Cursos Cantinho das Aromáticas - Coolgift

O Cantinho das Aromáticas aderiu ao projecto Coolgift - uma experiência Lifecooler, um novo conceito de oferta de experiências em Portugal. Resulta da experiência de quase uma década da marca Lifecooler (o site mais visitado de lazer em Portugal) na recomendação e divulgação dos melhores locais de lazer do nosso país.

Com os packs Coolgift terá sempre uma forma prática e simples de surpreender os seus amigos e familiares, em qualquer ocasião, dando-lhes a maior flexibilidade na escolha da experiência com a qual mais se identificam. Todos os locais são criteriosamente seleccionados de acordo com o permanente conhecimento do melhor que se faz em Portugal.

os Coolgift estarão disponíveis em cerca de 400 Pontos de Venda em 150 dos principais Centros Comerciais do país.

Para o Cantinho das Aromáticas, foram criados 2 serviços do Cheque-Oferta:

  • Curso de Biopesticidas de Origem Vegetal
  • Curso Jardim de Aromas

Disponíveis aqui:

Share this:

Cursos Jardinagem Monserrate 2010

Em 2010 vou pela primeira vez colaborar com o Núcleo de Programação e Ambiente dos Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A., na realização de vários cursos de jardinagem, neste magnífico local que é o Parque de Monserrate. Fica a respectiva programação:

Jardins de Rosas
Data: 29 e 30 de Janeiro
Hora: 10h às 17h (intervalo das 13h às 14h30)
Local: Parque de Monserrate (Auditório e Roseiral)

Plantas aromáticas, medicinais e condimentares
Data: 23 e 24 de Abril
Hora: 10h às 17h (intervalo das 13h às 14h30)
Local: Quintinha de Monserrate

Biopesticidas
Data: 7 de Maio
Hora: 10h às 17h (intervalo das 13h às 14h30)
Local: Quintinha de Monserrate

CONTACTOS PARA INSCRIÇÕES:

Núcleo de Programação e Ambiente
Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A.
Parque de Monserrate, 2710-405 Sintra
tel. + 351 21 923 73 00 fax. + 351 21 923 73 60
ines.moreira@parquesdesintra.pt
http://www.parquesdesintra.pt/

Share this:

Novos habitantes da Quinta

Na Quinta, desde que me lembro, sempre existiram um ou mais cavalos. No entanto, há já alguns anos que a última égua partiu, deixando um vazio nos representantes equinos. Agora estão de volta, temos um belo casal de poldros garranos, uma das três raças de cavalos de Portugal, sendo estes os mais pequenos, mas muito resistentes e bonitos. Embora ainda pouco habituados à presença humana, já que se mostram um pouco assustadiços, pudera, são ainda semi-selvagens...

Share this:

Receitas do Chakall

No Sábado Aromático ficou combinado que publicaria as receitas que o grande chefe Chakall utilizou durante o evento aqui no blogue, pois aqui estão:

Creme de castanhas aromático
Ingredientes:
700g de castanhas sem casca
½ pés de aipo
400ml de natas (podem ser vegetais)
2 sementes de cardamomo
Manjericão para decorar

Cozer as castanhas em água e a parte de cima dos pés de aipo picados grosseiramente. Reservar uma dúzia de folhas, entre as mais tenras, para a decoração. Deixar ferver e acrescentar as sementes de cardamomo e um pouco de sal. Deixar cozer até as castanhas se esmagarem com facilidade. Passar as castanhas e o aipo pelo passevite ou triturar até obter uma consistência cremosa. Manter a sopa tapada em lume brando. Picar as folhas de aipo que estavam reservadas, juntar as natas à sopa e rectificar o tempero, juntando pimenta, se for necessário.
Erva aromática: Recomenda-se decorar com as folhas do aipo ou manjericão picado.

Chilli aromático
Ingredientes:
1 dente de alho
1 colher de malagueta moída
1 cebola
1 pimento verde
1 pimento vermelho
½ kg de carne de vaca picada ou soja desidratada
Cominhos moídos em abundância
Pimentão-doce
1 colher de concentrado de tomate
Feijão preto
2 tomates maduros

Refogar o alho, a cebola e os pimentos até ficarem tenros. Juntar a carne ou soja demolhada e deixá-la fritar. Quando estiver pronto, acrescentar o feijão preto cozido, o tomate, os cominhos e o pimentão-doce. Mexer tudo e deixar apurar durante vinte minutos em lume brando.
Erva aromática: recomenda-se polvinhar o Chili com coentros frescos picados

Tarte de abóbora e requeijão aromática

Massa:
50g Bolacha maria
25g Manteiga (pode ser vegetal)

Recheio:
1 colher de sopa de mel
100g abóbora
1 colher de sopa de manteiga
Requeijão q. b.

Para a base esmagar a bolacha com a manteiga até criar uma massa homogénea. Numa forma colocar a massa. Caramelizar a abóbora cortada em fatias finas, derretendo a manteiga, colocando a abóbora e por fim o mel. Colocá-la sobre a massa e levar ao forno 20 minutos a 180º C. Retirar do forno, colocar requeijão sobre a tarte e desenformar. Pode-se regar com um fio de mel.
Erva-aromática: recomenda-se salva para aromatizar a tarte.

Estava tudo uma delícia!!!

Share this:

Aproveitamento da água da chuva

Cada vez mais água da chuva se perde, escorrendo, à medida que vamos tornando os sítios onde vivemos mais impermeáveis. E afinal poder aproveitar, nem que seja uma pequena parte, é demasiado simples. Deixo-vos um exercício matemático para compreenderem os milhões de litros de água que escorrem para o mar, sem ser aproveitados, e o habitual vídeo com algumas soluções prácticas para o problema.

O que significa dizer que a previsão de chuva de um determinado mês numa determinada cidade será de cerca de 1200 mm (milímetros)? A quantidade de chuva é medida em relação ao metro quadrado. Assim possivelmente teremos 1200 mm de altura de água num quadrado de um metro quadrado. Quanto dá isso em litros?

Convertendo a altura para metros temos 1200 mm = 1,2 metros;
Volume = área da base x altura
Assim, temos:
Volume = 1 m2 x 1,2 m
Volume = 1,2 m3 (metros cúbicos)
Se 1 metro cúbico = 1000 litros
Volume = 1,2 x 1000 = 1200 litros

Isto significa que para cada metro quadrado da cidade, houve uma precipitação total de 1200 litros de água ao longo de todo o mês. E quanta desta água não PAGÁMOS para regar o nosso jardim?!!! Temos que começar a mudar rapidamente a nossa atitude em relação à água, é demasiado preciosa para se desperdiçar assim.


Share this:

Vacas a comer cidreira!!!

A semana passada fizemos a última colheita do ano de erva-cidreira (Melissa officinalis), sendo que é habitual eliminar as partes da base da planta, que apresentam folhas de inferior qualidade. As Barrosãs da quinta é que não se fizeram rogadas, tirando proveito imediato, transformando a cidreira num verdadeiro repasto!!! Algo digno de se ver!!! E que relaxada andou a manada durante uns dias!!!

Erva-cidreira pronta a colher

A descoberta de um novo sabor

Olhos arregalados de uma das vacas perante tão saboroso festim

Share this:

International Medicinal and Aromatic Plants Symposium 2010

Decorrerá entre 19-21 Abril de 2010, em Shiraz, no Irão, o International Medicinal and Aromatic Plants Symposium 2010: IMAPS2010, uma organização conjunta das Universidades de Shiraz e Shahid Beheshti, em colaboração com a International Society for Horticultural Sciences (ISHS) e a Iranian Society for Horticultural Sciences (IRSHS). Para mais informações, ver aqui:

Share this:

Sábado Aromático 2009 - Fotografias

Aconteceu mais um Sábado Aromático no Cantinho das Aromáticas e como sempre foi um sucesso. Apesar de estar um pouco adoentado, grande chefe Chakall esteve à altura da sua arte, proporcionando verdadeiros momentos de prazer gastronómico, carregados de ervas aromáticas. Ficam algumas imagens do evento.

Decoração a condizer com a altura do ano

O mel que o Jorge Sá tinha acabado de tirar das nossas colmeias foi provado por todos, directamente dos favos!!!

Grande chefe a explicar porquê

Outra vez

Início da debanda

Habitual foto-conjunto

O momento mais aguardado da manhã

Share this:

Orquídeas

Um tema extremamente complexo, esta apaixonante família de plantas, que só por si, daria um Praça da Alegria inteiro!!! Mas não pode ser... Deixo algumas dicas que não passaram no programa e o resto está no vídeo.
Os Cymbidium sp. (originários da China) são as orquídeas mais cultivadas no nosso país, até como plantas de exterior. Florescem do final do Outono à Primavera. No final do Verão muitas espécies começam a preparar a próxima época de floração. O abaixamento das temperaturas condiciona este processo, bem como a redução de horas/luz. Convém fortalecer as plantas em Agosto com fertilizante específico para a floração, mais rico em fósforo e potássio. Se mudarmos os vasos para um local mais sombrio e mais frio, podemos acelerar este processo.
Quase todas precisam de porosidade, boa drenagem, arejamento, mas também retenção de alguma humidade, o que pode ser conseguido com a combinação de diversos materiais, sendo os mais comuns a casca de pinheiro (de diversas granulometrias), fibra de coco, perlite, carvão vegetal, leca e musgo. Existem várias fórmulas que se podem adaptar aos sucessos que cada um vai tendo. Existem também no mercado substratos já preparados.
Os fertilizantes líquidos, de fácil aplicação (folhas e raízes), são os mais utilizados. Juntam-se à água de rega, seguindo as instruções do fabricante ou uma estabelecendo uma fórmula de aplicação pessoal. Fertilização excessiva pode causar danos nas plantas e o aparecimento de doenças. Devem ser fertilizadas em dias claros e luminosos pois a luz potencia a absorção de nutrientes. Existem fertilizantes para crescimento e outros para floração. Após a floração deve fazer-se uma pausa na aplicação de fertilizantes (período de dormência). Os fertilizantes orgânicos sólidos não são os ideais para as orquídeas. Tornam os substratos compactos, impedindo as raízes de respirar, alteram o pH e facilitam a formação de fungos.
Os vasos de plástico são mais baratos e os mais utilizados. Muitos são transparentes pois as raízes de algumas espécies gostam de apanhar luz. Os orifícios extras são muito importantes já que muitas espécies preferem situações de boa drenagem. O facto de serem transparentes facilita a verificação das raízes. Por serem muito leves, muitas vezes é complicado manter a planta direita. Os vasos de cerâmica (não-vidrada) tem a vantagem de ser porosos e facilitar a evaporação de água de rega. São mais pesados e mais fáceis de manter na vertical quando alojam plantas maiores. Os cestos, de diversos materiais, são muito utilizados para plantas epífitas, com raízes aéreas. Nestes casos o substrato seca com maior rapidez. A escolha do vaso ideal não é fácil, depende do local, frequência de regas, temperatura, arejamento e substrato.
Pulgões, afídeos, cochonilhas, caracóis e lesmas são pragas comuns. Manter o local de plantação limpo e ter cuidados adicionais quando adquirimos ou trocámos novas plantas, garantindo sempre uma inspecção rigorosa antes de as colocar junto das outras. Muitas vezes conseguimos remover algumas destas pragas manualmente.

Share this:

Artigo na Visão

Uma edição 'verde 'especial da revista Visão de hoje, muito interessante, com 2 pequenos artigos dedicados aos únicos projectos de agricultura biológica do Concelho de Vila Nova de Gaia, Cantinho das Aromáticas e Raízes. A não perder.

Share this:

Telhados verdes

Está um tipo sossegado a acabar de jantar, liga a televisão a medo, por achar que as notícias são sempre e basicamente, as mesmas (desgraças), quando um raio de luz nos invade a casa. Uma fabulosa reportagem da RTP sobre telhados ou coberturas verdes nos Estados Unidos. Algo com que sonho há muitos anos, que me esforço por divulgar por cá, apesar de tudo com imensos entraves, a começar por alguns profissionais ligados à construção.
Foi por isso com grande espanto que ouvi na reportagem alguém dizer: 'os telhados verdes PROTEGEM os telhados das infiltrações e tornam-nos mais duráveis por proteger do calor intenso e dos raios UV'.

Um dos maiores obstáculos com que me tenho deparado nesta 'batalha' é precisamente a questão das infiltrações, que dá sempre origem a acesas discussões. E de repente descobrir que este género de atitude está a prosperar nos EUA, ainda por cima em edifícios de referência, como a câmara de Chicago, a Academia de Ciências de São Francisco e até uma fábrica de automóveis de referência, e um tipo ganha novo folgo!!!

De facto os telhados verdes são uma forma extraordinária de devolver a vida e a natureza (roubadas) à cidade. Um telhado grande PODE transformar-se numa quinta!!!

Ao longo das minhas viagens nos últimos anos já vi diversos telhados ou coberturas verdes, mas o primeiro que verdadeiramente me impressionou foi este no Eden Project.

Este edifício é muito grande e a cobertura permite poupar milhares de libras/ano em aquecimento/arrefecimento. Nunca lá encontrei sinais de infiltrações ou da visita de inusitados 'monstros' do solo!!!

Numa cidade susceptível a inundações, como Lisboa por exemplo, a utilização de coberturas verdes permitiria reduzir a velocidade de escoamento das águas pluviais, contribuindo de forma decisiva para as evitar. Além do óbvio, a melhoria da qualidade de vida de todos os que lá moram e as quantidades astronómicas de CO2 sequestrado, contribuindo dramaticamente para a diminuição da intensidade do fenómeno aquecimento global. Qual será a primeira câmara do país a querer ter um telhado como a de Chicago?! Gostava que fosse a minha...

Deixo-vos o vídeo, a não perder.


Share this:

Eco-saco

Eis a última novidade que tem feito sucesso na nossa lojinha: O Eco-saco. Construído em algodão, trigo e alfazema, é um produto artesanal, natural e suave, made in Portugal, com cereais e ervas aromáticas. Utiliza-se quente ou frio para fins de relaxamento e tratamento fisioterapêutico, dores musculares, entorses, má circulação, enxaqueca, etc.

Como saco quente deve ser colocado no micro-ondas durante 2 a 3 minutos a potência de 700W e depois aplicar nas zonas do corpo doridas ou afectadas. Como saco frio, deve ser colocado no congelador durante aproximadamente 45 minutos, seguindo depois o mesmo procedimento.

NOTA IMPORTANTE:
O padrão do tecido disponível pode não ser igual ao da imagem. Todos os sacos são originais. Disponível aqui.

Share this:

Revistas Segredo da Terra 2009

Deixo informações sobre os últimos 4 números publicados desta interessante revista, que podem encontrar no nosso site.

O Segredo da Terra nº 25 - Alimentação Biológica - Outono 2008. Disponível aqui:

Editorial:

  • Em defesa dos sistemas alimentares locais
  • Produção de bio-rebentos
  • Qualidade e segurança dos alimentos biológicos
  • Comparação de propriedades de maçãs produzidas em MPB e convencional
  • Alimentação para crianças
  • A alimentação biológica, saúde e longevidade
  • Criação de patos em MPB

O Segredo da Terra nº 26 - Impacte Ambiental das Adubações - Estudo Caso em Zona Vulnerável - Inverno 2009. Disponível aqui:

Editorial:

  • Actividade agrícola, protecção da água e gestão de nutrientes - A actuação da DRAP Norte na Zona Vulnerável nº 1
  • Controlo da poluição de azoto de origem agrícola
  • Adubação e ambiente
  • Apicultura em MPB e o papel das associações

  • O Segredo da Terra nº 27 - Jardins Ecológicos - Primavera 2009. Disponível aqui:

    Editorial:
    • Indicadores ambientais, instrumentos de avaliação dos espaços verdes
    • A necessidade de espaços verdes sustentáveis
    • Espaços verdes públicos com técnicas de agricultura biológica
    • Jardinagem biológica
    • A gestão da água e a sua utilização nos espaços verdes
    • Gestão sustentável no maior parque público do país
    • Uma piscina biológica no seu jardim
    • Jardins sustentáveis nas ilhas Canárias
    • Jovem agricultor na área viveirista com técnicas de agricultura biológica

    O Segredo da Terra nº 28 - Variedades Regionais de Maçã - Verão 2009. Disponível aqui:

    Editorial:

    • Variedades regionais de maçã, contributo para uma fruticultura biológica sustentável
    • Variedades regionais de macieiras em Trás-os-Montes e Alto Douro: que potencialidades e caminhos?
    • Porta da loja, uma maçã com história e tradição
    • A propósito de cultivares de macieira nos Açores
    • Variedades regionais de maçã no Douro - Sul e Viseu
    • A cultura de macieira e as variedades regionais de Pêro da Madeira
    • Maçãs nacionais ou nacionalizadas com o tempo, variedade Verdial
    • A maçã riscadinha de Palmela
    • Variedades menos conhecidas de macieiras
    • Fruticultor em MPB privilegia as variedades regionais de macieiras
    • A maçã e os seus transformados

    Share this:

    Cursos Jardinagem APJSH/Viplant 2010

    No seguimento do programa de cursos do ano 2008/2009, a associação Portuguesa de Jardins e Sítios Históricos (APJSH) em parceria com os Viveiros Viplant - Oeiras Garden Center, preparou para 2010, um novo conjunto de cursos de jardinagem para amadores e profissionais. Leccionarei os seguintes:

    Dê sabor ao seu jardim
    Enriqueça o seu jardim, transformando uma pequena zona em "horta-jardim", cultive as hortícolas de que mais gosta e que poderá facilmente utilizar no seu dia-a-dia.

    Data 2010 – 22 e 23 Janeiro, das 10.00 às 17.00 (intervalo almoço 12.30 às 14.00);

    Jardinagem biológica
    Tendo em conta as preocupações actuais em relação ao ambiente, aprenda as regras básicas da jardinagem biológica e utilize-as no seu jardim.

    Data 2010 – 26 e 27 de Fevereiro, das 10.00 às 17.00 (intervalo almoço 12.30 às 14.00);

    Xerojardinaria
    A utilização racional da água deve ser uma preocupação. Hoje em dia, podemos diminuir as necessidades de água nos jardins se aprendermos a escolher as plantas mais bem adaptadas e com menos exigências ao nível do seu consumo. Podem criar-se jardins de grande qualidade estética e ecológica com o recurso às planntas xerófitas.

    Data 2010 – 16 e 17 Abril, das 10.00 às 17.00 (intervalo almoço 12.30 às 14.00);

    Dê aroma ao seu jardim
    As plantas aromáticas e medicinais podem e devem ser uma mais valia para o seu jardim, não só porque o aroma é enriquecedor para o jardim mas também porque poderá utilizar grande parte destas plantas em culinária, tisanas, infusões,...

    Data 2010 – 14 e 15 Maio, das 10.00 às 17.00 (intervalo almoço 12.30 às 14.00).

    CONTACTOS PARA INSCRIÇÕES:

    APJSH
    Rua da Correnteza, n.º 1
    1400-077 Lisboa
    Fax: 21 364 54 60
    Telm. 96 967 37 50
    E-mail: apjsh.cursos@gmail.com
    http://www.jardinshistoricos.pt/

    Local dos Cursos:
    Viplant - Oeiras Garden Center
    Estrada de Oeiras - Quinta da Quintã
    2780-284 Oeiras
    Tel.: 21 440 65 90/1/2

    Share this:

    Cursos Jardim Botânico da Ajuda - Lisboa 2010

    Ficam aqui mais alguns dos cursos que leccionarei em Lisboa, durante o próximo ano:

    Roseiras completo
    Classificação botânica; técnicas culturais de manutenção; fertilização, rega e poda; multiplicação; doenças e pragas. (Teórico/prático).
    Data 2010 - 01 e 02 de Fevereiro, das 10.00 às 17.00 (intervalo almoço 12.30 às 14.00)

    Jardins em pequenos espaços
    Como planear e manter pequenos jardins, terraços ou varandas. Plantas aconselháveis; tipos de vasos; substratos; plantação; cuidados de manutenção. (Teórico/prático)

    Data 2010 - 15 e 16 de Março, das 10.00 às 17.00 (intervalo almoço 12.30 às 14.00)

    Plantas aromáticas e medicinais
    Identificação e caracterização das principais plantas aromáticas e medicinais existentes em Portugal. Técnicas de propagação; cultura biológica; produtos alternativos à base de PAM. (Teórico/prático)

    Datas 2010 - 26 a 28 Abril, das 10.00 às 17.00 (intervalo almoço 12.30 às 14.00); 19 a 21 Maio, das 10.00 às 17.00 (intervalo almoço 12.30 às 14.00)

    CONTACTOS PARA INSCRIÇÕES:

    Jardim Botânico da Ajuda
    Calçada da Ajuda
    1300-011 Lisboa

    Tel. 969 534 386
    Fax. 213 622 503
    minicursosdejardinagem@gmail.com
    http://www.aajbajuda.com

    Share this:

    Lista de Plantas Novembro 2009

    Deixo a lista de plantas disponíveis no Cantinho das Aromáticas para Novembro, de forma a que seja mais fácil descarregar para consulta e escolha na nossa loja virtual, em http://loja.cantinhodasaromaticas.pt/loja/

    Da lista fazem parte informações detalhadas sobre as plantas, organizadas numa tabela, tais como:
    • Nome vulgar da planta;
    • Nome científico;
    • Propriedades (Aromática, Medicinal, Condimentar - A,M,C);
    • Comestível (sim ou não)
    • Repelente de pragas (sim ou não);
    • Atrai insectos úteis (sim ou não);
    • Ciclo (Anual, vivaz, perene);
    • Exposição (Sol, meia-sombra, sombra).

    Depois de escolhidas e confirmada a sua compra, as plantas são enviadas por transportadora para qualquer ponto do país. Disponível aqui:

    Share this: