Acorus no Biosfera

Oriunda da China, a acorus (Acorus gramineus 'Liquorice')  é usada quer em medicina tradicional (gastrite, falta de apetite, depressão), quer em cozinha, se queremos introduzir uma nota de prova marcante. Com um forte e agradável aroma anisado. Disponível na loja do Cantinho das Aromáticas.

Share this:

Oficina propagação de plantas

No próximo Sábado venha passar connosco uma tarde divertida a aprender a propagar as suas ervas aromáticas!!! Pequenos grandes milagres, ao alcance de todos!!

Inscrição gratuita, mas obrigatória para geral@cantinhodasaromaticas.pt

Duração da oficina: Sábado, 01 de Junho - 45 minutos, das 15,00 às 15,45 horas.

Cantinho das Aromáticas
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo
Vila Nova de Gaia

Tlf: 227710301

Share this:

Workshop Vamos Aprender a Cultivar

No próximo Sábado é dia mundial da criança. Como vivemos tempos de mudança, que tal trazer as suas para que possam aprender connosco a fazer um propagador caseiro?! Será uma tarde divertida e bem passada com as mãos na terra.

Cada criança terá de trazer uma garrafa de plástico de 1,5L.

Orientação: Rita Ferreira da Silva
Horário: 15h às 16h, no Cantinho das Aromáticas
Público-alvo: Crianças, a partir dos 5 anos. 
Duração da actividade: Sábado, 01 de Junho - 60 minutos, das 15,00 às 16,00 horas.

Número mínimo de participantes: 8
Número máximo de participantes: 15

O preço é de 2 €/criança.
 


Para inscrições e mais informações:

Cantinho das Aromáticas
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo
Vila Nova de Gaia

Share this:

Plantas organizadas...

A partir de agora, quem nos visitar no Cantinho das Aromáticas e possuir um smartphone, poderá obter mais informações sobre cada uma delas simplesmente utilizando uma aplicação gratuita de leitura de QR Codes!!! É só apontar e depois utilizar a informação como bem entender!!! Parece bem, não parece?!!



Share this:

Perila roxa (shiso)

Sabia que as folhas de perila roxa (Perilla frutescens), também conhecida por shiso, são comestíveis e muito utilizadas em saladas e na cozinha japonesa para enrolar o arroz? São lindas, de cor escura e lustrosa!!! Além disso, tem uma grande quantidade de ómega 3. Usada no tratamento de náuseas. Planta da semana no Cantinho das Aromáticas.


Share this:

MEC e a lei das sementes

Miguel Esteves Cardoso, no Público, a propósito da lei das sementes:

"A lei das sementes que proíbe, regulamentando, a milenária troca de sementes entre produtores - é pior do que uma invasão francesa de Napoleão.

É uma invasão fascista que quer queimar a terra para preparar a incursão das agrocorporações multinacionais (como a gigantesca e sinistra Monsanto) que virão patentear as sementes que são nossas há que séculos, obrigando-nos depois a pagar-lhes direitos de autor, só por ser legalisticamente mais espertos. Pense-se em cada semente como uma palavra da língua portuguesa. Na nova lei colonialista das sementes é como obrigar os portugueses a sofrer a chatice e a despesa de registar tudo o que dizem, burocratizando cada conversa.

Atenção: é o pior ataque à nossa cultura e economia desde que todos nascemos. Querem empobrecer-nos e tornar-nos ainda mais pobres do que somos, roubando-nos as nossas poucas riquezas para podermos passar a ter de comprá-las a empresas multinacionais que se apoderaram delas, legalmente mas sem qualquer mérito, desculpa ou escrutínio.

Revoltemo-nos. Já. Faltam poucos dias antes de ser tarde de mais. E para sempre. Acorde."

Share this:

Marcha contra Monsanto - Fotografias

Sem patentes, vivam as sementes!!!















Share this:

Marcha contra Monsanto - Vídeo

No Sábado marchei pela primeira vez numa manifestação pública, em 40 anos de vida. Marchei pela biodiversidade, marchei pelas sementes, marchei pelo futuro. Sem quaisquer interesses políticos, partidários, comerciais ou intelectuais.

Apenas mais um cidadão, que se sente consciente e percebe que ao legislar biodiversidade em proveito próprio, empresas como a Monsanto estão a dar passos para um processo de escuridão e escravatura que a humanidade já não vive há muito tempo...

Causou-me impressão a falta de adesão a esta causa, bem como o total desconhecimento que o público tem mostrado por ela...

Deixo o meu pequenino contributo, que alguém captou na enorme Avenida dos Aliados... outros mostraram por ali estar também conscientes que esta é uma causa pela qual vale a pena lutar... gotas de água naquilo que espero se venha a tornar um fluxo de água fresca, carregado de esperança, para que o caminho se trace de uma outra forma.

Share this:

O Morango de Canidelo

Muitas são as opiniões sobre o novo Morango na rotunda de acesso à freguesia onde o Cantinho das Aromáticas está cultivado. EU GOSTO!!! 

Refere o site da junta de freguesia o seguinte: "Documentos de 1759, referem que Canidelo produzia milho, trigo, cebolinho e repolhos. Em tempos mais recuados devia cultivar, sobremodo, centeio, milho e cevadinha. Actualmente, além dessas culturas, são de desta­car, a batata, algum vinho morangueiro e variadas hortaliças; os morangos foram também uma cultura de vulto e, no século passado, muito apreciados nos arredores e na cidade do Porto, onde vendedeiras, vestidas com trajes regionais, os levavam em belas canastras".

 Brasão de Canidelo. Escudo de prata, aspa de vermelho, ou cruz de Santo André, acompanhada em chefe de uma espiga de milho de ouro, folheada de verdes e nos flancos, de um morango vermelho com pedúnculo de verde, pé ondeado de três tiras a azul, prata e verde, coroa mural de prata, três torres, listel branco com a legenda a negro em maiúsculas: CANIDELO - VILA NOVA DE GAIA

 A fazer lembrar uma escultura de Claes Oldenburg!!!

 As sementes em grande detalhe!!! Como uma espécie de lição de botânica!!!

 Morangos silvestres cultivados em redor do irmão gigante!!!

 Gosto muito!!!

Share this:

Workshop de biopesticidas

Pela mão do fantástico André Silva, e desde há vários anos, mais uma fornada de gente que de forma consciente poderá construir e viver de sistemas produtivos, sem ter que os consporcar de venenos que destroem sistematicamente o sítio onde vivemos. É fantástico perceber que muitas das soluções para prevenir e combater pragas e doenças das plantas... estão nas próprias plantas!!! Quem não frequentou, não sabe o que perdeu!!!













Share this:

Oficina pragas e doenças das plantas aromáticas

Venha aprender a identificar e tratar várias pragas e doenças mais comuns nas ervas aromáticas.

Inscrição gratuita, mas obrigatória para geral@cantinhodasaromaticas.pt

Duração da oficina: Sábado, 25 de Maio - 45 minutos, das 15,00 às 15,45 horas.

Cantinho das Aromáticas
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo
Vila Nova de Gaia

Tlf: 227710301

Share this:

Companheira de aventuras

É a minha cadela Bolota, fiel amiga e companheira de aventuras. Frequentemente fico sem palavras a observar as cada vez mais complexas peripécias em que se envolve, normalmente com água por perto... É incrível, simplesmente adoro-a!!!
















Share this: