Apresentação da Feira da Primavera 2011 no Biosfera

Uma forma muito original de apresentar a Feira da Primavera, utilizando as mais recentes tecnologias de comunicação!!!

Share this:

Um dia na Quinta com a Clorofila

Um Dia na Quinta com a Clorofila. Grátis - 30 de Abril à 15h00.

A Feira da Primavera, em cada um dos 7 Sábados, oferece a oportunidade de conversar com um personagem com um percurso profissional de sucesso na agricultura e espaços verdes nacional, procurando assim inspirar todos os participantes para este sector.

Isabel Cisneiros, fundadora da empresa Clorofila, partilhará com os participantes nesta actividade os conceitos na base dos jardins verticais, que revestem muros e paredes e funcionam como isolante térmico, ampliam espaços e valorizam a arquitectura. Apenas pedem plantas, luz e rega adequadas. A parceria perfeita entre a arquitectura e a botânica

Nota Biográfica:

Desde a sua fundação em 2002, que a Clorofila se preocupa em fazer uma jardinagem sustentável e amiga do ambiente. 

Mesmo as mais pequenas mudanças de hábitos em jardins podem fazer uma grande diferença a nível global.

Como empresa responsável na área da jardinagem, com formação técnica adequada, técnico responsável, alvarás e licenças exigidas por lei, não podemos esperar que sejam os clientes a dar o exemplo.
Temos que ser nós a praticar uma eco-jardinagem equilibrada e projectar, construir ou manter espaços verdes e jardins sustentáveis, amigos do ambiente, ecológicos.

Pretendemos alargar esta prática ao exterior e interior dos edifícios, com a instalação de telhados verdes e paredes vivas, de modo a criar situações globais, ambientalmente, socialmente e economicamente sustentáveis, promovendo a ponte entre a eco-jardinagem e a eco-construção. 

Inscrição gratuita, mas obrigatória, até 29/04/2011, para geral@feiradaprimavera.com. Limitado a 30 participantes.

Clorofila

Share this:

Workshop de Aromaterapia - Sábado 30 de Abril na Feira da Primavera

Mais um workshop no âmbito da Feira da Primavera. Venha descobrir o poder dos óleos essenciais e as suas aplicações. História da Aromaterapia; As propriedades dos óleos essenciais; Aromaterapia no tratamento de diversas patologias de pele, sistema respiratório, sistema nervoso, músculo esquelético, circulatório, etc. Elaboração e aplicação de cremes, óleos, máscaras, champô e gel de banho com óleos essenciais.
 
Sábado, 30 de Abril, das 10,00 às 17,00 horas. Custo: 50,00 €. O número mínimo de participantes para que a iniciativa avance é de 6.

Para mais informações e inscrições:

Raquel Barbosa
Cantinho das Aromáticas
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo
Vila Nova de Gaia
Tlf | 227710301
Telemóvel: 912260714

Share this:

Feira da Primavera 2011 na Praça da Alegria

O convite para a Feira da Primavera, que decorre todos os Sábados, até 28 de Maio, das 10,00-18,00 horas, recheada de produtores e produtos portugueses, e um bar/esplanada repleto de finas iguarias, no ambiente de agricultura urbana fantástico do Cantinho das Aromáticas. O programa de atividades e workshops também é extenso. Mesmo com a anunciada chuva para este Sábado 23 de Abril, esperamos poder contar com as vossas visitas!!!


Para mais informações, contactar:

Raquel Barbosa
Cantinho das Aromáticas
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo
Vila Nova de Gaia

Tlf | 227710301
Telemóvel: 912260714
geral@feiradaprimavera.com

Share this:

Plantas da Páscoa

São muitas as memórias pascais que povoam o meu imaginário de infância: as ruas e as entradas das casas apresentavam-se enfeitadas com tapetes de flores e plantas, muitas delas aromáticas, como o alecrim (Rosmarinus officinalis), rosmaninho (Lavandula pedunculata), hortelã (Mentha sp.), heras (Hedera helix), feno de cheiro (Anthoxanthum odoratum) e pétalas de rosas. Confesso que sempre achei encantador todo este ritual e gostava de o ver recuperado.


No dia de Páscoa, o padre acompanhado por alguns dos paroquianos, transportava o crucifixo, casa a casa, vagarosamente, familiares, amigos e vizinhos reuniam-se na sala principal, onde o padre lhes dava a cruz a beijar.

Sobre a mesa eram colocados objetos religiosos e jarras com flores de Selo de Salomão (Polygonatum odoratum), juntamente com as ofertas destinadas a honrar as visitas: bolos, fruta, queijos.

Num envelope estava o folar (dinheiro), destinado ao padre. No final servia-se um Porto (ou 2 ou 3…). Será que o compasso ainda passa na minha freguesia?!!!

P.S: a piada clubística dos primeiros segundos é quase verdadeira: Confesso que ao regressar ontem de Lisboa, quando passei na segunda circular frente ao estádio do Benfica, ainda antes do jogo da meia-final da taça, estive mesmo tentado a fazer um desvio... Pensei que já não havia bilhetes... Pensei mal... Perdi um grande espectáculo ao vivo!!!

Share this:

Um dia na Quinta com Luís Alves - Cantinho das Aromáticas

Um Dia na Quinta com Luís Alves – Cantinho das Aromáticas. Grátis - 23 de Abril à 15h00.

A Feira da Primavera, em cada um dos 7 Sábados, oferece a oportunidade de conversar com um personagem com um percurso profissional de sucesso na agricultura nacional, procurando assim inspirar todos os participantes para este sector.

Luís Alves partilhará com os participantes nesta actividade a sua experiência de 9 anos enquanto agricultor biológico urbano, numa visita a desenrolar-se nos campos de produção do Cantinho das Aromáticas, alvo de prémios e atenção nacional e internacional, sobretudo pelo inovador modelo de produção desenvolvido.

Como produzir e secar plantas aromáticas, medicinais e condimentares de forma sustentável e economicamente viável, visando a exportação de matérias-primas de grande qualidade, será um dos motes da visita, quer para os curiosos, quer para futuros agricultores.

Nota Biográfica:

Luís Alves tem 38 anos, é do Porto. Agrónomo, técnico de Agricultura Biológica, lecciona regularmente em diversos cursos de jardinagem e espaços verdes, plantas aromáticas e medicinais, e foi orador convidado de diversas palestras sobre os temas. Foi encarregado geral do Parque de Serralves de 1997 a 2002. Editou um DVD com um curso de PAM.

Nos últimos 9 anos é agricultor e viveirista, produzindo em modo de produção biológico plantas aromáticas, medicinais, condimentares e flora espontânea autóctone, sendo também consultor especializado em jardinagem e espaços verdes. Foi galardoado com o 1º Prémio "Agricultor sobresaliente en actividades innovadoras 2008". Nos últimos 4 anos é colaborador regular do programa Praça da Alegria, da RTP1.

Inscrição gratuita, mas obrigatória, até 22/04/2011, para geral@feiradaprimavera.com. Limitado a 30 participantes.

Share this:

Feira da Primavera no Público

Recorte de imprensa do jornal Público, de Sábado, dia da inauguração da Feira da Primavera.

Share this:

Floreira de aromáticas

Forma rápida e simples de organizar e plantar uma floreira de plantas aromáticas, mesmo para a varanda lá de casa!!! Os cozinhados serão para sempre diferentes!!! Melhores, claro!!!

Share this:

Mais de 50 organizações cívicas europeias pedem para manter as sementes livres

Mais de cinquenta organizações não governamentais, associações e grupos cívicos por toda a Europa concentram-se hoje em Bruxelas diante dos escritórios das multinacionais de sementes e o Parlamento Europeu para exigir o direito de reproduzir, semear e trocar livremente as sementes de cultivo.


Em Bruxelas as organizações, reunidas no movimento europeu “Campanha Europeia pelas Sementes Livres” (1), entregarão as assinaturas recolhidas no âmbito da petição europeia pelas sementes livres (2) à Comissão de Direitos Humanos do Parlamento Europeu. Em Lisboa, pelas 16 horas, os dinamizadores locais da Campanha entregam uma cópia da petição à representação portuguesa da Comissão Europeia, no Largo Jean Monnet (3). A animação prevista inclui uma pequena peça de teatro intitulada “se me mentes”.

Hoje é o último dia das Jornadas Internacionais de Acção, marcando o ponto alto da Campanha pelas Sementes Livres que denuncia a revisão em curso da legislação europeia em matéria de produção e comercialização de sementes (4). Esta revisão vai favorecer a crescente privatização das sementes agrícolas por uma dúzia de multinacionais, com graves consequências para horticultores e agricultores pequenos e para a segurança e autonomia alimentares, não só na Europa como em todo o mundo.

O mercado das sementes é hoje um oligopólio, com dez empresas a controlar 67% do mercado global de sementes comerciais (5). Através da manipulação genética, as patentes e a cobrança de direitos para a reprodução de sementes estas empresas estão a condicionar a diversidade genética do nosso planeta.

Os tratados internacionais e a legislação europeia já estão a favorecer fortemente as variedades de sementes industriais em detrimento das variedades tradicionais e da diversidade fitogenética conseguida com o trabalho de homens e mulheres agricultores ao longo de séculos. A nova legislação a ser proposta pela Comissão Europeia em 2011 vem restringir ainda mais a acção do agricultor, obrigando a burocracias que na prática vão inibir a reprodução de sementes tradicionais.

A Campanha Europeia pelas Sementes Livres reclama o livre acesso às sementes, o apoio à preservação da diversidade agrícola e a proibição das patentes sobre plantas. As sementes são um bem comum e vital e não devem ser entregues à exploração exclusiva da indústria agro-alimentar.

Campanha pelas Sementes Livres
semear o futuro, colher a diversidade
Campo Aberto | GAIA | MPI | Plataforma Transgénicos Fora | Quercus

Contacto da Campanha pelas Sementes Livres em Portugal: 
Lanka Horstink, tel +351 910 631 664, sementeslivres@gaia.org.pt 

Contactos da Campanha em Bruxelas:  
Antoinette Brouyaux, +32 (0) 2893 09 40, +32 472 27 51 62; antoinette@associations21.org
Nicholas Bell, European Civic Forum, +33 492 73 04 05, nicholas.bell@gmx.net
 
Notas
1. A Campanha Europeia pelas Sementes Livres visa conquistar, defender e promover o direito à criação própria de sementes com vista à promoção e protecção da diversidade de espécies agrícolas regionais, os interesses dos pequenos agricultores e criadores e dos agricultores ecológicos e ainda para garantir a segurança e soberania alimentares de todos os povos. www.sosementes.gaia.org.pt | www.seed-sovereignty.org/PT
 
2. Os pedidos da petição europeia pelas sementes livres:
  • o direito a produzir livremente, sem necessidade de licenças, as nossas próprias sementes a partir das nossas colheitas, a voltar a semeá-las e a dá-las a outros;
  • a promoção das variedades regionais de sementes, através do apoio aos homens e às mulheres que conservam e melhoram variedades de agricultura biológica;
  • a proibição de tecnologias de modificação genética na agricultura;
  • a proibição de patentes sobre as plantas;
  • uma nova lei para a introdução de novas variedades de sementes, que exclua as sementes geneticamente modificadas e as que exijam utilização intensiva de químicos;
  • acabar com os insumos de elevado teor energético na produção agrícola, que são a consequência das monoculturas, do transporte a longas distâncias, bem como do cultivo de plantas que requerem fertilizantes e pesticidas sintéticos.

3. A comitiva da representação portuguesa da Campanha pelas Sementes Livres concentrar-se-á às 14.30 de hoje nos Restauradores para a primeira apresentação do teatro. Às 16 horas estará diante do escritório da representação portuguesa da Comissão Europeia para entregar a petição, com mais uma apresentação do teatro. A última sessão do teatro realizar-se-á às 18.00 no Largo de Camões.
 
5. In Who Owns Nature? Corporate Power and the Final Frontier in the Commodification of Life (2008), ETC Group Report, (publication)

A Campanha pelas Sementes Livres visa conquistar, defender e promover o direito à criação própria de sementes com vista à promoção e protecção da diversidade de espécies agrícolas regionais, os interesses dos pequenos agricultores e criadores e dos agricultores ecológicos e ainda para garantir a segurança e soberania alimentares de todos os povos.

Para qualquer assunto relacionado com a campanha, contactar sementeslivres@gaia.org.pt

Share this:

Um Dia na Quinta com Pedro Rocha – Projecto Raízes

Um Dia na Quinta com Pedro Rocha – Projecto Raízes | Grátis - 16 de Abril à 15h00

A Feira da Primavera em cada um dos 7 Sábados oferece a oportunidade de conversar com um personagem com um percurso profissional de sucesso na agricultura nacional, procurando assim inspirar todos os participantes para este sector.

Pedro Rocha partilhará com os visitantes da Feira a sua visão para uma Agricultura Biológica assente num conceito de produção local para consumo local, aumentando dessa forma a eficiência energética da produção agrícola e aproximando o consumidor do agricultor.

Nesta conversa poderão ainda contar satisfazer todas as curiosidades de como iniciar e desenvolver e implementar um projecto agrícola.

Nota Biográfica:

Pedro Rocha, nascido a 18.01.1976, Espinho – Portugal, cresceu entre as praias da Aguda e os campos de Arcozelo. No ano de 2000 conclui o Curso de Ciências do Ambiente e Poluição, na Universidade de Glamorgan, Reino Unido.

No inicio do seu percurso profissional trabalha como assistente de projectos de desenvolvimento na Alemanha,tendo sido ainda Consultor no Projecto "The Saudi Programme for Drilling of Wells, and Rural Development in the Sahel Countries of Africa - Phase III" em Cabo Verde.

Durante a sua formação adquire ainda mais experiência internacional, com o seu projecto de graduação, no Instituto Politécnico de Wroclaw na Polónia, sobre "Gestão de Resíduos Urbanos Sólidos e Impacto Ambiental de Aterros Sanitários".

Depois do seu regresso a Portugal em 2003 inicia o Projecto Raízes (www.raizes.org) em 2005 ao qual dedica todo o seu tempo de trabalho, destacando-se como um projecto de características únicas de Agricultura Biológica no pais.

Por favor envie a sua inscrição até 15/04/2011 para geral@feiradaprimavera.com. Limitado a 30 participantes.


Share this:

Novo livro "Cultura e Utilização das Plantas Medicinais e Aromáticas"

Todos os anos a indústria farmacêutica e a de cosmética necessitam de maiores quantidades de plantas medicinais e aromáticas mas com apropriados padrões de qualidade. Este facto tem vindo a proporcionar novas possibilidades à agricultura, existindo em Portugal, como em muitos outros países, uma marcada apetência dos agricultores para a cultura deste tipo de plantas, pois oferecem uma possibilidade de maior rendimento económico em relação à cultura tradicional de plantas.

O livro “Cultura e Utilização das Plantas Medicinais e Aromáticas”, tendo a colaboração de Docentes do Ensino Superior, pretende ser um livro didáctico para o ensino desta área nas Escolas Agrárias e ao mesmo tempo ajudar todos aqueles que pretendem iniciar a produção deste tipo de plantas.


No livro, três capítulos genéricos – “A qualidade das plantas medicinais e aromáticas”, “Constituintes activos das plantas medicinais e aromáticas e suas principais acções farmacológicas” e “Fitotecnia das plantas medicinais e aromáticas” dão indicações importantes para a obtenção de plantas com qualidade e para o conhecimento da sua composição.

Sob a forma de monografia são tratadas 60 taxa, que para além de indicações taxonómicas, aspectos botânicos e ecológicos, parte da planta a comercializar, parâmetros de qualidade e utilização, aborda os aspectos relativos à sua cultura: preparo do terreno, adubação e plantio, rotação de culturas, pragas e doenças mais comuns, colheita, secagem e armazenamento. 

Disponível para venda aqui

Share this:

Inscrições de expositores na Feira da Primavera

No próximo Sábado 16 de Abril arranca a Feira da Primavera 2011. Ainda há vagas para quem quiser vir expor e vender os seus produtos durante os 7 Sábados da feira. Deixo-vos o cartaz da edição e agradeço toda a divulgação que quem lê este blogue possa fazer!!!

Share this:

Cerejeiras

As cerejeiras em flor anunciam a chegada da Primavera no Japão. Milhares de pessoas deslocam-se aos jardins para as contemplar, numa espécie de ritual ancestral que envolve a nação. O fruto é também bastante apreciado, tal como para os nossos lados!!!

Este ano porém, a Primavera foi anunciada de uma forma diferente: um gigantesco desastre natural provocou também um desastre tecnológico e as cerejeiras e os seus frutos, em muitos locais, vão florir, mas não poderão ser comidos...


O mesmo não se passa felizmente em Portugal, onde, apesar de todas as consternações económicas e sociais, podemos contemplar as cerejeiras em flor, com uma enorme dose de certeza que em Maio nos poderemos deliciar com milhares destes maravilhosos frutos!!!

Num hino à vida, à sorte que ainda assim vamos tendo aqui neste canto do planeta, levei um belo ramo de uma das minhas cerejeiras em flor, de forma a explicar como se cuidam, onde se cultivam e, no meio desta tragicomédia que é a vida, como seremos uns sortudos do caraças se as comermos daqui a 2 meses!!!

Poucos portugueses sabem que existe em Lisboa, perto do Padrão dos Descobrimentos, um jardim com mais de uma centena de cerejeiras japonesas, que foi projetado para comemorar a chegada dos portugueses ao Japão em 1543 e a amizade e relacionamento entre os dois países.

Esta maravilhosa e irresistível árvore de fruta é também das que mais dores de cabeça nos pode trazer, pelas pragas e doenças às quais é suscetível. Os cuidados a ter nesta maravilhosa manhã de Primavera nos jardins dos estúdios da RTP!!!

Share this:

Curso de Xerojardinagem no Jardim Botânico da Ajuda

Dias 13 e 14 de Abril. As principais espécies de plantas xerófitas e seus métodos de cultivo. Fundamentos sobre a criação de jardins com baixos consumos de água.

A xerojardinaria é uma técnica que surgiu nos anos 80 nos Estados Unidos após uma seca prolongada em Colorado que provocou restrições de água e, portanto, a necessidade de criar espaços verdes cada vez mais eficientes no seu uso. O resultado da aplicação são jardins que requerem menos água e, ao mesmo tempo, menos recursos humanos e materiais, dado que não requerem uma manutenção intensiva nem muitos fertilizantes ou pesticidas.

A utilização racional da água deve ser uma preocupação. Hoje em dia, podemos diminuir as necessidades de água nos jardins se aprendermos a escolher as plantas mais bem adaptadas e com menos exigências ao nível do consumo de água. Podem-se criar jardins de grande qualidade estética e ecológica com o recurso às plantas xerófitas.

Mais informações e inscrições:
Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda
tel: [+351] 213 628 284
telm: [+351] 915 297 90
fax: [+351] 213 622 50
e-mail: info@aajba.com

Share this: