Vídeo do Sábado Aromático com Chakall

Mais uma bestial peça do programa Biosfera, que esteve connosco no Sábado aromático em Novembro de 2009, cobrindo o evento, mostrando Mestre Chakall em acção e mais algumas surpresas lá pelo meio!!!

Share this:

David Attenborough – O meu herói

Aos 83 anos, Sir David Attenborough é a voz e o rosto de documentários da BBC sobre a natureza que fascinaram milhares de pessoas em todo o mundo e eu sou um deles. Ao longo dos anos, ‘bebi’ integralmente  todas as séries, desde 1979 - Life on Earth1984 - The Living Planet, 1995 - The Private Life of Plants, 2001 -  The Blue Planet e 2006 – Planet Earth.

Recentemente conquistou o prémio Princípe das Astúrias para as Ciências Sociais 2009, fruto da sua constante preocupação e defesa dos animais e plantas que connosco partilham o Planeta. A jardinagem é também uma das suas grandes paixões. E que vida preenchida, a viajar, documentar e escrever sobre o constante milagre da vida na Terra, que alma tão rica… Sem dúvida, o meu personagem vivo de eleição no mundo  dos homens. Excelente reportagem da RTP, que acompanhou a sua vinda, a Espanha…

Share this:

Curso de Plantas Aromáticas e Medicinais em Monsaraz

Venha descobrir no sopé do castelo de Monsaraz, o conforto do Monte do Laranjal e aprenda como identificar, propagar e utilizar ervas aromáticas, com a minha ajuda.

Formador: Luís Alves
Local: Monte do Laranjal - Monsaraz
Datas: 13 e 14 de Fevereiro de 2010

Preço:
195 Euros (com quarto individual)
150 Euros (com quarto partilhado - 2 pessoas)

Inclui: estadia 2 noites com pequeno-almoço. Almoços e jantares não estão incluídos no pacote com excepção do almoço do dia 14. (Dia dos Namorados)

Inscrições: 917857423   montedolaranjal@gmail.com

Programa disponível aqui:
monte

Share this:

XI Congresso da International Society for Ethnopharmacology

Vão decorrer de 20-25 de Setembro, na Universidade de Castilla-La Mancha em Albacete, Espanha, o XI Congresso da 'International Society for Ethnopharmacology' (ISE 2010) e o 'I Encontro Hispano – Português de Etnobiologia' (EHPE 2010).




Share this:

Viagem à Provença


A semana passada eu e o Jorge Sá realizámos, pela segunda vez, uma viagem até França, região da Provença, na nossa camioneta, carregada com quase uma tonelada de ervas secas, que há já 3 anos exportámos para um cliente e amigo na região. Na última vez que lá tínhamos estado, em Agosto de 2004, os campos de alfazema, tão típicos na paisagem agrícola da região, tinham este aspecto:





E agora, depois do maior nevão desde 1972 (o ano em que nasci!!!), com uma altura de mais de 40 cm de neve, eis como ficaram os campos de alfazema:










De perder mesmo a cabeça, pela raridade da ocasião e pelas maravilhosas fotografias que nos permitiu tirar, para mais tarde recordar!!!




Por baixo do espesso manto de neve, anuncia-se o ‘milagre da vida’. Estas fantásticas plantas aguentam os extremos do tempo. Um calor infernal de Verão (temperaturas superiores a 40ºC) e um frio de rachar de Inverno (temperaturas inferiores a - 10ºC). Por isso gosto tanto delas!!!


Tal como em muitas situações, há sempre oportunistas!!! As infestantes também resistem e dão um ar da sua graça, aproveitando a protecção da planta cultivada, para logo se agigantarem, superando-a tantas vezes. Há que as controlar, de forma inteligente.



As nogueiras de fruto também resistem nas entre-linhas.



Nada como viajar com os melhores amigos.



E ser recebido da melhor maneira por quem nos quer bem...






As novas instalações da empresa do nosso amigo, um investimento superior a 4 milhões de euros, num edifício fabuloso, totalmente construído de forma sustentável. Ervas de todo o mundo, apenas provenientes de Agricultura Biológica, passam por aqui, seguindo depois para serem processadas em diferentes produtos finais, na farmácia, cosmética, indústria alimentar e ervanária.


Como prémio para quem todos os dias se desloca para o trabalho de bicicleta, esta empresa paga ao seu trabalhador um extra de 100,00 € por mês. E no final do ano, se for regular, recebe uma bicicleta nova!!! O parque automóvel está já preparado para receber carros eléctricos.


Nas paredes do edifício cartazes de vários artistas de Jazz, que se ouvem por ali com frequência. Uma das minhas favoritas…






Fez-me lembrar a minha avó materna.


Nunca devemos esquecer que o frio é também benéfico e purificador.


Vegetariano, mas muito bom.


Apesar da neve, muita gente nas ruas de bicicleta.


E a descontracção com que se deslocam com as crianças é avassaladora. Vendo esta fotografia, ouço vozes no meu cérebro, dizendo: “cuidado com o menino, não vás lá para fora que está muito frio, que é perigoso, que faz mal, e isto e aquilo…"
A nossa amiga Lise Barnéoud, como milhões de outras mães no Norte da Europa, a provar que estas vozes do passado serão preconceitos de quem vive no confortável lar que é Portugal. Resta saber é por quanto tempo…


E ainda foi querida, ao nos oferecer este fantástico livro, de sua autoria.



Depois de em muitos Invernos ter deslizado numa incrível prancha de Snowboard, voltei ao básico mas prático e menos arriscado ski, já de regresso, numa paragem em Pas de la Casa, estância fronteiriça entre Andorra e França. Notória falta de forma física…



E o Jorge Sá a portar-se bem na sua segunda vez na neve, apesar de se ter perdido durante uma hora, após uma aterradora passagem numa pista vermelha, na qual supostamente não havia ninguém e onde a neve estaria demasiado fofa para esquiar. Pois…


Um desejo antigo: conhecer Barcelona e a obra inacabada de Gaudi. Sem palavras…




Um anúncio qualquer, a rodar… O personagem de cabelos compridos impressionava pela sua leveza…


Quando é que vamos ver este tipo de iniciativas em Portugal???


Que grande viagem… E agora de regresso à dura realidade, não consigo deixar de pensar na próxima, que espero seja em breve. A ver vamos, até onde as ervas me levam!!!

Share this:

Plantas do mês - Janeiro 2010

O espaço regular com as melhores escolhas para cada altura do ano, desta vez uma selecção de espécies, de interior e exterior, para situações de pouca luminosidade. Aqui ficam algumas, comuns no mercado neste momento:

Zamioculcas sp. - Originária da Tanzânia. Adapta-se bem em interior, pouca luz, sendo resistente e durável. Também é pouco exigente com as regas;
Calathea sp. – Originária da América central. Maravilhosas pelo contraste de cores das suas folhas;
Chameadora sp. – Originária da Guatemala, México. Caule simples, de 1 a 2 m de altura. Espécie muito difundida e cultivada geralmente em interiores;
Asparagus sp. - Ideal para zonas sombrias, interior e exterior. Pode tornar-se invasivo. Cortar pela base quando muito velhos e feios;
Adiantum capillus-veneris – Avencas. Dão-se no interior de poços e minas!!! Ideais até para casas de banho. Interior e exterior. Cortar pela base quando muito velhos e feios;
Gardenia augusta - Originária da China. Planta de exterior. Temperaturas moderadas (18º-21º de dia, 16º-17º de noite) e nível elevado de humidade são as condições ideais;
Fetos - Os mais fáceis e resistentes. Interior e exterior;
Begónias – Originárias da América tropical. São cultivadas em solos bem drenados, protegidas da luz solar directa, irrigadas com frequência. As folhas das begónias são, sem dúvida, o seu maior atractivo. De forma reniforme, coloridas, são muito utilizadas em situações de pouca luz.

Share this:

Cuidados no jardim em Janeiro

Uma espécie de introdução ao Borda d'Água 2010, estes cuidados no jardim em Janeiro, que directamente dos jardins da RTP-Porto e com um frio de rachar, eu e a Sónia Araújo enviámos para o Mundo!!!

Share this:

Lista de plantas Janeiro 2010

Deixo a lista de plantas disponíveis no Cantinho das Aromáticas para Janeiro, de forma a que seja mais fácil descarregar para consulta e escolha na nossa loja virtual, em http://loja.cantinhodasaromaticas.pt/loja/

Da lista fazem parte informações detalhadas sobre as plantas, organizadas numa tabela, tais como:

  • Nome vulgar da planta;
  • Nome científico;
  • Propriedades (Aromática, Medicinal, Condimentar - A,M,C);
  • Comestível (sim ou não)
  • Repelente de pragas (sim ou não);
  • Atrai insectos úteis (sim ou não);
  • Ciclo (Anual, vivaz, perene);
  • Exposição (Sol, meia-sombra, sombra).

Depois de escolhidas e confirmada a sua compra, as plantas são enviadas por transportadora para qualquer ponto do país. Disponível aqui:

Share this:

The Meatrix

Quer saber mais sobre os vários problemas da agricultura industrial actual, enquanto descobre como encontrar e consumir alimentos mais saudáveis? Aprenda, discuta, envolva-se e junte-se à comunidade, dentro do The Meatrix.

Deixo os diversos filmes de animação, premiados em vários festivais internacionais, tendo conquistado os Webby Awards (Óscares da Internet), e que contribuem, de forma consciente e pedagógica, para encarar a dura realidade sobre como são produzidos os produtos de origem animal que consumimos todos os dias, a forma como isso está a afectar a vida de milhares de pessoas que vivem em pequenas comunidades rurais e dependem do trabalho da terra, bem como os equilibrios dos ecossistemas, fundamentais para a vida no planeta, tal como a conhecemos.

Os filmes são em inglês, mas é possível encontrar versões em português (do brasil) ou legendados em português, aqui:

The Meatrix I

The Meatrix II


The Meatrix II 1/2

Share this:

Cursos Cantinho das Aromáticas - Smartbox

O Cantinho das Aromáticas aderiu ao projecto Smartbox®, um novo conceito de lazer que poderá oferecer em qualquer ocasião especial! Graças a uma colecção de 9 Smartbox®, divididas pelos universos de bem-estar, aventura e hotelaria, pode oferecer aos seus familiares e amigos a oportunidade de usufruir de uma experiência inesquecível entre as mais de 500 disponíveis. A Smartbox® é também um presente original e personalizado, graças à selecção cuidadosa de actividades... por isso com a Smartbox®, terá a certeza que vai agradar e ser original!

Para o Cantinho das Aromáticas, foram criados 2 serviços:

  • Workshop Biopesticidas de Origem Vegetal;
  • Workshop Jardim de Aromas.

Disponíveis aqui:

Share this: