Bom ano 2010!!!

Deixo-vos este presente para entrarmos no novo ano celebrando o nosso hospedeiro: a TERRA. Bom ano!!!

Share this:

Plantas com potencial para decoração de interiores

 
Pelo menos 80% de todas as plantas – flores, folhagem, frutificações – podem ser preservados, fornecendo uma vasta gama de materiais vegetais que poderão utilizar-se em arranjos de flores, secas ou frescas. As técnicas de secagem prolongam a vida das flores, folhas e frutificações pelo período de pelo menos um ano. Algumas plantas secam melhor do que outras.
A natureza é o melhor guia quando se pretende criar arranjos, quer se trate de flores secas ou frescas. Não existem regras muito rígidas nem infalíveis. Permitir que o nosso jardim ou um jardim que admiramos nos dê ideias para os arranjos é sempre uma boa ideia. Encontre nestes vídeos alguns conselhos úteis.

Vídeo 1 (qualquer semelhança entre eu e o Emplastro logo no início deste vídeo é pura coincidência...)

Vídeo 2

Combinar cores
É uma boa ideia fazer experiências com combinações de diferentes cores, em quantidades diversas, para descobrir quais as cores que melhor ficam em conjunto. Basicamente, quanto mais afastadas se encontrarem duas cores, mais surpreendente é o efeito produzido por elas. (vermelho e verde); (vermelho e azul); (laranja ou amarelo e violeta).

Amarelo = Contentamento - é a cor primária mais alegre do espectro, brilhante, dá uma grande claridade e chama a atenção, absorve a luz . O amarelo e o dourado são imprescindíveis nos jardins, especialmente nas florações de Primavera e no Outono onde o amarelo é uma constante quando as árvores caducas começam a perder a folha e formam tapetes amarelos. Os amarelos combinam-se bem com os verdes abertos e os laranjas.

Laranja = Optimismo - é uma cor forte, sugere emoção, dinamismo, dramatismo. Combina bem com azuis pálidos, rosas, verdes claros e cinzentos. O laranja varia do damasco ao pêssego passando pela cor de fogo. Quase todos os tons de laranja nos lembram o Outono e a beleza da queda das folhas e da transformação do verde, no entanto existem grande número de plantas com floração primaveril laranja.

Vermelho = Vitalidade - é uma cor muito forte e quente mas por vezes difícil de combinar, contrasta especialmente bem com os verdes. Resulta muito vibrante e excitante para o equilíbrio. O vermelho primário é bom para marcar ou pontuar determinadas zonas, eixos, vistas, etc.

Violeta = Calma interior - cor tímida e doce, apenas aparece mais viva quando contrastada com o amarelo. Combina bem com prateado e cinzento, com os tons creme e amarelo pálido e azul índigo.

Azul = Espírito - deslumbrante embora triste, tranquilo mas distante, é considerada das cores mais harmoniosas. Combina bem com amarelo, laranja e verde.

Verde = Crescimento - é sem dúvida a cor dominante nos jardins (embora não em flores, uma vez que as flores verdes são raras com excepção para as orquídeas), no entanto a folhagem é predominantemente verde, nos mais variados tons de verde por vezes com laivos de prata, bronze, azul e dourado, etc. O verde é refrescante, suave e fresco. Torna-se espectacular combinado com vermelho, de grande harmonia quando combinado com amarelos, roxos ou azuis.

Share this:

Natal no Bananeiro!!!

Passei o Natal em Braga, cidade que gosto muito. Tal como a maioria da população, empreendi durante a tarde marcha até à Casa das Bananas, na Rua do Souto, uma espécie de pouso obrigatório, pré-consoada bracarense. Parece que tudo começou há uns anos com uma tertúlia de amigos e agora é incrível percorrer uma rua cheia de gente em convívio, entremeado com bananas colombianas, que escorregam ao sabor de moscatel de Setúbal. E muita gente parte já bem animada para a celebração em família!!! Bela e rara tradição em cidades portuguesas, onde cada vez mais as pessoas tendencialmente se isolam do resto. Este sentimento de comunhão público de alegria soube mesmo a Natal!!!

Share this:

Couve Portuguesa e Beringelas

Até ao final da Idade Média, as couves constituíam a verdura mais utilizada na Europa. Conhecida como penca, couve portuguesa, couve tronchuda ou couve cedo-vem, a Brassica oleracea var. costata é uma das muitas cultivares desta maravilhosa família de plantas úteis para o homem, que evoluiu na Península Ibérica. É a couve de maior consumo em Portugal, sendo uma espécie de "Cristiano Ronaldo" entre as plantas nacionais, já que é conhecida um pouco por todo o mundo como couve de Portugal. O género Brassica está relacionado com a prevenção de carcinomas, especialmente do estômago, cólon e recto, e de doenças cardiovasculares.

Quanto à Beringela (Solanum melongena), terá sido trazida pelos Árabes da Ásia para a Península Ibérica e Norte de África, sendo depois dispersada pela Europa a partir de Espanha. É uma planta perene, muitas vezes cultivada como anual, sendo o fruto uma baga de forma variável, globosa a alongada, violeta ou quase negro, e um dos mais bonitos que podemos encontrar na nossa horta. Ultimamente tem aparecido muito enquanto planta medicinal, em dietas de emagrecimento e para fazer baixar os níveis de colesterol.

Para mais informações, ver o vídeo que se segue.

Share this:

Segundo aniversário do blogue

Há 2 anos atrás, neste dia, estava mesmo aborrecido com a azáfama material, muitas vezes desesperante desta quadra. Bem diferente do dia de hoje, já que estou em pulgas a preparar a gravação da rubrica no programa da Praça da Alegria de amanhã. Para me distraír, decidi criar este estaminé. E ainda bem que o fiz, porque tem representado um desafio interessante e me "obriga" a estar constantemente a estudar, algo que adoro fazer. Até agora o blogue recebeu perto de 103000 visitas e 174000 páginas vistas, um número crescente de interessados pelas temáticas aqui abordadas.

Também o nosso canal no youtube http://www.youtube.com/aromaticas para isto tem contribuído, já que o número de exibições de vídeos passou de 6500 para mais de 65000, contando com mais de 80 vídeos!!!

Feliz Natal, obrigado pela companhia, partilhar tem sido a minha forma de amar o próximo. Mantenho para 2010 o desejo do ano anterior: que seja o ano do regresso à TERRA (já que 2009 ficou longe disso...)!!! Bem hajam todos!!!

Share this:

Como será o dia de amanhã?

Ontem fui ver a estreia de um dos filmes mais impressionantes de todos os tempos: AVATAR.
 
No final queria mais, não apetecia sair da sala. O argumento é envolvente, o 3D do melhor que já se fez, a flora de Pandora, saída do imaginário de James Cameron, é absolutamente fantástica. Parando um pouco para pensar no final do filme, concluímos que afinal o nosso mundo tem milhões de detalhes do mesmo género. Por não estarmos suficientemente atentos e empenhados, estes podem é não estar connosco por muito mais tempo...
 
Mas a razão deste post é um curioso vídeo de divulgação da CE que nunca esperei ver numa sala de cinema, este:

De facto, amanhã iremos todos precisar da agricultura... E você, o que tem feito ultimamente para apoiar a agricultura da sua região, do seu país?!!!

Share this:

Produzir cogumelos em sacos

Já cá tinha mostrado os sacos produtores de cogumelos mas ainda não tinha ensinado como os preparar. Para os Pleurotus (repolgas) a receita é simples e envolve poucos ingredientes. Veja aqui como fazer. Micélio ('sementes' ou 'spawn' do cogumelo) disponível aqui:

Share this:

Dança de Balcão

Não consigo deixar de ouvir isto... que bela canção e que maravilhosas viagens tenho feito com ela!!! Dança de Balcão - Virgem Suta ao vivo

Share this:

Mulheres...

E a cereja em cima do bolo, quando Jorge Gabriel me consegue sacar (ai o que me custou...) uma opinião sobre "Mulheres" a meio de uma entrevista a Margarida Rebelo Pinto, sobre o seu novo livro: "O dia em que te esqueci". Valeu-me a doçura da querida Sónia Araújo, que me "salvou" de tão árdua tarefa!!!

Share this:

Reportagem no Jardim Botânico da Ajuda

Foi um prazer estar em directo na RTP com o JBA, instituição com a qual colaboro de forma regular há muitos, muitos anos, seguindo a entrevista da Serenella à simpática e extrovertida Directora, Engª Dalila Espírito Santo, que enviou um piropo no ar que me fez mudar de cor...

Share this:

Árvore de Natal

Poucos reparam, mas raramente a Árvore de Natal que por aí se vende é um pinheiro (Pinus sp.). Quase sempre é um abeto (Abies sp.) ou um espruce (Picea sp.). Geralmente carregados com fitas, bolas, sinos, luzinhas de todas as cores, neve artificial, imagens de santos e pais natais, ainda assim, conseguem resistir a todas as festividades e sair apenas relativamente "amachucados". Mas convém não esquecer: todos são coníferas de exterior, gostam do frio e como qualquer outra planta, precisam de receber luz e água para conseguir sobreviver. Aprenda a cuidar do seu nesta rubrica.

Share this:

Lista de plantas Dezembro 2009

Deixo a lista de plantas disponíveis no Cantinho das Aromáticas para Dezembro, de forma a que seja mais fácil descarregar para consulta e escolha na nossa loja virtual, em http://loja.cantinhodasaromaticas.pt/loja/

Da lista fazem parte informações detalhadas sobre as plantas, organizadas numa tabela, tais como:
  • Nome vulgar da planta;
  • Nome científico;
  • Propriedades (Aromática, Medicinal, Condimentar - A,M,C);
  • Comestível (sim ou não)
  • Repelente de pragas (sim ou não);
  • Atrai insectos úteis (sim ou não);
  • Ciclo (Anual, vivaz, perene);
  • Exposição (Sol, meia-sombra, sombra).

Depois de escolhidas e confirmada a sua compra, as plantas são enviadas por transportadora para qualquer ponto do país. Disponível aqui:

Share this:

Mezinhas caseiras

Uma mezinha pode ser qualquer remédio caseiro, preparado geralmente com o recurso a plantas medicinais. Inspirado por antigas receitas, algumas delas perdidas no tempo, eis que nesta rubrica me dedico a este apaixonante tema. Por ser maior que o habitual, teve que ficar dividida em 2 segmentos.

Vídeo 1


Vídeo 2


Receitas:

Infusão sedativa – utilizado em casos de agitação nervosa e transtornos do sono.

150 ml de água;
2 cc hipericão;
1 cc raiz valeriana;
2 cc passiflora;
1 cc flores secas de alfazema.

Por chávena: deitar 150 ml de água quente sobre 1 cc da mistura, tapar, deixar repousar 5-10 minutos, coar e beber antes de deitar.

Gel de aloé – utilizado para tratar queimaduras, queimaduras solares, e picadas de insectos.

1 folha de aloé;
4 gotas óleo essencial de alfazema.

retire a parte exterior da folha descascando. Extrair o suco gelatinoso e passar num copo misturador. Para cada 50 ml de gel, juntar 4 gotas e óleo essencial de alfazema. Mexer bem. Colocar num frasco de vidro ou numa lata, fechar e colocar 1 etiqueta. Guardar no frigorífico 3-4- semanas.

Óleo de alecrim – utilizado em problemas de reumatismo e circulatórios, em massagens e fricções.

500 gr alecrim fresco, picado;
750 ml azeite ou óleo girassol.

Misture o alecrim picado e o azeite numa tigela de vidro e coloque numa panela em banho-maria. Cubra e deixe em lume brando 2-3 horas. Retirar do lume e deixar arrefecer. Em seguida, usar uma gaze ou coador chinês para coar a infusão para dentro de um jarro. Com o auxílio de um funil, deitar o óleo em frascos de vidro escuro, de preferência. Fechar e colocar 1 etiqueta. Guardar num local fresco ao abrigo da luz durante um ano.

Vinho de alecrim – utilizado como restaurador/tónico de memória

1 garrafa de vinho maduro (tinto ou branco);
5 raminhos de alecrim fresco.

Colocar os ramos de alecrim dentro da garrafa de vinho. Agitar todos os dias. Beber um copo diariamente depois do jantar.

Share this:

Novos produtos Cantinho das Aromáticas

Inspirados pelos vários pedidos feitos ao longo do tempo por quem nos visita, eis que surgem finalmente 3 novos produtos que vem aumentar a já grande oferta do Cantinho das Aromáticas. Uma bonita caneca de chá em porcelana para os amantes das infusões, o necessário avental para quem com regularidade se aventura no jardim dos aromas, e o ecológico saco de compras em algodão, reutilizado por quem nos visita, dispensando o pernicioso plástico. Acessórios práticos e úteis, seguindo a linha das nossas latas de ervas aromáticas, medicinais e condimentares. À sua espera quando nos visitar, ou em sua casa, se os encomendar no nosso site.

Caneca de chá. Disponível aqui:
Avental de jardinagem. Disponível aqui:

Saco de algodão. Disponível aqui:

Share this:

Chá

Rubrica dedicada ao chá, sua origem, confecção e virtudes. Curiosa e divertida a forma como Jorge Gabriel e a produção do programa transformaram o meu erro relativo à origem do 'Darjeeling', um dos mais apreciados chás do mundo. E de facto não provém da China, tal como vinculei, mas sim da Índia... Erro corrigido prontamente. Muito mais haveria por dizer, ficará mais para diante, quando me sobrar mais tempo para tudo...

Share this: