Livros para levar de férias

Ora aqui estão 2 livros indispensáveis para quem vai de férias com os filhos, sobrinhos e enteados. Representam uma forma divertida de aprender o nome e as famílias das plantas e podem inclusive experimentar as receitas culinárias sugeridas, com flores e ervas aromáticas!!! Quem sabe não ajudam a formar o próximo Ferran Adrià?!!!! Da autoria de Fernanda Botelho. Disponíveis na loja online do Cantinho das Aromáticas.

 Salada de Flores

Sementes à solta

Share this:

Último curso no Jardim Botânico da Ajuda

Há 12 anos a formar pessoas em cultura de plantas, de forma regular, neste magnífico espaço que é o Jardim Botânico da Ajuda. Pela minha sala passaram milhares de pessoas, de todas as idades e com todo o tipo de formações, incluindo muitos agrónomos e paisagistas. Foi sempre com enorme prazer que fui para Lisboa, sempre com um objectivo em mente: ensinar, partilhar.

Chegou agora um momento de parar um pouco de toda esta frenética actividade, e relaxar.... Apetece-me fazer um período sabático para descansar um pouco, refletir e ousar ser criativo de novo, algo que muita falta me faz no processo que é existir.

Espero um dia voltar a este jardim e ser recebido como sempre fui: com enorme amizade e muita estima daqueles que lá trabalham todos os dias com o nobre objectivo de dar cultura de plantas a todos aqueles que estiverem prontos para a receber!!! Até breve queridos amigos do verde!!!
 Fazer plantas com as nossas mãos é uma espécie de pequeno grande milagre... É como ter connosco a partícula de Deus!!! Se cada ser humano fizesse pelo menos uma planta por mês e a cultivasse, cuidando-a de forma regular, o planeta seria bem diferente... A tecnologia para o futuro não se compra meus amigos... cultiva-se!!!!

 E qualquer um pode fazer!!! Conhecem algum processo mais democrático?!!!

 
Nestes últimos anos sempre fui recebido com enorme amizade, estima e igual competência pela minha querida "central nuclear" em ponto pequeno, mas enorme em coração Estrela Coimbra!!! Até breve minha querida!!!

Share this:

Curso de Plantas Aromáticas, Óleos Essenciais e Aromaterapia pela Internet

O Curso trata das principais plantas aromáticas, seus óleos essenciais e dos vários aspetos da aromaterapia, sendo ilustrado com fotografias e tendo um total de 590 páginas.
 
Na 1ª parte do Curso para cada planta aromática é referida, a parte usada, nome botânico, família, sinonímia, principais constituintes ativos, ações farmacológicas e principal emprego em fitoterapia, cosmética, aromaterapia, perfumaria e outros campos que utilizam os produtos aromáticos naturais. Nos óleos essenciais faz-se referência à atividade, composição, normas internacionais e principais utilizações. 
 
São ainda indicados, efeitos secundários, toxicidade, interações e posologia, dados apoiados em referências bibliográficas.

Na 2ª parte aborda-se a problemática da aromaterapia, estando orientada para fornecer dados práticos que possam dar uma formação básica neste campo da terapêutica.

Os Alunos com aproveitamento no teste recebem um Certificado do Curso.
 
RESPONSÁVEIS PELO CURSO

A. Proença da Cunha (Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra)
Odete Rodrigues Roque (Investigadora Principal Aposentada da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra)
Eunice Maria Cunha (Assistente Principal dos Serviços de Farmácia dos Hospitais da Universidade de Coimbra).


DESTINATÁRIOS - Farmacêuticos e outros profissionais da área da saúde; alunos das licenciaturas da área da saúde.
 
Mais informações aqui.

Share this:

A Praça foi de férias!!!

A despedida emocionada de todos os colaboradores regulares, no programa que foi agora de férias!!!

 O novo parodiante da Praça, tem futuro este senhor!!!

 Sempre com uma excelente boa disposição esta Cristina Manso Preto!!! Uma senhora!!!

 Grande chefe Marco Gomes em grande!!!

 
O melhor apresentador da televisão portuguesa, um trabalhador nato e um tipo porreiríssimo!!! Sô Jorge Gabriel, que maravilha tem sido fazer isto contigo e com a Sôra Sónia Araújo!!!

 
 As grandes chefias todas juntas e o agricultor lá pelo meio a meter o bedelho!!!

 Todos os colaboradores alinhados, para o discurso de despedida!!! Vá meninos, portem-se bem!!!

 Em amena cavaqueira com o grande chefe Hélio Loureiro, discutindo os detalhes da ementa da selecção Portuguesa. Afinal o João Moutinho falhou o penalty porque o bacalhau não estava bem demolhado... Bem me parecia...

 Nota-se bem quem é o agricultor, não nota?!!!

É só gente de grande qualidade!!!! E que bem comportados!!!

Share this:

A alegre despedida da Praça

Já lá vão 4 anos desde que comecei a fazer de forma regular a rubrica de plantas na Praça da Alegria, RTP1. Tem sido maravilhoso fazer parte desta excelente equipa de trabalho, que todos os dias produz entretenimento e informação em direto, fazendo companhia a milhares de portugueses, um pouco por todo o mundo.
Mais uma vez o programa vai de férias, volta em Setembro. Espero que de alguma forma estes 4 anos a falar publicamente de plantas tenham contribuído para mudar atitudes, sensibilidades, destruir mitos, devolver a alguns o gosto pela Terra e pelas coisas essenciais e simples, mas indispensáveis para o nosso futuro.
Até sempre!!!!

Share this: