A revelação


Há uns anos, era eu ainda um jovem aspirante a jardineiro, fui convidado para um jantar especial em casa de uns que tomaram a opção do vegetarianismo. Rude e mal informado (receando passar fome) lanchei a medo, antes de me aventurar pelos estranhos caminhos dos consumidores exclusivos de vegetais.

À chegada, fui recebido de forma que jamais esquecerei: vinho branco fresco à minha esquerda e folhas de salva, passadas em polme de farinha e ovo, levemente fritas em azeite, escorridas em papel de cozinha, à direita. Crocantes, estaladiças e absolutamente sofisticadas, foram uma espécie de tapete vermelho que percorri para um universo que desconhecia. Evoluí!!!

Esta é uma das plantas mais importantes ao alcance do homem. A vasta amplitude das suas inúmeras propriedades revela-se a cada dia que passa, à medida que novos estudos nos vão desvendando aquilo que o conhecimento empírico transporta há milhares de anos.

Associada pela moderna ciência à fertilidade feminina, ao tratamento de Alzheimer, ingrediente de diversos cosméticos, fitoterápicos, é também uma brilhante planta condimentar que deve merecer todo o nosso esforço e atenção, no longo caminho que temos a percorrer, na necessária mudança do paradigma alimentar, no sentido de uma alimentação mais saudável para o indivíduo e de uma atitude mais consciente para com o planeta que nos hospeda.

Salva ananás (Salvia elegans)
É uma prima sul-americana desta espécie mediterrânica. Elegante, abrilhanta qualquer sitio onde a quisermos cultivar, exibindo vistosas flores vermelhas em grande número, ao mesmo tempo que exala um maravilhoso perfume a ananás nos dias mais quentes do ano. Sensível ao frio, pode ser cultivada em vasos e recolhida para local protegido de Inverno. Deve ser severamente podada, todos os anos, para evitar que envelheça precocemente, estimulando assim novas rebentações e floração abundante. Para adquirir, clique aqui.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/condimentos-bio-cantinho-das-aromaticas/salva-bio-embalagem-20g/

Share this:

Certificado Kosher Parve

Todos os produtos produzidos pelo Cantinho das Aromáticas tem certificado kosher parve. O certificado kosher é um documento emitido para atestar que os produtos fabricados por uma determinada empresa obedecem as normas específicas que regem a dieta judaica ortodoxa. É mundialmente reconhecido e atribuído como sinónimo de controle máximo de qualidade.

Share this:

A das memórias

Há plantas assim, que nos fazem viajar no tempo, até aqueles momentos que nos marcaram de forma impressionante, alguma vez na vida. Pois a segurelha é uma dessas plantas. Assim que a esfrego na mão, entro num portal temporal que me transporta até às carteiras da quarta classe e das reguadas (poucas) que levei da professora Conceição, por roer avidamente os meus Viarco nº 3, com as duas dentolas frontais que vieram substituir a caduca dentição de leite.

Aquele sabor especial de lápis grafite vive alojado nas masmorras olfactivas do meu cérebro. Nas minhas e nas de tantos outros a quem tenho dado a conhecer esta inusitada relação. Ainda hoje vibro com a surpresa espelhada nas faces dos membros da irmandade dos antigos roedores de lápis, ao sugerir cheirar segurelha. É mágico!!!

Outro aspecto a realçar nesta planta é o casamento a roçar o perfeito que estabelece no prato com leguminosas, incluindo o bónus de reduzir ou eliminar a probabilidade de flatulência, em caso de consumo excessivo dos traiçoeiros grãos. Até um simples creme de cenoura fica outro quando momentos antes de servir é pontuado com umas poucas de folhas, frescas ou secas. Não sei o que seria da minha vida sem favas salteadas com segurelha!!! Até porque com uma planta condimentar deste calibre o céu é o limite.

Existe uma outra espécie vulgarmente utilizada em cozinha, a segurelha anual ou segurelha das hortas (Satureja hortensis), de aroma um pouco mais fino e delicado. Também chamam a esta, segurelha de verão, em contraposição, segurelha de Inverno à qual acabámos de conhecer. Para adquirir, clique aqui.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/condimentos-bio-cantinho-das-aromaticas/segurelha-bio-embalagem-20g/

Share this:

17ª Feira do Empreendedor

Mais uma vez, serei orador na Feira do Empreendedor, na sua 17ª Edição. Sábado, entre as 10,00 e as 11,00 horas, na Sala D. Maria, Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Empresas e a agricultura biológica serão o mote da minha palestra.

Share this:

Estamos aqui!!!

A todos os amigos, familiares e seguidores do Cantinho das Aromáticas informamos que, como habitual, esperamos que façam parte das suas compras de Natal na nossa loja na Quinta do Paço. Tal como sempre, está aberta ao público de Segunda a Sábado, das 09,00 às 18,00 horas.

São vários os meios de transporte para cá chegar comodamente, dos quais destaco o comboio, que pára bem perto, no apeadeiro de Coimbrões, Vila Nova de Gaia. Podem trazer a bicicleta ou o cão, que os senhores da CP deixam e a pegada é pequenina!!! Até já!!!

Share this:

Os cavalheiros

Tomilhos - (Thymus sp.)

Os tomilhos são cavalheiros de uma correcção extraordinária. Comportam-se à mesa como cavaleiros heróicos na magnífica epopeia alimentar dos povos do mediterrâneo, nobres representantes do melhor que a nossa flora e gastronomia tem para partilhar com o mundo. E são tantas as espécies e variedades, que proporcionam diferentes notas de prova, que praticamente podemos usar uma em qualquer situação. Entre nós são dos melhores aliados na redução do consumo de sal, tão nefasto ingrediente na saúde geral da população, cujo pecado não é ser mau, mas ser consumido em excesso.

Andam por ai perdidos, dos montes e montanhas até às dunas das praias do nosso país, alguns são mesmo espécies endémicas (Thymus carnosus; Thymus camphoratus), muito raras e ameaçadas, que já tive a alegria de encontrar em alguns paraísos botânicos, que vão resistindo às nossas agressões. O que seria de alguns dos melhores queijos nacionais se não existissem tomilhos para as cabras e ovelhas pastarem nas Serras de Portugal?

Tal como na epopeia dos portugueses pelo mundo, também gostam de se misturar com “indígenas locais”, dando origem aos “mulatos” que tantas vezes surgem nos jardins, tão diferentes dos seus progenitores, quer em aspecto, quer em aroma. Existem dezenas de espécies de tomilhos com interesse condimentar e medicinal.

Tomilho bela-luz (Thymus mastichina) - Espontâneo no nosso país, é um endemismo ibérico e um maravilhoso património genético que ainda não apresentamos convenientemente ao mundo. Por isso também é capital cultural, pois é usado como substituto do sal pelas populações da montanha há gerações. É o meu tomilho favorito. Fica apresentado, espero que em breve o consigam conhecer melhor. Inigualável no mundo dos tomilhos e incomparavelmente superior, é nosso, é português. Para adquirir, clique aqui.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/infusoes-bio/tomilho-bela-luz-bio-embalagem-40g/


Tomilho-vulgar (Thymus vulgaris) - É cultivado no nosso país e é também a espécie mais comercializada. É uma das mais importantes plantas condimentares do planeta. Indispensável em qualquer cozinha. Para adquirir, clique aqui.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/condimentos-bio-cantinho-das-aromaticas/tomilho-vulgar-bio-embalagem-20g/


Tomilho limão (Thymus x citriodorus) - É um híbrido que surge essencialmente cultivado nas hortas e jardins. É impossível ficar indiferente ao seu maravilhoso cheiro a limão, que me faz viajar no tempo, até à carta dos gelados da Olá da minha infância, onde o Fizz limão tantas vezes reunia as minhas preferências. O cheiro é igual!!! Já a infusão excede todas as expectativas, chegando mesmo a deslumbrar pela maravilhosa surpresa. Para adquirir, clique aqui.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/infusoes-bio/tomilho-limao-bio-embalagem-40g/

Share this:

Workshop Produção de Ervas Aromáticas 2015

No fim de semana de 31 de Janeiro e 01 de Fevereiro de 2015, leccionarei um workshop vocacionado para potenciais produtores, onde poderá aprender todas as técnicas utilizadas no cultivo, colheita, secagem e armazenamento/embalamento de ervas aromáticas medicinais e condimentares, ficando cada participante com as ferramentas indispensáveis para dar início ou continuidade a um projecto profissional de agricultura nesta área. Para adquirir o workshop, clique aqui.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/workshop-loja/workshop-producao-de-ervas-aromaticas-31-de-Janeiro-e-1-de-Fevereiro-2015/

Orientação: Luís Alves (teórico/prático)

Datas: Sábado e Domingo - 31 de Janeiro e 01 de Fevereiro de  2015
 
Horário: 10,00 às 12,30h e das 14,00h às 17,00 horas, no Cantinho das Aromáticas

Público-alvo: Geral 300 €/pessoa, IVA incluído

Número mínimo de participantes: 8

Número máximo de participantes: 25

Para inscrições e mais informações:

Cantinho das Aromáticas
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo
Vila Nova de Gaia

Tlf: 227710301

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

APRESENTAÇÃO: Análise do programa, expectativas.

AGRICULTURA BIOLÓGICA
Conceitos, princípios e objectivos;
Fundamentos e práticas em produção de PAM.

CULTIVO DE PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS (PAM)
As principais plantas aromáticas e condimentares a cultivar;
Sistemas de cultivo;
Preparação de solo;
Rega;
Pragas e doenças;
Mão-de-obra.

MÁQUINAS, FERRAMENTAS E UTENSÍLIOS
Principais máquinas, ferramentas e utensílios necessários.

COLHEITA, SECAGEM E ARMAZENAMENTO
Calendário de colheitas;
Como secar correctamente; Armazenamento.

PROCESSAMENTO
Aspectos fundamentais no processamento primário.

MERCADOS
Potenciais mercados de PAM.

COMPONENTE PRÁCTICA NO EXTERIOR

Share this: