Certificado Kosher

A partir desta semana, todos os produtos produzidos pelo Cantinho das Aromáticas tem certificado kosher. O certificado kosher é um documento emitido para atestar que os produtos fabricados por uma determinada empresa obedecem as normas específicas que regem a dieta judaica ortodoxa. É mundialmente reconhecido e atribuído como sinónimo de controle máximo de qualidade.
 
O processo de emissão para um certificado kosher depende da colaboração e total transparência nas informações trocadas entre a empresa que fabrica o produto e a entidade judaica que emitirá o documento.

Entretanto, as nossas ervas já partiram em direcção à Terra Santa!!! Vão ajudar a promover a Paz e o Amor na região!!!

 Certificado kosher do Cantinho das Aromáticas

Rabino da sinagoga do Porto veio visitar-nos

Também fomos visitar a sinagoga!!! Muito bonita!!!

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Erva uma Vez é um Biolivro!!!

O livro Erva uma Vez foi seleccionado como Biolivro pelo melhor programa da televisão portuguesa, o Biosfera.

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O melhor nariz do mundo em Portugal - Reportagem RTP

Ontem estive o dia todo a cheirar diferentes aromas, com a ajuda do melhor nariz do mundo, Alexandre Schmitt, rodeado de pessoas de diferentes áreas profissionais. Está a ser uma experiência excelente!!! A RTP foi lá espreitar e este foi o resultado.

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Pote de ouro

Há quem diga que no fim do Arco-Íris está um pote de ouro...e nós comprovamos que é verdade!!! Se ainda havia dúvidas de que o Cantinho das Aromáticas é ouro aromático, aqui está a prova!!! Aproveitem e venham conhecer este mundo encantado, até porque se olhar com muita atenção poderá vislumbrar os duendes que moram nos nossos jardins!!!

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Segredos de Portugal

Sabia que somos um dos segredos (menos bem guardado, esperamos...) de Portugal?! Não sabia?! Mas somos, somos mesmo...

Somos como uma Matryoshka, a boneca russa que tem outras bonecas mais pequenas lá dentro. Nós encerramos dentro do nosso grande espaço, pequenos espaços que devem ser vistos com redobrada atenção, ao longo das diferentes estações do ano.

E esta, o Inverno , está a acabar, vai dar lugar à Primavera... altura para observar algumas aves migratórias, cogumelos, insectos, plantas a renascer, sentir os raios de sol que espreitam timidamente entre as nuvens, tão bom...

Há quem seja civilizado e aproveite todas as estações para nos visitar, que a vida são 2 dias...

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Agricultura Pop

Recebemos a simpática visita do Jorge Romão, baixista dos GNR, uma das minhas bandas portuguesas favoritas. Já fui tão feliz a assistir a concertos destes senhores!!! Foi um verdadeiro gosto poder passear demoradamente com o Jorge pela Quinta, é um fã de agricultura!!!

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Porto D'ouro!!!

E assim acaba o dia um agricultor urbano, com o seu cão fiel a nadar no Douro, recolhendo toda a lenha que consegue apanhar... Prata, meus senhores, prata!!! E Porto D'ouro!!!

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Nem bons ventos nem... fotos que não lhes pertencem!!!

Regressado da Biofach 2014, o maior certame mundial BIO, onde mais uma vez fui surpreendido pela qualidade de tantos novos produtos apresentados, não posso deixar de mencionar um bizarro episódio passado com um dos expositores da feira.

Então não é que a empresa espanhola Herbes del Moli, de Alicante, produtora e distribuidora de plantas aromáticas, com marca própria no mercado, apresentava no catálogo da feira uma fotografia do cenário do Cantinho das Aromáticas, como sendo... SUA?!!!

Confrontado o proprietário da empresa com a questão, não admitiu de imediato que a foto não era da sua empresa, mas ficou envergonhadíssimo quando lhe disse que aquela foto era do Cantinho das Aromáticas!!!

Perguntei-lhe obviamente se precisava de colocar fotos de jardins produtivos em Portugal para tentar justificar a boa qualidade das suas ervas... nunca vi um espanhol tão calado e amarelo...

De Espanha nem bons ventos nem... fotos que não lhes pertencem!!!


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Gauleses no Cantinho

Ontem foi mais uma de tantas manhãs chuvosas dos últimos tempos... mas como sempre me acontece todos os meses, com uma bela surpresa logo a começar o dia.

Dois jornalistas franceses, da revista económica 'Alternatives Economiques' vieram para nos entrevistar.

Os ecos do nosso trabalho chegaram a terras gaulesas e também lá o nosso modelo de jardins produtivos começa a ser utilizado por muitos agricultores.

Partilhei a minha visão do actual estado do país e da agricultura portuguesa.

Ficaram absolutamente espantados com o projecto!!! É tão bom ver o nosso trabalho reconhecido além fronteiras!!!



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Workshop Produção de Ervas Aromáticas Março 2014

Para potenciais produtores, um workshop onde poderá aprender todas as técnicas utilizadas no cultivo, colheita, secagem e armazenamento/embalamento de ervas aromáticas medicinais e condimentares.


Orientação: Luís Alves (teórico/prático)

Datas: Sábado e Domingo - 29 e 30 de Março 2014
 
Horário: 10,00 às 12,30h e das 14,00h às 17,00 horas, no Cantinho das Aromáticas

Público-alvo: Geral 250€/pessoa, IVA incluído

Número mínimo de participantes: 8

Número máximo de participantes: 25

Para inscrições e mais informações:

Cantinho das Aromáticas
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo
Vila Nova de Gaia

Tlf: 227710301

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

APRESENTAÇÃO: Análise do programa, expectativas.

AGRICULTURA BIOLÓGICA
Conceitos, princípios e objectivos;
Fundamentos e práticas em produção de PAM.

CULTIVO DE PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS (PAM)
As principais plantas aromáticas e condimentares a cultivar;
Sistemas de cultivo;
Preparação de solo;
Rega;
Pragas e doenças;
Mão-de-obra.

MÁQUINAS, FERRAMENTAS E UTENSÍLIOS
Principais máquinas, ferramentas e utensílios necessários.

COLHEITA, SECAGEM E ARMAZENAMENTO
Calendário de colheitas;
Como secar correctamente; Armazenamento.

PROCESSAMENTO
Aspectos fundamentais no processamento primário.

MERCADOS
Potenciais mercados de PAM.

COMPONENTE PRÁCTICA NO EXTERIOR

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Carta de Amor aos Fregueses



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Agricultura digital

O acesso democrático à Internet veio revolucionar o mundo. A forma como as empresas interagem com o seu público-alvo foi profundamente alterada, de tal maneira que quem não constar na rede, “não existe”. Tal como “não existem” centenas de agricultores no nosso país, que cultivam entre-muros produtos fantásticos, infelizmente longe do conhecimento do grande público, que tantas vezes pode até estar paredes meias com a sua exploração agrícola. Este meio de divulgação é tão importante em agricultura, que permite estabelecer novos equilíbrios entre o agricultor, os seus produtos e os meios de logística e distribuição. A título de exemplo, a enorme facilidade com que se podem efectuar vendas directas ao consumidor, sem ter o produto que passar pelos habituais canais de distribuição.

A forma como se contrata logística veio acompanhar os modernos meios de divulgação digital, sendo que após uma encomenda online, um consumidor receberá o que encomendou em menos de 24 horas, mesmo que o produto a transportar necessite de condições específicas, como frio.

A informação contida num site de empresa é normalmente estática, servindo para garantir a um vasto público o acesso a detalhes sobre a empresa, como os produtos que comercializa, o horário de funcionamento ou como chegar às suas instalações, entre outros. A forma como no Cantinho das Aromáticas usamos a rede virtual de comunicação tem vindo a revelar-se de uma enorme importância estratégica para o cumprimento dos objectivos da empresa.

Em 2007, tomámos a decisão de iniciar o projecto de uma loja online. O e-commerce estava a afirmar-se em Portugal, gerando cada vez maior confiança nos consumidores. A loja teve no espaço de um ano pouquíssimas vendas, o que nos levou mesmo a questionar a sua utilidade. Mas com o tempo as pesquisas foram aumentando, bem como a confiança dos utilizadores, revelando-se hoje como elemento-chave na divulgação dos nossos produtos e serviços, sendo que em certas alturas do ano a facturação obtida pode superar a facturação da loja física!!!


Esta revela-se como mais um “colaborador”, disponível 24 horas por dia, em qualquer sítio do mundo, possibilitando também potenciais vendas para outros países, se a plataforma estiver para isso preparada. Importante é garantir que a informação que acompanha cada produto seja devidamente descritiva, colmatando a ausência de um vendedor que possa ajudar durante a compra. Proporcionar ao comprador uma experiência didáctica e interessante aumenta o sucesso das vendas através da loja online.

Garantir que as encomendas seguem com brevidade e que correspondem ao adquirido virtualmente, bem como passar informação clara sobre produtos e serviços disponíveis, assim como preços, métodos de pagamento e condições de entrega, são pontos importantes para fidelizar os clientes.

A solução deve ser construída recorrendo a especialistas na matéria, já que a linguagem utilizada, o design e a facilidade de utilização da plataforma são fundamentais para se atingirem os objectivos pretendidos.

Desta forma, para além de todo o trabalho diário na parte produtiva da Quinta, o agricultor tem ainda que estabelecer um plano logístico eficiente de despacho das encomendas, tornando-se uma tarefa também diária que não pode ser descuidada.

Hoje os sites são apenas mais uma ferramenta entre muitas que contribuem para a projecção das empresas e das suas vendas. Já não chega ter apenas um site, hoje uma empresa agrícola deverá utilizar também uma rede social para tornar mais dinâmica a divulgação dos seus produtos e serviços. O facebook permite estabelecer uma relação de proximidade com os potenciais clientes e até estabelecer uma rede de fieis seguidores, quando se sugerem conselhos de como consumir ou se mostra de perto parte do processo produtivo, estabelecendo laços de confiança nos produtos a comercializar.

Nesta rede a partilha de fotografias, vídeos e experiências é de uma enorme facilidade, bem como criar grupos com interesses específicos. Isto obriga a um esforço adicional por parte do agricultor, que deve fazer-se acompanhar das suas ferramentas de trabalho habituais, bem como de uma máquina fotográfica e um computador! Documentar e partilhar o processo de plantação, de colheita, ou qualquer peripécia que aconteça na quinta são momentos interessantes de partilhar com os seguidores que muitas vezes não têm acesso à azafama diária de uma quinta agrícola.

A criação de um blogue para nós foi o mecanismo de divulgação mais importante até agora. Mas um blogue serve os seus propósitos se for alimentado com regularidade, já que facilmente cairá em esquecimento se não forem regularmente publicados posts ou se estes forem pouco interessantes. Os textos devem ser claros, procurando emitir-se opiniões pessoais sobre os temas a apresentar, sempre que possível adicionar fotografias e links sobre os temas que pretendemos comunicar.

Também o Youtube pode ser utilizado como meio de divulgação, o alcance viral que muitos vídeos com temas relacionados com agricultura atingem é grande, já que a sua disponibilidade (em português) na rede é inferior. Este é um meio ainda pouco explorado pela agricultura portuguesa, mas com um enorme potencial de divulgação. O vídeo desperta um interesse adicional no tema, até porque é mais fácil aprender vendo a fazer as vezes que for necessário do que somente ler sobre o tema. Ainda hoje recebemos telefonemas e mails com questões sobre vídeos colocados há mais de 4 anos!!!

Talvez o mais importante recurso gerado pelos novos meios de comunicação digital sejam as visitas regulares que podem gerar a médio/longo prazo aos espaços produtivos, desde que estejam minimamente preparados para receber, mesmo que sazonalmente, os potenciais interessados. Apesar de tudo, ainda não existe marketing que supere a fantástica experiência que é visitar uma Quinta quando ela está mais bonita, normalmente nas épocas do ano mais favoráveis em termos climáticos. O efeito gerado por uma boa experiência sensorial associada a estas visitas, quando bem organizadas, assume-se como marcante e contribuirá, com a passagem boca-a-boca, para fomentar visitas regulares, às quais o agricultor poderá associar um conjunto de produtos e serviços.

Conhecer, sentir, vivenciar o que durante meses foram acompanhando através de um site, blogue, rede social ou vídeo será o culminar de todo um trabalho que o agricultor deve desenvolver, de forma a contribuir para a criação de um novo paradigma, sobretudo na pequena e média agricultura, que criará necessariamente uma relação bem diferente com o consumidor dos seus produtos e uma forma de estar totalmente inovadora para os profissionais desta área, que podem assim adicionar valor acrescentado às suas actividades.

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Biofach 2014

Já passaram 10 anos desde que fui pela primeira vez à Biofach, a feira de referência mundial dos produtos de agricultura biológica. Representou de certa forma um momento de viragem em toda a nossa estratégia produtiva e comercial.

Tal como em todos os anos desde então, recomendo vivamente a visita à feira, a todos aqueles que estejam envolvidos em projectos de agricultura e indústria alimentar e cuja visão do futuro passe honestamente pela produção e comercialização de produtos sustentáveis em toda a linha. Depois da feira, nunca mais serão os mesmos!!!

http://www.biofach.de/en/

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Curso Olfação Nível 1 - formação prática em substâncias odoríferas

Volta ao Porto “o melhor nariz do mundo”!

Capaz de reconhecer e identificar cerca de 1200 aromas, o francês Alexandre Schmitt é hoje por muitos apelidado de “o melhor nariz do mundo” e considerado um dos melhores analistas olfativos de todos os tempos.

No passado foi criador de perfumes tendo adaptado nos últimos 12 anos os seus conhecimentos ao mundo do vinho. Atualmente colabora com a Faculdade de Enologia de Bordéus e dá conferências sobre olfação, perfumaria, vinhos e área alimentar por todo o mundo. É consultor e colabora regularmente com várias empresas prestigiadas do Sector Alimentar.

Este curso será composto por sessões práticas com inúmeras substâncias odoríferas puras (óleos essenciais, moléculas de síntese, aromas) e tem como finalidade ajudar profissionais da indústria alimentar a estruturar o seu universo olfativo.

Serão 2 dias de intensa experiência prática levada a cabo por este formador de elevado prestígio mundial que se dedicou à área alimentar, único neste tipo de abordagem sensorial, que fará desta formação uma excelente oportunidade para aprender a descrever aromas.

É uma oportunidade única e imperdível! Inscreva-se!!!


Para mais informações e inscrição, contacte:

Alexandra Ribeiro
alexandra.ribeiro@sensetest.pt
Tel. 227131142

Datas: 24 e 25 de Fevereiro 2014
Horário: 9:30-­‐12:30 + 14:00-­‐17:00

Custo de Inscrição: 350,00 € + IVA

Redução de 10% para:

 
- Clientes e colaboradores da Sense Test, Lda.
-­ Antigos alunos da Escola Superior de Biotecnologia – UCP
­‐ Clientes e colaboradores do Cantinho das Aromáticas.

Inclui material de suporte e coffee-­‐breaks
No final será entregue certificado de participação

 
https://www.facebook.com/events/722762147747747/

Vídeo sobre o curso aqui:


Todos temos imagens mentais de plantas, ervas, especiarias ou frutos mas não conhecemos realmente os seus odores.

Percebe um aroma é sinónimo de constatar a sua presença e de o julgar. No entanto, quanto mais assídua for a nossa prática olfativa, melhor será o partido que podemos tirar dela. Quanto mais completa for a nossa formação, mais numerosas serão referências que conservaremos na nossa memória.

O seminário de Nível 1 permite aprender a nomear os odores e a memorizar um grande número de aromas. Por exemplo: framboesa, cássis, toranja, gerânio, compota de laranja, verbena, etc. Estas referências são preciosas param descrever o aroma de um produto alimentar com precisão. Permite igualmente desenvolver uma linguagem comum dentro de uma mesma equipa e por conseguinte fazer coincidir a perceção individual de cada um com a de um grupo de pessoas.

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Curso ABzzz da Apicultura

O meu amigo Harald Hafner, uma espécie de 'flautista de Hamelin' das abelhas portuguesas, será mais uma vez o formador do curso de apicultura promovido pelo Projecto Raízes.

A apicultura é, na minha opinião, uma das mais interessantes áreas de investimento para novos rurais e este curso é mesmo muito bom e poderá representar um excelente ponto de partida para uma mudança de vida!!!

Indispensável!!!

https://www.facebook.com/events/548715628569854/

Introdução:
O mundo das abelhas é fascinante. Antigamente todas as quinta tinham colmeias de forma a usufruir de toda a sua riqueza apícola: polinização, mel, cera, pólen, própolis...

Hoje em dia a maioria da produção de mel é feita por grandes apicultores comerciais e as abelhas encontram-se cada vez mais em declínio e ameaçadas. Facilmente nos esquecemos da importância das abelhas para a nossa alimentação e como podemos ajuda-las a sobreviver perto de nós.
 
O ABzzz da Apicultura oferece a oportunidade de começar a pratica apicola em meio urbano ou caseiro, de forma simples, sustentável e a um baixo custo. A apicultura é muito mais acessível do que se julga. Não é necessário equipamento sofisticado e caro, e com alguma aptidão pode até construir a sua própria colmeia.

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Volunturistas no Cantinho das Aromáticas

No Cantinho das Aromáticas estamos prontos para começar a receber os "volunturistas"!!! Parabéns Rosário Calheiros e Henrique Vasconcelos pelo projecto tão inovador Hearts & Journeys!!!

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Erva uma Vez na montra

Não é todos os dias que um livro nosso está a ser promovido numa montra gigante na baixa do Porto!!! Orgulho!!!

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Furos da Regina

Lembram-se dos furos da Regina?! Já cá cantam!!! E há chapéus de chocolate e tudo, para quem tirar a bola amarela!!! Ainda agora chegou e já está toda furadinha!!! Há coisas irresistíveis, não há?!

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Hard Rock só com perpétua roxa!!!

Recebemos a visita do Manu Rocha, vocalista da banda Hard Rock Mean Rock Machine!!! Veio comprar perpétua roxa da nossa produção, que já experimentou e adorou!!! Adivinhem qual será o próximo concerto que vou assistir?!!!


Aposto que esta malha fantástica vai soar muito melhor depois do Manu tomar infusão!!! Just bang your head!!!

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