Vives depressa, morres cedo


Sinceramente não sei o que seria da minha vida sem coentros... Esta planta é uma espécie de “James Dean” do mundo das plantas onde a máxima “live fast, die young” se aplica na perfeição!!! É o seu calcanhar de Aquiles, durar tão pouco tempo... Representa o corolário de tudo quanto é bom na gastronomia portuguesa, da sopa fria à açorda, passando pela amêijoa, sem esquecer a salada.

Às vezes causa estranheza a um pequeno punhado de pessoas, que comparam o seu cheiro ao de um insecto que abunda nos nossos campos, o que já deu azo a estudos de predisposição genética para quem odeia esta planta!!!

Hoje, os “coentrófobos” modernos, há muito tempo afastados do campo e respectivos insectos, comparam o seu sabor ao de alguns cosméticos de menor qualidade... parece que a culpa é dos aldeídos presentes na planta, comuns a insectos e sabonetes. Uma excelente prova de como o olfacto é um sentido tão importante para a espécie humana.

Felizmente que para a maioria os coentros fazem parte do DNA fundamental, de tal forma que se fosse abandonado numa ilha deserta e tivesse de escolher 5 ingredientes pois os coentros seriam um deles!!!

Adoro converter narizes mais estranhos a esta planta, bastando para isso recorrer ao ceviche de atum da Patrícia e deixar a coisa acontecer...

Por forma a evitar confusões com a salsa (Petroselinum crispum), porque as folhas são algo semelhantes ao observador menos experiente, sugiro o cultivo separado destas espécies. Os coentros adoram estar ao sol, enquanto que a salsa, que não usa protector, é dada ao lado mais sombrio do habitat. Para adquirir, clique aqui.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/condimentos-bio-cantinho-das-aromaticas/coentros-bio-embalagem-20g/

Share this:

Limonete campeão!!!

Nunca é demais lembrar que alguns dos nossos produtos estão este ano entre os melhores produtos alimentares do mundo!!! Ser validado pelos Great Taste Awards com 3 estrelas aconteceu em 2014 pela primeira vez a produtos portugueses!!! E o nosso lote Reserva de Limonete é um grande campeão!!!


Share this:

Sétimo aniversário do blogue

Sete anos passaram desde o início da famigerada aventura de publicar neste blogue, de forma regular, "Informação técnica e prática detalhada sobre o fascinante mundo das plantas que me acompanham todos os dias"... 

No primeiro dia deste blogue, o meu estado de espírito era de grande desânimo com uma quadra esvaziada de sentido, procurei através desta ferramenta um meio para comunicar sobre aquilo que mais gosto de fazer na vida, cultivar.

Hoje sinto que todo este trabalho de comunicação e partilha se tem revelado absolutamente inspirador para uma nova legião de agricultores que procura repovoar de novo o país. Hoje este blogue, mais do que qualquer outra ferramenta de comunicação que use no dia-a-dia, faz mais sentido do que nunca.  

Até agora o blogue recebeu mais de 752546 visitas e 1168231 páginas vistas, com um crescimento exponencial revelado pelas matérias aqui expostas.

Também o nosso canal no Youtube para isto tem contribuído, já que o número de exibições de vídeos passou para 1404398, contando com 266 vídeos e 1332 subscritores.

Com a página no Facebook, publicamos novidades regularmente, uma forma mais interactiva de comunicar com aqueles que nos seguem, contando já com 43996 fãs.

Feliz Natal, desejo para 2015 o maior sucesso para todos os projetos agrícolas dos novos empresários da Terra. 

Façam os vossos investimentos com a consciência de que esta é uma opção de vida em que, tal como em tantas outras, envolve sacrifício e uma grande dose de trabalho e preserverança, mas acima de tudo, um conhecimento profundo do ecossistema onde vão intervir e uma gigantesca paixão pela Terra. 

Para além de terem que gerar sustento, algo que necessariamente tem que fazer com enorme alegria, estarão também a gerar uma revolução de consciências, serão os vossos exemplos bem sucedidos que mudarão o mundo e a forma perniciosa como o gerimos, neste momento. A responsabilidade é, por isso, enorme. Não é apenas uma mera actividade económica, é o futuro do nosso legado que está em jogo.

Bem hajam todos!!!

Share this:

Senhor das Aromáticas

Hoje o nosso Duarte Carvalho Dos Reis confessou-me ser um enorme fã de filmes como o Senhor dos Anéis, Guerra das Estrelas, Hobbit, e todas as sagas deste género. Também eu sou fã destas referências e respetivas sequelas… O que não estava à espera, nesta lufa-lufa que são as entregas de infusões e condimentos nesta altura do ano, era de no mesmo dia, ser chamado de O Senhor das Aromáticas!!!

Foi na Loja do Quintal, na Rua do Rosário, onde fui abordado como tantas vezes ao longo dos últimos anos, pelo tipo de público a quem mais pareço agradar: senhora de 60 e tais, com tempo (algo que falta a todos abaixo desta faixa etária) e que já me terá visto algum dia na Praça da Alegria, Biosfera, ou noutro sítio qualquer, a falar do costume…

Este é o tipo de figura pública que sou nos dias que correm, o Senhor das Aromáticas. Ou seja, aquele tipo, de quem não me lembro agora do nome, mas que já vi em qualquer lado a falar de plantas!!!

Curiosamente, apesar de ser o Senhor das Aromáticas, as perguntas que se seguem aos beijos molhados e abraços apertados, raramente são sobre as mesmas, mas envolvem sempre uma trepadeira, árvore de fruto ou uma poda da qual se duvida ser nesta altura do ano.

O maravilhoso nestas abordagens é que me dão imenso prazer!!! Aproveito a oportunidade para vos comunicar que o Senhor das Aromáticas estará em exibição durante este fim-de-semana, e em exclusivo, no templo a elas dedicado, este Cantinho que mais parece uma Broadway das Aromáticas!!!

Share this:

Fim-de-semana Natalício no Cantinho das Aromáticas

Nesta véspera natalícia convidamo-lo a visitar-nos e a fugir às intermináveis filas dos centros comerciais! Animação e maravilhosos descontos não faltarão, ora espreite o programa!

Sábado dia 20

Das 11h às 12h – Prova de Méis

Sabe como vivem as abelhas? Sabe onde armazenam o mel? Sabe que existem diferentes tipos de mel?

Os Apibéricos apresentam-nos para degustação diferentes tipos de méis onde aprenderá a diferença entre eles e como são produzidos.

Das 15h às 16h – Prova de Infusões

Sente-se à mesa connosco e prove o que de melhor se faz no Cantinho das Aromáticas!!!

Uma experiência sensorial onde poderá provar variadas infusões, entre as quais os medalhados Lotes Reserva!

Aprenda ainda as melhores dicas para preparar infusões!

Domingo dia 21

Das 09h30 às 18h - Degustação de compotas e chocolates da Meia Dúzia

Durante todo o dia terá a oportunidade para provar e aprovar as deliciosas compotas da Meia Dúzia, assim como as fusões de chocolate com fruta também em bisnaga! Imperdível!!!

Share this:

As promíscuas


Hortelãs (Mentha sp.)

São das plantas mais populares do planeta, transversais a uma série de indústrias que as utilizam para fazer medicamentos, tabaco, gelados, guloseimas, ou cosméticos. Por terem grande afinidade genética, hibridam facilmente, dando origem a exemplares com enorme variabilidade, que vão povoando hortas e jardins, mas perdem facilmente certas características importantes, como o aroma específico de cada espécie. Os apreciadores devem evitar a todo o custo que isto aconteça, propagando sempre cada uma delas somente por estacaria ou divisão de rizomas.

Também são as plantas mais fáceis de cultivar que conheço. Quem não conseguir cultivar hortelãs, o melhor que tem a fazer é dedicar-se ao corte e costura!!! Brindam-nos com fartura, são generosas, embora ambivalentes... Devido à sua natureza invasiva ficam pouco tempo no mesmo lugar, querem sempre partir à procura de novas conquistas. No jardim é preciso ser um bom estratega para evitar que colonize novos territórios. Se as contiver separadamente em vasos ou floreiras irá resolver certamente este problema.

O mentrasto (M. suavolens) é espontânea no nosso país e vulgarmente aparece sem ser convidada,  mas não tem interesse enquanto planta condimentar. A hortelã-vietnamita (Persicaria odorata) é uma planta exótica, fazendo parte da cozinha, marcando presença nos jardins apenas recentemente. Apesar de vulgarmente se designar como hortelã, não faz parte desta família de plantas. 

Hortelã-pimenta (Mentha x piperita) é um híbrido, que surge essencialmente cultivado nas hortas e jardins. Apresenta folhas escuras, sabor picante e um aroma inconfundível; Recordo bem aqui há uns anos atrás, numa palestra no Gerês, um padre amigo dizer em relação à hortelã pimenta: “o povo faz com esta planta um licor a que chamam de levanta-o-pau!!!” - levantou o dedo no ar e exclamou: “E funciona!!!”. Há poucos casamentos perfeitos na vida, mas a hortelã pimenta faz um deles, com chocolate. Gosto de a recomendar para mexer o café, substituindo a colher ou o irritante pau de canela. Tenho sempre o óleo essencial por perto, para combater enxaquecas e enjoos de viagem. Ficava com esta para sempre. 


http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/infusoes-bio/hortela-pimenta-bio-embalagem-40g/

Hortelã-vulgar (Mentha spicata) Surge essencialmente cultivado em hortas e jardins. Com folhas claras, de aroma mais doce e frutado que a hortelã-pimenta. De todas, talvez seja a mais transversal à cozinha e está disposta a proporcionar bons momentos em tudo o que se mete. Não falha, é irrepreensível, sensata, uma boa companheira para mastigar, em jeito de chiclete, no fim de uma refeição em que o alho foi rei (o que pode pôr em causa uma saudável convivência social...

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/infusoes-lote-reserva/infusao-hortela-vulgar-lote-reserva/

Hortelã-da-ribeira ou erva peixeira (Mentha cervina) É um endemismo ibérico, tem um aroma próximo ao do poêjo. É a mais pequena e sensível de todas. A inserção de folhas no caule faz lembrar um mini-alecrim, pelo que também é conhecida como alecrim-do-rio. Ainda há pouco tempo estava desaparecida da gastromomia portuguesa, limitada a meia dúzia de tascas, que a usam nos petiscos e afins. Voltaste, és bem-vinda e eu gosto muito de ser um dos culpados pelo teu regresso!!! 

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/condimentos-bio-cantinho-das-aromaticas/erva-peixeira-bio-embalagem-20g/

Poêjo (Mentha pulegium) Espontânea no nosso país, tem um aroma absolutamente distinto. Considerada a mais potente de todas em propriedades medicinais. Divide o país gastronómico: Na cozinha do sul é uma lady, na mesa do norte, uma desconhecida de aspecto atraente, mas a quem se pedem provas ou se tem receio de provar. Deve ser usado em pequenas quantidades por apresentar alguma toxicidade.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/condimentos-bio-cantinho-das-aromaticas/poejo-bio-embalagem-20g/

Hortelã-mourisca (Mentha aquatica) Também é nossa, abunda próximo das linhas de água e pode ser confundida com a hortelã-pimenta. No entanto o seu porte é muito maior, as folhas são arredondadas e o aroma é doce e perfumado. A maior de todas em porte. Cheira a água de colónia e poucos são os que já a experimentaram, mas eu, que já fui com todas, recomendo.

Share this:

Prova de infusões no Cantinho das Aromáticas

No próximo Sábado, das 15 às 16 horas, teremos uma prova comentada (e gratuita) de variadas infusões, entre as quais os medalhados Lotes Reserva, no Cantinho das Aromáticas!!! Para participar, basta aparecer!!! Convívio e muita diversão garantidas!!!

Share this:

Pois é...


Share this:

Reservas em Londres

Numa distinta loja de Chás e Infusões em pleno coração de Londres, o Lote Reserva Cantinho das Aromáticas brilha na prateleira!!! Que orgulho!!!


Share this:

Peixe e infusões...

Na Taberna de São Pedro, na Afurada, come-se robalo, dourada, sardinha, espetada de lulas, uma salada do outro mundo e um leite creme queimado na brasa onde assaram todas as iguarias anteriores, que é uma maravilha!!! Um dos meus lugares de eleição, no que toca a degustar um bom peixe em ambiente de raríssimo contexto. Agora ficou ainda melhor desde que convenci a Lurdes a servir as nossas infusões, porque às vezes o pimento é indigesto e mais vale prevenir...

Share this:

Nós e o sufixo diminutivo...

Ao longo dos últimos 12 anos tenho sido confrontado com uma certa regularidade por causa do sufixo diminutivo que escolhemos para nomear o nosso Cant(inho) das Aromáticas. Tudo o que é inho parece pequeno aos ouvidos de quem escuta, e tantos são levados a crer que a coisa é pequena e que não merece sequer uma visita...

Outros ainda desdenham a péssima escolha porque é um nome provinciano, diminuido de valor acrescentado, de capacidade de convencer... 

Pois nós por aqui achamos exactamente ao contrário. E até assistimos com agrado a outros Cantinhos nascerem por esse país afora, uns mais sofisticados, de Chefs de renome, outros que servem vinho da pipa há centenas de anos.

Tal como o Nelo, que faz as melhores canoas do mundo, não deixou nunca de ser Nelo, também nós seremos para sempre Cantinho, porque os sufixos diminutivos na nossa cultura são também um sinal de carinho, genuinidade, autenticidade e, com rigor, de valor acrescentado. 

Somos um Canto que é Cantinho, fazemos das nossas ervas um caminho, seguem caminhando há 12 anos para os vossos jardins, pratos, infusões e outros tantos que tal. Com orgulho português.

Share this:

Slow Food Porto

"Somos capazes de ter o telefone do nosso dentista, mas não temos o do nosso produtor", isto é, de quem produz os nossos alimentos. Como forma de contribuição para uma necessária mudança de hábitos, aderimos ao movimento Slow Food Porto.

O vídeo de apresentação deste movimento conta com imagens muito especiais!!! Ficou maravilhoso!!! Sabiam que já se podem tornar membros?!

Share this:

Alfredo natalício!!!

O nosso Alfredo, a quem compete anunciar diariamente a infusão do dia, já se encontra devidamente equipado para fazer face ao Natal!!!

Share this:

O laureado


Também conhecido por louro, faz parte de uma trilogia de ervas (juntamente com a salsa e o alho) que me acompanham desde miúdo. Penso que em termos gastronómicos, pelos meus lados, pouca coisa acontece sem a presença de pelo menos uma destas três. Há-o no arroz da mãe, na vinha d'alhos da avó e até no assado no forno da sogra!!! Valha-nos Santo Isidro e São Lourenço!!!

Aprecio as suas virtudes digestivas e o cheiro intenso que liberta quando se tem um no jardim. Há o mito urbano que preconiza que se deve retirar a nervura central ou cortar as pontas das folhas ou usar apenas metade de uma folha, enfim... De facto esta planta pertence a uma família de plantas venenosas mas a dose que se usa é tão pequena que apenas retiramos daqui... efeitos benéficos!!! É como o segredo da vida, que tantos já descobriram, tal como o uso de loureiro na cozinha, é tudo uma questão de... dose!!!

Há quem diga que uns cheiram melhor do que outros, mas o senhor La Palisse também tinha destas coisas... é natural que sim, que nisto dos cheiros a fórmula é mais complexa do que aparenta. O que importa é não confundir com outras espécies, utilizadas nos jardins como ornamentais, pois que dessas cheiro não há nenhum, ou se o há, não servem para pôr no prato.

Tal como já laureou tantos portugueses pelo mundo, tenho a certeza de que no mínimo, laureará também o seu jardim ou os seus cozinhados, desde que não se distraia a laurear a pevide!!!

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/ervas-aromaticas-secas-bio/loureiro-laurus-nobilis-2/

Share this:

Estrela Michelin de visita ao Cantinho das Aromáticas

Hoje foi dia de prova de infusões com um convidado muito especial, o Chefe Ricardo Costa, do Hotel The Yetman, Porto, que viu recentemente a sua estrela Michelin renovada. Adivinha-se um blend de grande qualidade...

Share this:

Visita da Presidente da Junta de Freguesia de Canidelo

A tarde de hoje no Cantinho das Aromáticas foi próspera em visitas!!! Tivemos o prazer de receber a senhora Presidente da Junta de Freguesia de Canidelo, a Dra Maria José Gamboa, e parte da sua equipa de trabalho. É muito importante para um agricultor dar a conhecer o seu projeto à comunidade onde se insere e participar no fomento de trabalhos de âmbito social, dada a importância desta actividade nos tempos em que vivemos.





Share this:

Aquela do doce e amargo


Também conhecida como endro. Confesso que esta é uma das plantas que cultivo à qual ofereci maior resistência na sua utilização corriqueira. O estereótipo de “aquela planta que os suecos usam para por no salmão” revelava-se muito limitante, como aliás todos os estereótipos à volta destas plantas...

Afinal faz pequenos milagres, que vão certamente descobrir quando a começarem a utilizar com regularidade. Foi com a ajuda de um iogurte que a fiquei a conhecer melhor. Gradualmente a coisa alastrou-se às saladas, depois ao inevitável peixe gordo, terminando numa bela infusão, com um toque fino e gracioso, como só esta planta pode proporcionar.

Fácil de cultivar, tem no entanto o “mau hábito” de tantas plantas anuais. Quando se sente stressada, reúne o conselho de administração e a decisão é quase sempre, mandar fazer flores e sementes para garantir a geração seguinte (é que neste competitivo mundo das plantas não se correm riscos à toa). O que é bom para o aneto, é mau para quem o quer usar com frequência. Há que semear e deixá-lo ter espaço para alargar raízes, pois o “menino” precisa de largueza para não accionar o plano de emergência.

Muito semelhante ao funcho (Foeniculum vulgare), com o qual é muitas vezes confundida, tal como com o aniz ou erva doce (Pimpinella anisum). Esta trindade de plantas é alvo de frequentes confusões pelo que convém sempre ter a certeza de qual queremos utilizar, dependendo da finalidade, para que o resultado final seja o desejado. Para adquirir, clique aqui.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/condimentos-bio-cantinho-das-aromaticas/aneto-bio-embalagem-20g/

Share this:

Construção em terra, pedra e madeira

Construção em taipa do novo posto de observação de aves no Cantinho das Aromáticas. Projeto de construção sustentável em parceria com a Ordem dos Arquitetos do Norte. Lintel de fundação em pedra/bloco cerâmico e uma parede em taipa complementada com uma estrutura em madeira, recorrendo à reutilização de matérias-primas diversas. Será parcialmente coberto de vegetação. Nós gostamos muito!!!


Share this:

A viciante

Erva príncipe (Cymbopogon citratus)

Esta planta é cheia de surpresas. Quem diria que, ao olhar para o seu aspecto de mais uma gramínea qualquer, esta planta exalaria um forte cheiro a limão e que seria uma das plantas aromáticas mais importantes do planeta?! Embora de hábitos tropicais vive bem entre nós, se cultivada com prudência. Chego a achar a sua infusão viciante e raro é aquele que a prova e não quer mais!!!

Os primeiros exemplares que recebi há muitos anos de um amigo foram cuidadosamente cultivados em estufa, com o objectivo de crescer e prosperar. Algumas semanas depois, agradecidos pelo bom trato de que foram alvo, cresceram tanto que deixaram o velho caseiro confuso na hora de controlar as infestantes!!! 

Na dúvida fez aquilo que tantos fazem perante uma planta que não soa familiar: cavou e removeu!!! O desastre!!! A incúria!!! Valeu encontrar alguns exemplares, pouco tempo depois, jazendo na pilha de compostagem, já quase sem vida... Desses se fizeram muitos outros, tantos quantos se podem encontrar em muitos dos jardins portugueses que a têm!!!

É um 2 em 1 já que os seus caules são comestíveis, sendo um dos ingredientes mais importantes da cozinha asiática. Também é conhecida como chá de príncipe, erva-limeira ou capim-limão. Nenhum jardim deveria viver sem ela, já que funciona como um excelente repelente de pragas. Adoro usar os caules limpos desta planta para mexer demoradamente bebidas de elevado teor alcoólico. Para adquirir, clique nos ícones abaixo.

Erva-príncipe Bio, embalagem 40g infusão

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/infusoes-bio/erva-principe-bio-embalagem-40g/

Infusão Erva-Príncipe Bio, Lote Reserva


http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/infusoes-lote-reserva/infusao-bio-erva-principe-lote-reserva/

Share this:

Certificação GlobalGAP

O crescimento dos mercados à escala global tem levado ao aumento das exigências por parte dos clientes de produtos agrícolas. O GlobalGAP é o referencial de certificação voluntário mais procurado por quem pretende exportar os seus produtos, uma vez que é reconhecido à escala mundial.

O GlobalGAP, implica o cumprimento de medidas a nível de gestão da exploração, saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores, gestão de resíduos e poluentes, ambiente e conservação, gestão de reclamações, rastreabilidade e segregação e segurança e higiene alimentar.

A certificação GlobalGAP permite:

- Garantir a qualidade e segurança dos nossos produtos;
- Aceder aos mercados internos e de exportação mais exigentes;
- Melhorar a organização interna da exploração.

O Cantinho das Aromáticas é a primeira empresa portuguesa, produtora de infusões e condimentos a obter esta certificação, que se vem juntar à certificação em modo de produção biológico e kosher, que caracterizam todos os nossos produtos. 

Queremos que a experiência de consumir as nossas ervas seja cada vez uma experiência mais sustentável, justa para todos os envolvidos no processo produtivo e sensorialmente espetacular para quem as utiliza.

Share this:

A favorita


Também conhecida como lúcia-lima, doce-lima, bela-luísa. É a minha planta aromática favorita do planeta Terra. Não há igual. Uma tia minha tem o limonete mais antigo que conheço. Foi plantado por mim, ainda um jovem aspirante a jardineiro!!! 

É uma excelente planta de companhia, que gosto de cultivar perto de locais de passagem ou sob a influência do vento, que transporta as voláteis substâncias que produz, só para nos agradar, porque esse é o papel que lhe foi reservado na conjugação criativa que nos foi proporcionada. Num mundo que tende para o caos, ter acesso a esta planta é como ter todos os dias oportunidade de começar tudo de novo, fazer melhor, renascer.

Não posso esquecer o que senti quando o conheci pela primeira vez... Uma forte paixão, que entretanto evoluiu para um amor maduro, leal e duradoiro, até que a morte nos separe. Ainda há pouco tempo tinha em cultivo o maior campo do país desta planta, que viajou às toneladas, durante mais de 6 anos, para o sul de França e daí para o mundo, “embrulhada” em cosméticos, infusões e fitoterápicos.

Foi esta planta que me ensinou uma das maiores lições, enquanto agricultor em modo de produção biológico. Todos os anos algures em Maio, são aos milhões os afídeos que se desenvolvem nos seus jovens rebentos, para logo de seguida serem devorados por uma legião de joaninhas, numa magnífica batalha que se desenrola num microcosmos só acessível a quem está atento e quer fazer o mundo evoluir para longe dos pesticidas e dos desequilíbrios impostos pelo ritmo actual dos eventos. Para adquirir, clique aqui.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/infusoes-lote-reserva/infusao-bio-limonete-lote-reserva/

Share this:

Presentes de Natal com Visão

A nossa caixa de madeira com 60 saquetas (o mesmo que dizer 60 doses de prazer...) de infusão será um presente de Natal maravilhoso, de acordo com a Revista Visão!!!


Share this:

Horário de Natal

Este ano estaremos abertos no horário habitual, de segunda a sexta, das 09,00 h às 18,00 horas, e aos sábados das 09,30 h às 12,30 h e das 14,30 h às 18,00 horas. Também no feriado de 8 de Dezembro e no dia 24 de Dezembro estaremos abertos ao público, até às 16,00 horas.

Share this:

Campanha de Natal

Com sugestões de Natal deste calibre e com dias tão lindos pela frente, nem sei como é possível evitar fazer-nos uma visita...



Share this:

A confiável


Salsa é filetes de pescada com salada russa ao Domingo ao almoço em casa da avó. É as pataniscas e os bolinhos de bacalhau da Ribeira do Porto, é adorno no canto da travessa no fim da farta refeição. Cheira a lugar seguro, onde tudo parece fazer sentido, excepto quando em jeito de pecado imperdoável, a lançam com fartura no meu arroz de marisco.

Para muitos, é a única referência, a que detém o exclusivo de pertencer ao repasto duramente conquistado na labuta diária. Merece todo o carinho e respeito, é uma senhora distinta, de incalculável valor alimentar e medicinal. Qualquer um que se queira envolver com ela, tem que estar bem preparado, que não vai lá com jovens inexperientes. A germinação é difícil e não aceita viver num sítio qualquer. Eu que a conheço bem, sei quanto gosta dos muros frescos e sombrios das aldeias da minha infância.

Para um olhar menos atento, a confusão com o coentro (Coriandrum sativum) é possível, mas basta colher um pouco e cheirar para esclarecer. Salsa faz-se com pouca luz, coentro carrega de sabor ao sol. Se as quiserem juntar pois que o façam no prato, que nós por aqui também gostamos muito!!!

Salsa crispada (Petroselinum crispum var. Crispum)
Apresenta folhas muito bonitas, crispadas, que lhe conferem um carácter muito ornamental (quer no jardim, quer no prato), razão pela qual é cada vez mais procurada. De porte inferior ao da salsa comum, cheira igual. Gosto de cultivar as duas! Sempre achei que a salsa comum veste calças e esta veste um maravilhoso vestido tipo sevilhanas... ambas de enorme bom gosto, claro. Para adquirir, clique aqui.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/condimentos-bio-cantinho-das-aromaticas/salsa-bio-embalagem-20g/

Share this: