbra
Calçada Martim de Freitas
3000-456 Coimbra

Share this:

Xerojardinagem e Xerojardim

Hoje, o planeta está a enfrentar um grave problema de abastecimento de água em várias zonas urbanas. O crescimento da população coloca uma pressão cada vez maior sobre os recursos hídricos disponíveis. A procura crescente de água resulta em escassez e restrições sobre a sua utilização em jardins. Períodos de chuvas limitados tornam o problema pior. Recentemente, nalgumas áreas densamente povoadas, problemas de abastecimento de água têm ocorrido até mesmo durante os períodos normais de precipitação.

A xerojardinagem desenvolveu-se nos Estados Unidos (Xeriscape) em princípios dos anos 80. Após as graves secas que sofreram nos anos 70 no Oeste dos Estados Unidos, sobretudo na Califórnia e Colorado, houve a necessidade de construir jardins de baixo consumo de água. Novos princípios de desenho e concepção do jardim, aquilo que hoje conhecemos por xerojardinagem. Em Espanha teve uma grande difusão na década de 90, influenciado por outra forte seca que afectou grande parte da Península durante esse tempo.

Em 1986 criou-se nos EUA o National Xeriscape Council, organização não lucrativa, que estabeleceu a marca comercial Xeriscape TM. Com o tempo, o conceito de Xeriscape estendeu-se a todo o país, inclusive aos estados com elevada pluviosidade, como a Geórgia. Os problemas começaram a fazer-se sentir durante a década de 80, quando a imigração nos EUA atingiu o seu pico. Muitos destes imigrantes instalaram-se na Georgia, Florida, a maioria em zonas urbanas. As necessidades de água per capita quadruplicaram nos últimos 25 anos. A maior parte é consumida durante os meses de Verão, principalmente na rega de relvados e jardins privados.

Em Março 1993 deixou de existir o NXC. No entanto, os objectivos iniciais da sociedade foram integralmente cumpridos: a xerojardinagem evoluiu de tal forma que a sua prática e filosofia são hoje largamente utilizadas nos EUA. O serviço de extensão agrária da Universidade do Texas, é actualmente responsável pela xerojardinagem. A designação "xeriscape" é já de domínio público.

A aplicação das técnicas de xerojardinagem estendeu-se a mais de 40 estados e prevê-se que passe a ser norma pública. Existem mais de 100 programas educativos baseados na xerojardinagem e os serviços municipais de jardinagem e de extensão agrária adoptaram os seus princípios.

A ideia principal neste tipo de jardins é fazer uso racional da água de rega, evitando a todo o momento o desperdício, sobretudo em climas mediterrânicos ou subdesérticos. O baixo fornecimento de água não é o único objectivo. Também tem um sentido ecológico e defende a baixa manutenção, por exemplo, tentar limitar a utilização constante de produtos fitossanitários, o menor uso de maquinaria com gasto de combustível, a compostagem, etc. Está demonstrado que um jardim desenhado e mantido com critérios de uso eficiente da água pode consumir apenas uma quarta parte da água de rega que se gasta num jardim convencional. Se existem problemas de escassez de água, se é de má qualidade ou simplesmente se pretende um jardim com baixas necessidades de rega, devem ser tidos em conta diversos aspectos:

Um xerojardim não é um lugar cheio de cactos ou de aspecto seco, sem relvado, dominado por cores escuras. Qualquer tipo de planta, plantada no local correcto, seguindo um esquema de manutenção correcto, pode ser utilizada. A xerojardinagem baseia-se no uso eficiente da água. A maioria das espécies autóctones é, de forma natural, eficientes. Aprender sobre a paisagem natural que nos rodeia é a chave;

A maioria dos nossos jardins históricos, admirados pela sua beleza, tem um pouco de xerojardins: uma grande quantidade de árvores e arbustos, área pequena de relvado utilizando de forma geral, espécies pouco exigentes em água. Pelo contrário, os "novos" jardins, com amplas superfícies de relvado e poucas árvores e arbustos, tem consumos de água muito mais elevados.

O National Xeriscape Council estabeleceu 7 princípios fundamentais da xerojardinagem:
  1. Planificação e desenho adequados;
  2. Análises do solo;
  3. Selecção adequada de plantas;
  4. Zonas de relvado práticas;
  5. Sistemas eficientes de rega;
  6. Uso de mulching ou coberturas de solo;
  7. Manutenção adequada.

Cada uma destas etapas é uma boa prática jardinagem. Porém, se forem implementadas em conjunto, o uso da água será mais eficiente. A redução no consumo pode ser drástica, sem sacrificar a qualidade e beleza do espaço. Qualquer jardim, estabelecido ou recém-instalado, pode ser mais eficiente através da aplicação de um ou mais dos 7 passos. Não é necessário redesenhar totalmente o espaço para economizar água. Poupanças significativas podem fazer-se simplesmente alterando o sistema de rega, utilizando métodos mais eficientes e aprender sobre as diferentes necessidades de água das suas plantas. Muitas vezes basta redesenhar ligeiramente o jardim para o converter.

Infelizmente na jardinagem actual a introdução de espécies exóticas é considerada por vezes sinal de status social. Talvez com esta nova mentalidade, mais futurista, possamos mudar mentalidades, a começar pela do nosso vizinho!!!

Ainda que pareça um paradoxo, um xerojardim pode ser um local mais rico em vida, com menor dispêndio de água. Deve ter-se em conta que um xerojardim deve conter uma elevada diversidade de plantas e ambientes (copas de árvores, arbustos, rochas, plantas aromáticas, plantas tapizantes, coberturas inorgânicas, extremamente atraentes para a vida selvagem. Além disso, normalmente as espécies autóctones proporcionam alimento e refúgio a um maior número de espécies, entre elas aves e insectos úteis.





Share this:

Mais um selo

Mais um, desta vez da Regina Rosário.

Vote no Selo de Regina Rosário

Share this:

Plantação de batatas

Mais um animado vídeo da Praça, em que o nosso querido Jorge Gabriel cumpre um dos sonhos da sua fantástica carreira de apresentador: mandar alguém plantar batatas!!!
Esse alguém sou eu. E fui... Fácil, rápido e incrivelmente produtivo, é uma das formas mais interessantes para qualquer um se iniciar neste delicioso mundo da horticultura caseira, urbana, tirando partido do verdadeiro "milagre" da multiplicação, que é propagar este tubérculo que trouxemos do novo mundo. É ver e experimentar a seguir, faz favor.

Share this:

Novo selo de ervas aromáticas

Já há mais um selo com o tema Ervas Aromáticas e Condimentares no concurso dos CTT Aqui Há Selo!!! Desta feita, a concorrente é a Inês Vicente, de quem nada mais sei. Mas como também gostei, aqui fica. Para votar, basta clicar no almofariz e pilão.


Vote no Selo de Inês Vicente

Share this:

Voluntariado no Cantinho das Aromáticas

Acabado de implementar, o Programa de Voluntariado no Cantinho das Aromáticas reflete uma abertura da empresa à comunidade, apelando à participação e cooperação de todos os interessados. Tendo como pilar um forte sentido pedagógico, sobretudo para aqueles que pretendem tornar-se agricultores em modo de produção biológico, servirá este programa para que conquistem as bases de confiança necessárias à sua futura actividade, tão necessária e importante para o país, neste momento. Para todos os que no pouco tempo disponível que tem, pretendem um contacto próximo com as tarefas de uma quinta (que são mesmo muitas!!!), sem sair da cidade, este programa servirá concerteza os seus propósitos.
.
Caso considere este um desafio interessante, participe no Programa de Voluntariado. Contámos já com diversos voluntários, de diferentes faixas etárias e sociais.
.
O Programa de Voluntariado em Portugal é regido por:
Lei nº71/98 de 3 de Novembro
Lei nº71/98 de 3 de Novembro
.
Poderá inscrever-se através do portal http://www.bolsadovoluntariado.pt/ ou nas nossas instalações.
.
Inscrições:

Raquel Barbosa
Cantinho das Aromáticas Viveiros, Lda
Quinta do Paço
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo - V.N.Gaia
tel/fax : 22 77 10 301
geral@cantinhodasaromaticas.pt
http://www.cantinhodasaromaticas.pt/

Share this:

Selo de ervas aromáticas a concurso

Hoje decidi colaborar com um curioso pedido de divulgação da Telma Baptista, uma ilustradora científica, que está a concorrer a um concurso dos CTT com o nome Aqui Há Selo. Dentro dos vários temas possíveis, escolheu Ervas Aromáticas e Condimentares para fazer o selo e concorrer. Encontrou o nosso blogue durante a sua pesquisa, gostou, e daí o seu pedido.
Mas para passar à fase de apreciação de um júri, precisa de votos. O vencedor tem a possibilidade de ter o selo publicado e em circulação. Depois ainda poderá ter o selo editado pelos CTT! Como gostei, divulgo com gosto. Aqui fica o dito, para apreciação de quem gostar também. Para votar, basta clicar nos alhos e coentros.


Vote no Selo de Telma Baptista

Share this:

Cursos no Cantinho das Aromáticas 2009

O Cantinho das Aromáticas vai promover aos Sábados, durante os meses de Maio e Junho, os seguintes cursos:
.
9 de Maio - Curso 'Jardim de Aromas'. Disponível aqui:
Conheça as principais plantas aromáticas e condimentares e suas utilizações. Aprenda como propagar, como utilizar para fins ornamentais, bem como algumas algumas receitas.
.
Orientação: Luís Alves (teórico/prático)
Horário: 10h às 17h, no cantinho das aromáticas
Público-alvo: Geral
50€/pessoa, IVA incluído
Número mínimo de participantes: 8
Número máximo de participantes: 25
.
23 de Maio - Curso de Aromaterapia. Disponível aqui:
História da Aromaterapia; As propriedades dos óleos essenciais ; Aromaterapia no tratamento de diversas patologias de pele, sistema respiratório, sistema nervoso, musculo esquelético, circulatório, etc. Elaboração e aplicação de cremes, óleos, máscaras, champô e gel de banho com óleos essenciais.
.
Orientação: Raquel Barbosa (teórico/prático)
Horário: 10h às 17h, no cantinho das aromáticas
Público-alvo: Geral
50€/pessoa, IVA incluído
Número mínimo de participantes: 8
Número máximo de participantes: 25
.
30 de Maio - Curso 'Jardim de Aromas'. Disponível aqui:
Conheça as principais plantas aromáticas e condimentares e suas utilizações. Aprenda como propagar, como utilizar para fins ornamentais, bem como algumas algumas receitas.
.
Orientação: Luís Alves (teórico/prático)
Horário: 10h às 17h, no cantinho das aromáticas
Público-alvo: Geral
50€/pessoa, IVA incluído
Número mínimo de participantes: 8
Número máximo de participantes: 25
.
20 de Junho - Biopesticidas. Disponível aqui:
Venha aprender connosco a fazer os seus biopesticidas e biofertilizantes.
.
Orientação: André Silva (teórico/prático)
Horário: 10h às 17h, no cantinho das aromáticas
Público-alvo: Geral
50€/pessoa, IVA incluído
Número mínimo de participantes: 12
Número máximo de participantes: 25
.
Inscrições:
Raquel Barbosa
Cantinho das Aromáticas Viveiros, Lda
Quinta do Paço
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo - V.N.Gaia
tel/fax : 22 77 10 301

Share this:

Novos produtos

Ficam aqui algumas sugestões sobre os novos produtos que temos disponíveis na loja online. Os tapetes de sementes são uma interessante solução para todos aqueles com menos sensibilidade para estabelecer relações entre plantas, graças à variedade de sementes de plantas anuais e vivazes, que permitem uma profusão de cor, para além de serem biodegradáveis.
.
Tapete de sementes mistas de plantas aromáticas. Contém salsa, cebolinho, tomilho, manjericão, manjerona e segurelha. Disponível aqui:

O jardim de bolso (pocket garden) é um produto original, que surpreenderá qualquer urbano-depressivo. O saco selado e estanque contém um substrato especialmente formulado e sementes de diversos tipos de plantas, que depois de aberto basta regar, para que germinem e cresçam tornando-se belas plantas para ter em casa ou no jardim.

Camomila - Disponível aqui:


Coentros - Disponível aqui:

Equinácea - Disponível aqui:

Erva-príncipe - Disponível aqui:
Hortelã - Disponível aqui:
Orégãos - Disponível aqui:

Share this:

Jornadas Técnicas na Escola Agrícola Conde São Bento

A minha querida Escola Agrícola Conde São Bento, em Santo Tirso, vai organizar umas jornadas técnicas sobre agricultura, envolvendo antigos alunos e as suas experiências profissionais. Uma boa forma de incentivar os mais novos e outros colegas, já nestas andanças há alguns anos, mas eventualmente à procura de novas experiências ou motivações. É com grande orgulho que lá estarei, partilhando a minha experiência profissional, deixando o meu testemunho.
Curiosamente, será também uma estreia palestrando na escola, algo que nunca antes aconteceu, desde 1990, altura em que fui para a UTAD (bem, uma vez na festa das rosas, o vinho era tão bom, que subi ao palco para cantar, mas estas não contam...).
.
Programa
22 de Abril (Quarta-feira)

9.00h—Abertura das Jornadas e recepção dos participantes
9.15h—Sementeira directa — experiência da Cooperativa Agrícola de V. N. de Famalicão—Engº Rui Pereira Ribeiro (Coop. Agr. Vila Nova Famalicão)
10.30h—Coffee-break
11.00h—Instalações animais e aplicação de indicadores de bem-estar em bovinos de leite—Engº Joaquim Lima Cerqueira (Escola Superior Agrária — Instituto Politécnico de Viana do Castelo)
12.15h—Debate
14.15h—A importância das leguminosas nas consociações forrageiras — Engº Joel Presa —Fertiprado
15.15h- O papel do produtor no melhoramento das performances produtivas e características morfológicas — Dr. Gonçalo Ribeiro de Andrade — SEMEX
16.00h—Coffee-break
16.30h— Projecto “prove” - promover e vender
17.15h—Debate
.
23 de Abril (Quinta-feira)

9.00h—Reinício dos trabalhos
9.15h—Instalação de Jovens Agricultores (Apoios) — Engº José Martino (ESPAÇO VISUAL)
10.30h—Coffee-break
11.00h—Testemunhos
Helder Hilário — Sector Hortícola
Eduardo Soares e Filipe Soares - Sector Agropecuário
Engº Pedro Sá - Sogevinus Fine Wines SA - Sector dos Vinhos
Engº Luís Alves — “Cantinho das Aromáticas”
12.15h—Debate
14.15h—Vermicompostagem — Engº António Quintão (AMAVE)
15.00h- As múltiplas utilizações da floresta — com a colaboração da Associação Florestal do Vale do Ave, da Aflodouro e da FORESIS
16.00h—Coffee-break
16.30h—A produção de cogumelos —Engº Ricardo Lopes (MICOPLANT)
17.15h—Debate
.
Para mais informações:
Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento
Largo Abade Pedrosa, nº1 (ao lado da Igreja Matriz)
4780-368 Santo Tirso
(telefone) 252808690
(fax) 252808699

Share this:

4º Encontro de Primavera 2009

Com o seu início no ano de 2006, o Encontro de Primavera na Herdade do Freixo do Meio, adquiriu já tradição. Recebendo anualmente mais de 2000 pessoas provenientes das mais diversas regiões, a Herdade do Freixo do Meio, proporciona a todas um dia bem passado ao ritmo da Natureza. Com espaço para toda a família temos actividades para todas as idades, ateliers para crianças, passeios na Natureza, passeios de bicicleta, o 4º campeonato internacional de cães de pastoreio, a 2ª mostra de soluções para um mundo mais sustentável, demonstração da fileira da lã e tosquia, projectos culturais, artistas locais e a nossa excelente gastronomia tradicional utilizando exclusivamente produtos biológicos produzidos na herdade. Haverá ainda venda de produtos de bolota, lançamento e prova dos vinhos biológicos Zebro e Fazenda dos Ramos, venda de livros e uma venda de produtos dos nossos parceiros empresariais e associações locais. Também é convidado a apenas fazer um pic-nic nos Montados da herdade, longe do Meio.

Programa:

9h – Abertura
9h – Demonstração e debate de poda de oliveiras
9h– Início das provas do Campeonato Internacional de Cães de Pastoreio
10h – Início dos percursos na Natureza e das visitas à salsicharia
11h – Abertura da loja e do bar
12h – Abertura do restaurante
15h – Início da venda junto do parque de estacionamento
15h – Lançamento do vinho de uva biológica Zebro
15h – Lançamento do vinho Fazenda dos Ramos
18h30 – Entrega dos troféus do Campeonato Internacional de Cães de Pastoreio
19h – Actuação do Rancho Folclórico dos Foros de Vale Figueira
Mais informações:
Organização: Sociedade Agrícola Freixo do Meio
Tel. 266892452
Telemóvel: 938394676
Foros de Vale de Figueira
Montemor-o-Novo

Share this:

Curso de Biopesticidas no Cantinho das Aromáticas 2009

Depois do êxito das 3 primeiras edições, o Cantinho das Aromáticas vai realizar novo curso práctico de Biopesticidas, contando com a valiosa experiência de André Silva nesta área. Venha aprender connosco a fazer os seus biopesticidas e biofertilizantes, a de 20 Junho de 2009, das 10.00h às 17.00 h. O preço é de 50,00 €/pessoa, com materiais e documentação incluída. Para ficarem com ideia melhor de como funciona o curso, é favor espreitar este vídeo que se encontra neste estaminé aqui:
Programa de 20 Junho
.
Componente teórica
1 - Biopesticidas e Extractos Vegetais
2 - Matérias-Primas e Equipamento
3 - Metodologias de Acompanhamento e Controlo
4 - Aplicação de Macerações
5 - Formulações específicas
.
Componente prática
Preparação de maceração e extracção hidroalcoólica em ambiente de quinta
.
CONTACTOS PARA INSCRIÇÕES:
.
Raquel Barbosa
Cantinho das Aromáticas Viveiros, Lda
Quinta do Paço
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo - V.N.Gaia
tel fax : 22 77 10 301
geral@cantinhodasaromaticas.pt
http://www.cantinhodasaromaticas.pt/

Share this: