Estamos na rádio Exterior RNE

Nos últimos tempos cada vez somos mais visitados por gente de outros países, inclusive alguma imprensa. A surpresa quando nos descobrem é sempre muito grande, porque de facto o nosso projecto é muito, muito invulgar!!! Tal como foi esta entrevista para a rádio exterior RNE, que tem uma emissão em português e a jornalista é brasileira!!! Ora ouça aqui.

Share this:

Somos fãs da Capicua!!!

É oficial: no Cantinho das Aromáticas somos super-fãs desta mulher fantástica que é a Capicua!!! Veio pelos manjericos, mas também havia pão quente e terra molhada!!! 

E lá se foi ela ao sabor do Verão, que a vai escutar, e às suas rimas, irreverências e lenga-lengas, um pouco por todo o país e ilhas. Beijo muito grande de todos nós, minha querida!!!

Share this:

Música e sementes

Fantástica letra do artista francês Kolibrirap, sobre um dos maiores atentados actuais contra a humanidade, a propriedade intelectual das sementes nas mãos de gigantescas corporações mundiais.

Todos temos o direito às sementes e a escolher e preservar a biodiversidade alimentar. Todos temos o dever de activamente combater este piratas contemporâneos, estes saqueadores dos últimos resquícios da dignidade humana.

Não basta dizer que chega ou que não concordamos, ou assinar uma petição...Temos que activamente recusar consumir estes produtos, temos que os fazer recuar, mingar e cair, porque são monstros que se alimentam da falta de informação, da distracção, do desinteresse da maior parte dos consumidores.

Compre produtos produzidos localmente. Consuma produtos de agricultura biológica. Exija saber mais de quem os produz e comercializa. 

Procure conhecer a família que produz aquilo que consome, são pessoas como você, com sonhos, expectativas, trabalhadores incansáveis, procurando construir um mundo melhor com o seu trabalho, produzindo os melhores alimentos, para si e para a sua família, todos os dias.

Citando o artista:

"Lembre-se que todos os OGM patenteados
são apenas uma corda em volta do pescoço dos agricultores,
uma corda que eu mantenho como uma coleira,
uma corda em volta do pescoço dos agricultores,
uma corda ao redor do pescoço da humanidade
uma corda que eu seguro como uma trela".

Share this:

Louvado Sejas – Carta Encíclica Laudato si’ – sobre o cuidado da casa comum

Num ano crucial para decisões sobre o meio ambiente, um Papa consagra, pela primeira vez, uma encíclica às questões ambientais, reconhecendo que o tema ecológico é um importantíssimo desafio para a humanidade. A encíclica está à venda na loja do Cantinho das Aromáticas.

Em janeiro passado, num encontro com jovens em Manila (Filipinas), o Papa já dera o mote: «Temos necessidade de ver, com os olhos da fé, a beleza do plano de salvação de Deus, a ligação entre o ambiente natural e a dignidade da pessoa humana» (18 de janeiro de 2015). Essa mensagem seria reforçada pelo secretário- geral da ONU, Ban Ki-Moon, na sua alocução aos membros da Academia Pontifícia das Ciências, a 28 de abril de 2015, em que sublinhava também a dimensão moral da proteção do ambiente. A Igreja e a ONU unem-se na defesa do nosso planeta.

A nova encíclica de Francisco, inspirando-se no Cântico das criaturas, de São Francisco de Assis – Laudato si’, mi’ Signore –, que em 1979 havia sido proclamado por João Paulo II «Padroeiro dos Ecologistas», é um urgente apelo à preservação da Terra e da vida, através da qual a Igreja procura também influenciar os trabalhos da próxima Conferência de Paris sobre o Clima (7-8 de dezembro de 2015). Nesse encontro mundial, espera-se alcançar, pela primeira vez, um acordo global juridicamente constringente para todos, de modo a manter o aquecimento global abaixo dos 2 ºC.

«A relação íntima entre os pobres e a fragilidade do Planeta, a convicção de que tudo está estreitamente interligado no mundo, a crítica do paradigma que deriva da tecnologia, a busca de outras maneiras de entender a economia e o progresso, o valor próprio de cada criatura, o sentido humano da ecologia, a grave responsabilidade da política, a cultura do descarte e a proposta de um novo estilo de vida» (LS, 16) são os eixos da nova encíclica, inspirada na sensibilidade ecológica de Francisco de Assis.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/livros/louvado-sejas-carta-enciclica-laudato-si-sobre-o-cuidado-da-casa-comum/

Share this:

Melhores momentos do Infusão Premium!!!

Ontem foi um dia espectacular!!! 

Assistir na apresentação do projecto Infusão Premium aos resultados obtidos por investigadores TOP do nosso país, provando que no estudo internacional comparativo com outras ervas em infusão, as nossas estão entre as MELHORES DO MUNDO, é incrível!!!

Com alguns compostos activos importantes, presentes em quantidades até 300 vezes superiores às melhores marcas do mercado!!!

E no final, poder dar a provar algumas das nossas melhores infusões aos diversos convidados, amigos e família e o Universo parece conspirar para que novos hábitos de consumo se instalem, um pouco por todo o lado, só para nos fazer a todos um bocadinho melhores!!! 

Magnífico!!! Muito, muito obrigado a todos!!!









Share this:

Projecto Infusão Premium

Hoje foi um dia muito especial para toda a equipa do Cantinho das Aromáticas. 

Recebemos a comunidade científica para fazer a apresentação formal de projeto de investigação Infusão Premium, que lideramos nos últimos 18 meses, criando conhecimento totalmente inovador, na expectativa de revolucionar o consumo de infusões, democratizando-o, sempre na óptica do prazer.

Mais um marco decisivo no percurso de 13 anos a fazer o que mais gostamos. Produzir as melhores plantas aromáticas, em modo de produção biológico, criar conhecimento e partilhá-lo.

Deixo-vos com o vídeo de apresentação do projecto.

Share this:

A reacção às alterações climáticas é uma questão moral

Alguns argumentam que a encíclica Papal sobre o ambiente não deve pesar sobre questões científicas. Outros, como eu, afirmam que a resposta às alterações climáticas não é mais do foro da ciência.

Agora, é uma questão moral. Agora todos nós precisamos agir para impedir o desastre. Deus perdoa sempre, os homens perdoam às vezes, a Mãe Natureza não perdoará nunca a forma imoral como tratamos o nosso Planeta, a nossa Casa.

Share this:

Amanhã estaremos encerrados ao público... mas esperamos por si hoje ou depois!!!

Amanhã é um dia muito especial para toda a equipa do Cantinho das Aromáticas. 

Receberemos a comunidade científica para fazer a apresentação formal de um projeto de investigação que lideramos nos últimos 18 meses, criando conhecimento totalmente inovador, na expectativa de revolucionar o consumo de infusões, democratizando-o, sempre na óptica do prazer.

Mais um marco decisivo no percurso de 13 anos a fazer o que mais gostamos. Produzir as melhores plantas aromáticas, em modo de produção biológico, criar conhecimento e partilhá-lo.

Este é mais um dos nossos contributos para a fileira portuguesa de plantas aromáticas, que com a ajuda de todos, queremos que seja a mais sustentável, a que melhores ingredientes produz e a que gera suficiente valor acrescentado que permita que o agricultor/empresário agrícola e a sua família tenham uma vida digna e gratificante.

O evento será realizado à porta fechada, pelo que o Cantinho estará encerrado ao público (Quarta-feira, 17 de Junho).

Convidamo-lo por isso a visitar-nos hoje ou então a partir de Quinta-feira.

Até porque os nossos jardins produtivos estão no seu melhor e uma visão destas é ímperdivel!!!



 


Share this:

Livro Um Spa Em Sua Casa

Neste livro são apresentadas receitas fáceis e económicas que utilizam ingredientes naturais, como frutos ou legumes, e que lhe conferem os benefícios que há milhares de anos da natureza podemos extrair.

Para além de receitas para tratar do seu cabelo, do rosto e do corpo, a autora explica-lhe como usar os óleos essenciais para beneficiar da aromaterapia ou como preparar banhos de beleza, como um banho de chocolate, para repor energias e melhorar a circulação, ou um banho Cleópatra, para que se sinta uma verdadeira rainha do Nilo. Disponível na loja do Cantinho das Aromáticas.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/livros/um-spa-em-sua-casa/

Share this:

Encíclica Verde

A nova encíclica do Papa Francisco, que será divulgada na quinta-feira, é sobre o ambiente e a necessidade de uma revolução económica e ética para salvar o planeta.

A expectativa é tão grande que o Observatório do Clima, uma rede brasileira de organizações ambientalistas, fez mesmo um trailer, para um "filme" em que Francisco é o herói, contra as indústrias poluidoras e baseadas na utilização de combustíveis fósseis. 

Gosto da frase: "Se destruirmos a criação, ela vai destruir-nos", que foi retirada de um sermão recente do Papa. Mas gosto sobretudo da frase final deste vídeo: "Para mudar tudo, precisamos de todos!!!".

Nós agricultores estamos na primeira linha para ajudar a proteger o planeta, já que a agricultura industrial, aquela que alimenta boa parte da humanidade neste momento, é também uma das actividades mais perniciosas, porque polui com os seus pesticidas, destrói ecossistemas inteiros, esbanja água, lança gases de estufa para a atmosfera pela criação intensiva de animais e a lista de causas/efeitos é gigantesca.

Só uma agricultura sustentável poderá contribuir para um novo mundo, um mundo melhor. E como se consegue fazer a mudança?! 

Com a ajuda de todos nós, que somos CONSUMIDORES. Só quando todos, de forma consciente, percebermos que a forma como são produzidos os alimentos que consumimos é errada, não pode continuar, tem que mudar, e que essa mudança é muito mais fácil do que aparenta, é que as alterações climáticas poderão regredir.

A mais poderosa ferramenta contra as alterações climáticas não é política, nunca será. É a nossa consciência colectiva, agitada por seres humanos excepcionais, como o Papa Francisco, que nos levará no derradeiro caminho da acção em prol da mudança.

Share this:

Um dia no campo com a prole...

Estes são sempre os melhores dias para mim, transportar a família numa aventura em busca de paraísos e tesouros botânicos, paisagísticos, de enorme beleza e biodiversidade!!! Olhem só os maravilhosos tesouros que encontrei no Norte de Portugal!!!

 Carvalho de Calvos, Póvoa de Lanhoso, o mais antigo da Península Ibérica, provavelmente com mais de 500 anos. É impressionante...

 O peso do tempo faz vergar este velho ancião... indispensável o cuidado do homem para com a ajuda de escoras sustentar os braços deste gigante e manter a sua copa equilibrada... 

 Vaca Loura macho (Lucanus cervus). Maravilhoso!!!

 Larva gigante

 Drosera rotundifolia - planta carnívora

 Esta planta tem carnivorismo activo. As suas folhas capturam pequenos insectos e enrolam-se para os digerir. São lindas!!! 

 Um insecto maior sendo digerido

 Pinguicula lusitanica - planta carnívora

 Cão de pastor (rafeiro) absolutamente consolado pela viajante de passagem!!! 

 Cabras bravias

Share this:

Sessão de Encerramento do Projecto Infusão Premium

Na próxima Quarta-feira, 17 de Junho, o Cantinho das Aromáticas estará encerrado ao público. 

Nesse dia faremos a cerimónia formal de encerramento do projecto de investigação INFUSÃO PREMIUM, que nos últimos 18 meses juntou a Faculdade de Ciências do Porto, a Escola Superior de Biotecnologia da Católica do Porto, A Sensetest, ao Cantinho das Aromáticas, num complexo e fascinante trabalho de análise sensorial de infusões, cujos resultados serão nesse dia apresentados ao público.

Acreditamos que com o conhecimento e utilização deste trabalho se criarão novos hábitos no consumo de infusões, em Portugal e no Mundo.

O evento é fechado aos convidados das instituições envolvidas. Decidimos no entanto reservar 20 convites para os nossos queridos seguidores, que manifestem interesse em estar presentes na sessão. 

Para tal, terão apenas que nos enviar um mail para geral@cantinhodasaromaticas.pt a confirmar presença (entrada gratuita).

Devido ao número limitado de participantes, só aceitaremos as primeiras 20 inscrições. Agradecemos que, depois de inscritos, caso não possam vir nesse dia, nos avisem com a devida antecedência.

O programa do evento será o seguinte:

PROGRAMA

14.00 h - Registo dos participantes

14,30 h - Sessão de abertura com os representantes dos co-promotores do Infusão Premium e apresentação do vídeo promocional

15,00 h - “Consumo de chá e infusões em Portugal: hábitos e visão do consumidor” | Prof. Dr. Luís Mendonça de Carvalho

15,15 h - “Infusões e hábitos saudáveis de alimentação” | Chef Hélio Loureiro

15,30 h - Apresentação dos resultados do projecto Infusão Premium

16,30 h - Visita guiada pelo jardim produtivo Cantinho das Aromáticas*

17,30 h - Lanche convívio com degustação de infusões

*Aconselhamos calçado confortável para uma maior comodidade durante o passeio.

Para mais informações:

Cantinho das Aromáticas
Rua do Meiral, 508
4400-501 Vila Nova de Gaia

Tel. 227710301

Share this:

Observação de plantas carnívoras

Um dia incrível em família, em busca de alguns dos mais fantásticos tesouros botânicos do nosso país. A cereja em cima do bolo quando encontramos duas espécies de plantas carnívoras (Drosera rotundifolia e Pinguicula lusitanica), raras e ameaçadas de extinção. A oportunidade ideal para explicar à Beatriz Alves alguns detalhes e curiosidades sobre estas plantas.


Deixo algumas fotografias fantásticas destas plantas:

Drosera rotundifolia


 
Drosera rotundifolia a digerir uma abelha













Pinguicula lusitanica






Share this:

Oficina de Propagação de Plantas | 27 de Junho

Uma tarde divertida para aprender a propagar as suas ervas aromáticas, no Sábado 27 de Junho, das 15,00 às 15,45 horas, no Cantinho das Aromáticas.
 
Inscrição gratuita, mas obrigatória para geral@cantinhodasaromaticas.pt

Duração da oficina: 45 minutos


Para inscrições e mais informações:
Cantinho das Aromáticas    
Rua do Meiral, 508   
4400-501 Vila Nova de Gaia
 
Tel. 227710301

Share this: