Fomos premiados no 2º Concurso Nacional de Sal, Ervas Aromáticas e Condimentos Tradicionais Portugueses 2015

Fomos de novo premiados pela nossa grande qualidade e cuidado, por fazermos com enorme carinho e paixão, da semente ao produto final, o que nos torna muito invulgares e acaba por se refletir no prazer que as nossas ervas proporcionam a quem as consome, quer como condimentos, quer em infusões.

Pelo 2º ano consecutivo, conquistamos 3 medalhas no 2º Concurso Nacional de Sal, Ervas Aromáticas e Condimentos Tradicionais Portugueses, uma de ouro e duas de prata. Mérito total de uma maravilhosa equipa de trabalho, que funciona como uma orquestra de virtuosos e que eu tenho a honra de dirigir!!!

A todos os que nos consomem as ervas, muito obrigado pelo vosso enorme bom gosto, mais uma vez validado neste concurso. Em breve lançaremos incríveis novidades que levamos anos a preparar, só para vos agradar!!!

 Medalha de ouro, para a erva-príncipe infusão

 Medalha de prata, para a hortelã-pimenta infusão

  Medalha de prata, para a manjerona condimento

Share this:

Viveiro de cara lavada

Comprar plantas no Cantinho das Aromáticas nunca mais será o mesmo... com o viveiro de cara lavada, a experiência roça agora o perfeito... e ao lado o jardim que se põe mais bonito todos os dias, a servir de inspiração...




Share this:

T-shirt

Recebi uma bela t-shirt trazida por uma sereia louca!!! De repente, tenho um búzio que me diz coisas estranhas ao ouvido!!! E eu gosto!!!

Share this:

Workshop de Especiarias

Ontem o nosso formador no próximo workshop de especiarias a 9 de Maio, Luís Mendonça de Carvalho, foi ao programa Prova Oral, com Fernando Alvim, e falou sobre o fascinante mundo das especiarias!!! O programa contou com um participante "penetra", entre os minutos 40,33 e 46,35, em jeito de surpresa e alguma comédia!!! Ora ouçam neste link.

Ainda há vagas para o workshop de especiarias que vai decorrer no Cantinho das Aromáticas no próximo dia 09 de Maio!!! O workshop pode ser adquirido neste link.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/workshop-loja/1-workshop-de-especiarias-09-de-maio/

Share this:

Voluntariado alvo de estudo

O voluntariado no Cantinho das Aromáticas existe desde 2009. Baseia-se em atividades ocupacionais e de lazer que promovem o espírito de grupo, a cooperação e a integração social.

Promove ainda melhorias da qualidade de vida dos seus praticantes através da prevenção do stress e do isolamento.

Melhora o ambiente urbano em que o voluntário se insere e permite o contacto direto com a natureza e os ciclos de vida de animais e plantas, aqui existentes.

As atividades realizadas no Cantinho das Aromáticas permitem ao voluntário uma maior proximidade à agricultura biológica, às plantas aromáticas e medicinais (PAM) e uma consequente obtenção de diversos conhecimentos práticos sobre estes temas.

No âmbito do estágio curricular “Horticultura Social e Terapêutica”, da aluna da Faculdade de Ciências do Porto, Mafalda Pereira, decorrerá um estudo sobre o papel do voluntariado no Cantinho das Aromáticas, na satisfação e qualidade de vida dos participantes, assim como dos benefícios percebidos, do bem-estar, da felicidade subjetiva e na aquisição de conhecimentos sobre agricultura biológica urbana.

A todos os participantes será pedida a colaboração num inquérito sobre a importância da sua experiência no voluntariado, no período de 04 de Maio a 30 de Junho.

As atividades previstas serão, como habitual, colheitas, propagação de plantas, preparação de substratos, envasamentos, plantações, etc e poderão ser participadas por todos os interessados, maiores de 18 anos.


Inscrição gratuita mas obrigatória para geral@cantinhodasaromaticas.pt.

Para mais informações:

Cantinho das Aromáticas
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo
Vila Nova de Gaia
Telefone: 227710301
E-mail: geral@cantinhodasaromaticas.pt

Share this:

Piada do semeador pneumático!!!

Um dos momentos de comédia televisiva mais incompreendidos cá em casa nos últimos tempos, aconteceu na SIC Notícias, no programa Seleção Agricultura, esta semana dedicado ao Cantinho das Aromáticas. 

Ao apresentar o nosso novíssimo semeador pneumático, deixei-me levar pelo ritmo desenfreado da máquina e a partir daí foi o descalabro total!!! Uma risota que vale agora a pena semear a lanço!!!

Share this:

Seleção Agricultura

O programa da SIC Notícias, Seleção Agricultura, veio visitar-nos e fez uma excelente reportagem sobre como funciona todo o nosso processo, da produção à transformação!!! E ainda nos batizou de alfaiates de óleos essenciais!!!

Share this:

Livro Conservas

Conservas é o seu guia na confecção de fantásticas compotas e geleias, bem como frutos cristalizados, picles, chutneys, xaropes e sidras para partilhar. Com instruções simples sobre como secar, engarrafar e congelar os seus produtos frescos, e ainda dezenas de receitas fantásticas para seu deleite, toda a inspiração de que precisa está aqui. Disponível para venda na loja online do Cantinho das Aromáticas.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/livros/feito-em-casa-conservas/

Autores: James Strawbridge, Dick Strawbridge
Ano de edição: 2014
Editor: Arte Plural Edições
Encadernação: Capa mole
Páginas: 176

Share this:

Seleção Agricultura

"Seleção Agricultura" é um programa que nasce para mostrar o novo momento do sector primário – desde as novas apostas de gestão agrícola até à conquista de novos mercados e a nova fileira biológica.

O programa desta semana é dedicado ao Cantinho das Aromáticas. Amanhã sábado, 06h30, na SIC Notícias, descubra um Cantinho que já ganhou vários prémios internacionais. Repete Sábado: 09:40; Domingo: 11:30; Segunda: 06:40; Terça-feira: 15:30; Quarta-feira: 02:30 horas.

https://www.facebook.com/selecaoagricultura/timeline

Share this:

Livro Queijos, Manteigas e Iogurtes

O livro Queijos, Manteigas e Iogurtes é o seu guia na confecção de deliciosas variedades de lacticínios para saborear em qualquer ocasião. Com instruções simples de escolha e preparação de ingredientes e quais os métodos caseiros de desnatar, envelhecer e curar, e ainda dezenas de receitas fantásticas para seu deleite, toda a inspiração de que precisa está aqui. Disponível para venda na loja online do Cantinho das Aromáticas.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/livros/feito-em-casa-queijos-manteigas-e-iogurtes/

Autores: James Strawbridge, Dick Strawbridge
Ano de edição: 2015
Editor: Arte Plural Edições
Dimensões: 143 x 208 x 23 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 176

Share this:

nº1 do mundo participa no nosso passatempo queria uma infusão por favor!!!

Ir à caixa de correio logo de manhã e encontrar uma fotografia com a revista Up Inflight Mag na mão, da nº 1 do ranking mundial, várias vezes campeã da Europa de Judo, a nossa queridíssima Telma Monteiro e um tipo até fica emocionado!!!

E ainda por cima, com a seguinte frase:

"Quando fui ao Cantinho das Aromáticas foi amor à primeira vista e foi a caminho de Milão que o encontrei na TAP revista! Bem, não sou lá grande poeta está visto! Mas fica a intenção! Parabéns por todo o sucesso, fruto de muito trabalho e paixão! Espero voltar em breve! Beijinhos".

Fui logo ao tapete!!! É uma vitória sem precedentes, por Ippon!!! Um beijo grande para ti também!!!

Share this:

Livro Uma Horta em Casa

Hoje em dia, grande parte da população mundial vive em cidades, quase sempre com um acesso limitado ao ambiente natural. Os alimentos que consumimos são transportados de distâncias cada vez maiores, o que implica que os alimentos sejam tratados e conservados com produtos químicos, aumentando não só a nossa dependência da energia fóssil como também o desconhecimento generalizado da origem e produção daqueles que são os nossos nutrientes essenciais. 

Por outro lado, este enfraquecimento do vínculo entre o homem e a natureza - que já foi designado como "distúrbio do défice da natureza" - pode causar stress emocional associado à vida urbana. Ao longo dos últimos anos, contudo, tem-se verificado uma inversão desta tendência. 

Cada vez mais, as hortas urbanas e comunitárias fazem parte da paisagem das cidades modernas; o passo seguinte, muito desejável e perfeitamente atingível, é trazer a horta… para dentro de casa. 

Ter uma pequena horta em casa - seja num terraço, numa varanda ou simplesmente à janela, fazendo um uso criativo do espaço disponível - contribui, numa pequena mas considerável escala, para combater as alterações climáticas; melhora substancialmente a qualidade da alimentação e ajuda a diminuir a despesa familiar; e faculta um ambiente saudável e divertido de convívio entre todos os membros da família. Disponível para venda na loja online do Cantinho das Aromáticas.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/livros/uma-horta-em-casa/

Descubra, ao longo destas páginas:

- As vantagens de ter uma horta em casa;
- Que plantas pode cultivar (hortícolas, aromáticas ou medicinais ou flores comestíveis);
- Como funciona o ciclo de vida das diferentes plantas;
- Quando, onde e com que utensílios as pode cultivar;
- Como fazer cultivo biológico (da sementeira à compostagem e ao tratamento de pragas e doenças);
- Indicações específicas para o cultivo de mais de 50 plantas - da abóbora aos cogumelos, do alecrim ao tomilho, e da alegria-do-lar à verbena.

Uma Horta em Casa de Isabel Mourão , Miguel Maria Brito

Ano de edição: 2015
Editor: Arte Plural Edições
Dimensões: 163 x 238 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 248

Share this:

Anfíbios e Répteis de Portugal – Guia FAPAS

Quando alguém nasce, logo no dia seguinte começa a ouvir histórias do lobo, que é mau, e da cobra, que é tentadora, esguia e mortal... falsos mitos que levam gerações inteiras a recear animais que são fundamentais nos ecossistemas saudáveis.

Para nós agricultores portugueses, a maior parte dos répteis e anfíbios presentes nas parcelas são altamente benéficos e devemos aprender a identificá-los, conhecer melhor os seus ciclos de vida e deles tirar partido, para conseguirmos no final, produzir produtos de maior qualidade. A sua presença, em população equilibrada e estável, é na minha opinião, por si só um certificado para o consumidor de que o agricultor tem boas práticas.

Este guia FAPAS é um manual de grande qualidade e do maior interesse para quem quiser começar a conhecer melhor estes amigos e fazer um trabalho interior sério, na mitigação de velhos mitos sem qualquer sentido. Disponível para venda na loja do Cantinho das Aromáticas.

 http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/livros/anfibios-e-repteis-de-portugal-guia-fapas/

Share this:

Visitas de São Paulo

Há dias assim, cheios de coisas boas. Hoje é um deles. Recebemos a visita de 3 brasileiros, acabadinhos de aterrar no aeroporto do Porto, vindos de São Paulo. O Kabila, o Marcos Roberto e a Gisselle Peixe, artistas plásticos, leram a nossa reportagem na revista Up Inflight Magazine e vieram direto!!! Adoraram!!! Bem hajam!!!

Share this:

Morangos de presente!!!

Que bela caixa de morangos ofereceu o meu querido amigo Manuel Marques, para o aniversário da Beatriz!!! Oriundos da sua produção no Canteiro da Carvalhosa, são obtidos em modo de produção biológico e simplesmente deliciosos!!! Há mais de um ano que este agricultor entrega no Cantinho das Aromáticas, semanalmente e a todos os colaboradores, parte da sua produção, para nosso grande prazer!!!

Share this:

Mural da Beatriz, ao Futuro

Uma bela surpresa matinal, preparada com meses de antecedência!!! Foi uma bela maneira de começar este maravilhoso dia de Primavera!!! Parabéns à artista pelo belíssimo trabalho!!! Vamos todos cuidar daquilo que é mais importante!!! O mundo está nas nossas mãos, para fazer feliz!!!

 A obra à chegada, a ser desembrulhada

 A cuidada aplicação do mural

 A boa energia a saltar de imediato para a envolvente!!!
 
 O poema do Miguel Torga deu lugar ao mundo está nas tuas mãos, de Beatriz Alves!!!


 Mas o Torga ficou!!! 

 Eu, simplesmente, digo que há fantasia neste dia!!! 

 Que ganda surpresa!!! 

 Nem posso acreditar!!! 

 TOP!!! 


 All together now!!!


Share this:

Mural ao Futuro!!!

Hoje é um dia importante para mim. Há 11 anos atrás fui pai e a minha vida mudou para sempre, para melhor. Passei a ter um legado, de sangue, de amor incondicional, e existir passou a fazer mais sentido do que nunca. Já não sou só eu, a partir de agora o futuro da minha semente depende de mim, dos meus cuidados, do meu carinho, da minha devoção. 

Tal como dependem as plantas que cultivo todos os dias... tal como depende o futuro do planeta em que vivemos... que temos em conjunto o dever de cuidar como cuidamos da nossa semente, dos nossos filhos, para que a vida deles, e a nossa, façam sentido. 

O mundo é pequeno e está nas nossas mãos. Hoje acordei, como acordo quase sempre, com vontade de mudar o mundo. Hoje dediquei à minha filha Beatriz um mural, exibido numa das paredes do Cantinho das Aromáticas, que exprime tudo o que sinto por ela e que nos desafia a todos a pensar um mundo melhor. E a FAZER melhor. Parabéns Beatriz Alves!!!

Share this:

Sem pudor!!!

E assim tem sido nos últimos dias cá pelos domínios agrícolas das aromáticas... os nossos colaboradores habituais surgem acasalando um pouco por todo o lado, sem qualquer tipo de pudor... é o show ao vivo e a cores da vida selvagem em espaço rural, no meio da cidade!!!

Share this:

FreshLife FL-3000 – Germinador com rega automática

E como não há duas sem três, não é que agora também comercializamos um germinador eléctrico com rega automática?! Basta encher o depósito com água, colocar as sementes, ligar à corrente e... em 5-8 dias terá rebentos frescos prontos a utilizar!!!  

O sistema automático de rega do FreshLife FL - 3000 permite que a cada 25 minutos ocorra uma irrigação de água por 5 minutos, o que evita a formação de bolores e cheiros desagradáveis.  

Disponível para venda aqui.





Algumas características do germinador:
  • Serve para germinar grãos e sementes;
  • Consome 4 watts de energia;
  • Fornece 5 minutos de rega de 25 em 25 minutos;
  • A água tem de ser mudada todos os dias;
  • 5 a 8 dias de germinação, dependendo da espécie a germinar;
  • Cada tabuleiro permite colocar 4 tipos de sementes;
  • Os germinados podem ser usados em saladas ou batidos;
  • Permite a incorporação de mais tabuleiros;
  • "BPA free".
Dimensões: 25 cm diâmetro, 54 cm altura.

Share this:

E a revista voou até nós!!!

A revista de bordo da TAP Up Inflight Mag voou hoje até nós!!! Tão linda a reportagem sobre o Cantinho das Aromáticas!!! Tudo começa com: "Eu quero uma casa no campo que pode ser na cidade, mas tem de ser de verdade". E é!!!

Share this:

Humio – Humidificador

Na loja do Cantinho das Aromáticas temos disponível mais uma incrível novidade!!! O Humio é um humidificador  ultrasónico de ar frio com lâmpada LED que muda sequencialmente de cor e com compartimento para adição de óleos essenciais. 

A luz cria um bonito e harmonioso ambiente, mudando sequencialmente de cor entre o azul, verde, vermelho e laranja. O compartimento de adição de óleo essencial permite incorporar aroma ao vapor, criando um ambiente agradavelmente perfumado. Disponível para venda aqui.

 




Ideal para:
  •  Sinusite;
  •  Asma;
  • Manter o nariz e garganta hidratados;
  • Melhorar a respiração;
  • Melhorar a qualidade do ar;
  • Hidratar a pela e olhos;
  • Aquecer a casa;
  • Usar no Inverno quando o tempo está seco.
Dimensões: 22 cm diâmetro, 35 cm altura

Share this:

Arte e Agricultura

No Sábado fui à inauguração da exposição individual de Marta de Aguiar, in José Rosinhas Art Gallery Wall, na Fundação José Rodrigues no Porto, onde as infusões do Cantinho das Aromáticas foram servidas a todos os convidados. 

É um enorme prazer estabelecer parcerias com pessoas tão competentes e com um trabalho tão fascinante como aquele que desenvolve o meu amigo José Rosinhas. E simplesmente adoro poder juntar arte e agricultura!!!

Parabéns à Marta Aguiar pelos excelentes trabalhos apresentados e à Ágata Rodrigues pela gigantesca energia e dedicação à Fundação do seu pai, o escultor com mais obra espalhada pela cidade. Um lugar certamente a descobrir e frequentar, no Porto.

No final, ainda deu para descontrair um pouco, sentindo as curvas às obras sensuais do generoso escultor!!!








Share this: