Somos uma etnofarmácia

Hoje venho falar-vos de um pequeno negócio que comecei há 14 anos atrás. Decidi investir todo o meu tempo, trabalho e esforço num invulgar conceito de farmácia, onde comecei a produzir com regularidade algumas centenas de fármacos, cuja utilização é ancestral.

Invulgar porque na realidade nenhum deles resultou de qualquer trabalho de investigação científica, apesar da maior parte ter provas dadas à luz da ciência actual, que ainda tem um longo caminho a percorrer para reconhecer todas as virtudes dos fármacos que produzo.

Invulgar porque nenhum deles é alvo de qualquer patente, ou seja, são todos património da humanidade, herdeira distraída de um legado etnofarmacológico de valor incalculável.

Como herdeiro atento desse legado, decidi dedicar parte da minha vida a recuperar e disseminar o vasto conhecimento associado a estes fármacos, também conhecidos como os "simples".

A tarefa não é fácil, a maior parte dos meus semelhantes é exposta diariamente a soluções muito mais complexas do que os meus "simples", que por diferentes motivos foram votados ao esquecimento, nas últimas décadas.

Felizmente como eu, existem muitos pelo mundo inteiro que nas suas diferentes áreas de conhecimento, tanto tem acrescentado para a crescente redescoberta destes incríveis fármacos e das suas múltiplas propriedades.

Alguns dos "simples" que produzo são a equinácea, imunoestimulante, o alecrim, que potencia o poder cognitivo, o funcho, milagroso com as cólicas, a hortelã-pimenta, um poderoso hepatoprotector, a erva-cidreira, com o seu poder sedativo, e a lista cresce a cada dia que passa... 

O maravilhoso é que cada um deles também pode ser produzido e utilizado por si!!! O que faz deles únicos do género, em pleno século XXI!!!

A minha etnofarmácia é um lugar bonito e cheiroso. Apesar de só se dedicar aos "simples" fármacos, funciona também como uma gigantesca biblioteca de conhecimento e um lugar cada vez mais propício à vossa participação activa no cultivo e partilha dos conhecimentos ancestrais associados a estes incríveis seres vivos.

Já conhecem a minha invulgar farmácia dos "simples"?!

Share this:

Regresso à Praça 2015!!!

E foi assim o meu regresso à Praça na RTP1!!! Com direito a bolo, palmas e parabéns a mim e tudo!!! Uma maravilha!!! E ainda a oportunidade para mostrar o novo vídeo do Cantinho das Aromáticas e

dar algumas dicas sobre plantas a cultivar/utilizar com crianças em tempo de aulas e respetivas propriedades benéficas:

Equinácea (Echinacea purpurea). Esta planta medicinal tem propriedades imunoestimulantes e a sua infusão pode servir para prevenir constipações e resfriados 

Alecrim (Rosmarinus officinalis). O consumo de alecrim parece ajudar no desempenho cognitivo. Ajuda a melhorar a memória e até o humor. 

Funcho (Foeniculum vulgare). A infusão das sementes ou das folhas do funcho alivia sintomas de azia, indigestão, dores de barriga.

Alfazema (Lavandula angustifolia). A infusão das flores é profundamente relaxante e tranquilizante, pois apresenta propriedades sedativas.

Share this:

Culinar

Na passada sexta-feira foi dia de falar de ervas aromáticas no manifesto de excelência do Culinar, perante alguns chefes com estrela Michelin e mais 150 convidados, no salão árabe do Palácio da Bolsa, no Porto. Um projeto que se adivinha fantástico para a gastronomia do Norte de Portugal!!!

Share this:

Cantinho das Aromáticas - Agricultura Biológica Urbana

Hoje faço 43 anos.

Para além das vossas habituais demonstrações de carinho, afecto e amizade, pedia a todos que partilhassem este vídeo, que representa o culminar de quase 14 anos de vida a lutar por um invulgar e maravilhoso projecto de agricultura biológica urbana. 

Depois de o verem, partilhem-no com os vossos próprios comentários, ideias, sugestões, poemas, o que quiserem. Façam-no com todos os vossos amigos, familiares e conhecidos, em Portugal e lá fora. Levem-no longe… 

Ao fazê-lo, estão a contribuir para que este projecto, o seu mentor e a sua equipa continuem a reunir condições para inspirar novos comportamentos e contribuir activamente para um mundo melhor. 

A minha gratidão pela vida, documentada num pequeno momento, cultivada todos os dias, num lugar onde todos vocês serão sempre muito bem vindos!!! 

Muito obrigado a todos!!!


Cantinho das Aromáticas - Urban Organic Farming

Today I am 43 years old.

Apart from the usual expressions of affection and friendship, I ask everyone to share this video, which is the culmination of nearly 14 years of life fighting for an unusual and wonderful project of urban organic farming.


After watching, share it with your own comments, ideas, suggestions, poems, whatever you want. Do it with all your friends, family and acquaintances, in Portugal and abroad.


In doing so, you are contributing to this project, his mentor and his team, to continue to meet conditions to inspire new behaviors and actively contribute for a better world.


My gratitude for life, documented in a short moment, cultivated every day in a place where you all are always welcome !!!

Thank you!!!

Share this:

A Praça germinou!!!

A 04 de Janeiro de 2013 fiz a  última rubrica na entretanto "levada para Lisboa para logo ser extinta" Praça da Alegria. Nesse dia estava nitidamente triste e revoltado, como todas as pessoas no Norte do país, que não queriam ver o programa retirado à RTP Porto, depois de tantos anos no ar.

Escrevi isto na altura, depois do programa:

"A Praça da Alegria levou de forma decisiva as pessoas a repensarem o território... Contribuímos para que as pessoas vejam o país como um todo... educou, investiu na agricultura, na jardinagem, investiu nos agricultores, algo que nenhum outro programa soube fazer. Foi a Praça mais ecológica do País, porque arriscou. A Praça é o País descentralizado, é o País que não só Lisboa.

O fio condutor ao longo dos últimos 4 anos de rubricas foi sempre desmistificar uma série de coisas que tem a ver com as plantas, transmitir confiança, semear, cuidar, colher, enfim, este longo e maravilhoso processo que demora tempo a construir. Hoje queria dizer-vos isto: 

A Praça não pode ser tratada como uma erva daninha, que se arranca, porque cresceu depressa demais, porque é incómoda, porque concorre com as outras. A Praça é como uma árvore de fruto com 18 anos, não é fácil de transplantar, corre o risco de morrer. Conquistou aquele lugar no jardim de todos nós, que é o nosso coração e espírito livre. E é ali naquele jardim que queremos que fique.
Não se muda uma árvore assim.. eu desta agronomia não entendo...

Venho pedir aqui que façam o mesmo pela Praça, que ajudem afinal a desmistificar a razão pela qual vai agora a Praça da Alegria para Lisboa, e peço que lancem no vosso jardim a semente desta ideia: que a Praça fique, que seja cuidada, para continuarmos a colher os maravilhosos frutos com os quais nos tem prendado".

A árvore de fruto foi de facto transplantada para Lisboa em 2013 e, tal como vaticinei, acabou por morrer...

Mas como qualquer boa árvore, deixou semente e essa semente agora germinou. Calhou de me trazer consigo numa das suas inúmeras folhas, que a partir de hoje receberão a luz das vossas audiências lá em casa, acompanhando o programa dia-a-dia.

Vamos todos cuidar dela para que fique no jardim que lhe é devido e volte a dar frutos que nos trazem tanta alegria.

Dois anos depois, voltarei ao A Praça, já a partir de amanhã. Espero que todos vocês nos reguem e cuidem com carinho!!!

Share this:

Visita do Secretário de Estado da Agricultura

Hoje recebemos a visita do Sr. Secretário de Estado da Agricultura, Engº José Diogo Albuquerque, que fez questão de conhecer de perto o Cantinho das Aromáticas. 

Marcaram também presença o o Sr. Diretor Regional de Agricultura, Dr Manuel Cardoso, Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Engº Patrocinio Azevedo, a Presidente da Junta de Freguesia de Canidelo, Drª Maria José Gamboa e o Sr. Padre Almiro.




Share this:

9ª colheita de perpétuas

A previsão do tempo para amanhã é bastante optimista!!! Como tal, manteremos o programa da 9ª colheita de perpétuas. Estão lindas, gordas e cheias de saudades nossas!!! Além disso, será a última colheita de Verão, o que não deixa de ser simbólico!!! Quem vem?!!

Share this:

Na Vida Portuguesa

No panorama d'A Vida Portuguesa, há uma figura incontornável: Catarina Portas. Os produtos Cantinho das Aromáticas estão presentes em todas as lojas de rigorosa selecção da portugalidade, inclusive no recente espaço do mercado da ribeira.




Share this:

No Corte Inglês de Lisboa

Os produtos Cantinho das Aromáticas também se encontram à venda na loja gourmet do Corte Inglês de Lisboa!!! Tripeiros à conquista!!!



Share this:

Horticultura Social e Terapêutica e os seus efeitos na qualidade de vida e coesão social

Uma aluna da Faculdade de Ciências do Porto, esteve nos últimos meses a fazer o seu estágio de licenciatura no Cantinho das Aromáticas. O tema estudado foi:

Horticultura Social e Terapêutica e os seus efeitos na qualidade de vida e coesão social: caso de estudo na empresa “Cantinho das Aromáticas”

O trabalho já foi apresentado e defendido, tendo sido atribuída a avaliação de 18 valores.

Eis as conclusões do trabalho da Mafalda:

"O presente estudo permitiu avaliar a importância e abrangência de um projeto de voluntariado numa empresa agrícola em meio urbano, em modo de produção biológico, na qualidade de vida dos seus praticantes, que destacaram como benefícios percebidos mais relevantes a ocupação do tempo e o relaxamento, a preferência por consumir produtos biológicos ou de cultivo mais natural e o aumento da sociabilização e interacção com os outros.

A avaliação da satisfação com a vida revelou que os voluntários têm uma pontuação superior à da média da população portuguesa. A análise da felicidade subjectiva permitiu verificar níveis de felicidade pessoal percebida, nível de felicidade comparado com os outros e de optimismo superiores ao valor neutro, portanto, superiores à "indiferença face à perceção pessoal da felicidade".

O voluntariado no Cantinho das Aromáticas revela-se um instrumento de valorização e potenciação da qualidade de vida dos seus praticantes. O uso deste espaço contribui de forma significativa para que as pessoas se sintam mais felizes e satisfeitas com a vida, alterando os seus hábitos e desenvolvendo as suas capacidades pessoais.

Nós que trabalhamos a Terra todos os dias já sabíamos que assim era, mas é tão bom ver estes resultados dimensionados, estudados, para que possam servir de exemplo a outros, que assim possam tirar partido deste modelo e interagir com as suas comunidades".

Muito obrigado a todos os que participaram neste trabalho!!!

Share this:

Plantas que nos ajudam a ficar melhor

"Há quem diga que se estimula e há quem diga que vem nos genes. Mas um novo estudo sugere que basta cheirar alecrim para aumentar o desempenho cognitivo"

"Esta substância não se encontra só no alecrim - Louro, Eucalipto, Losna e Sálvia também podem ajudar nesse sentido".

"O estudo baseia-se em resultados anteriores que concluíram que o alecrim ajuda a combater os danos dos radicais livres no cérebro. E segundo um estudo feito em 2008, os antioxidantes do alecrim podem ainda ser usados na prevenção do cancro". Ler artigo completo (Jornal I).
 
As plantas aromáticas ajudam-nos a ficar mais inteligentes, mais saudáveis, melhor nutridos, aumentam a longevidade, melhoram a vida sexual... Multiplicam-se os estudos que comprovam as incríveis propriedades destas plantas que todos devíamos consumir com muito maior regularidade.

Um excelente conselho deste vosso agricultor, que juntamente com todos os seus colegas de profissão, é também cada vez mais o vosso... Médico de família!!!

Share this:

A história negra por detrás de uma chávena de chá

Da próxima vez que consumir uma chávena de chá (Camellia sinensis) convencional, de uma das grandes marcas existentes no mercado português, saiba que a maior parte delas tem uma história negra para contar. Uma investigação da BBC pôs a claro as condições deploráveis em que o chá é produzido na Índia, um dos maiores produtores mundiais desta planta.

Condições de higiene lamentáveis, pulverização com pesticidas, salários baixos (inferiores a uma libra por dia), trabalho infantil e doenças associadas à exploração criminosa da mão-de-obra…

Tudo isto dentro da sua pequena chávena de chá, que parece ser boa e quentinha, mas alimenta mais uma miserável indústria de exploração humana e recursos naturais.

Não acha que está aqui uma grande oportunidade para começar a consumir infusões e chás de agricultura biológica? De procurar produtos produzidos por agricultores portugueses, de proximidade, com boas práticas?!

Ao escolher não consumir produtos que se fazem baratos e de grande distribuição à custa da miséria humana, a favor de produtos em que é possível conhecer o agricultor, a sua família e as sua boas práticas, está a fazer uma escolha sensata, informada e coerente.

Nunca se esqueça que quando toma a decisão de comprar, de consumir produtos alimentares, está a exercer o derradeiro poder ao alcance do consumidor, o de eleger alimentos de grande qualidade, que respeitem o ambiente e os seres humanos envolvidos em todo o processo. 

Nenhum consumidor, consciente, quando confrontado com estes horríveis exemplos, quererá pactuar com estas empresas, comprando os seus produtos…  

Share this:

Somos finalistas da 8ª edição dos Green Project Awards Portugal

O Cantinho das Aromáticas encontra-se entre os finalistas da 8ª edição dos Green Project Awards Portugal, na categoria Agricultura, Mar e Turismo. A lista de finalistas pode ser consultada aqui.

http://gpa.pt/candidaturas/finalistas/

Share this:

8ª Colheita de perpétuas 2015!!!

A oitava colheita foi mais moderada na participação, contando desta vez com menos presenças do que as colheitas anteriores. 

Ainda assim terá sida uma das mais animadas!!! Falou-se de um pouco de tudo, desde política mundial até à humidade em excesso!!!

Também se falou da importância de participar na 9ª colheita, já na próxima Quinta-feira... a nona será talvez um dos mais importantes momentos da colheita das perpétuas, porque é a última que se faz no Verão... Todas as que se farão em seguida já serão no Outono!!!

Entretanto começam as aulas para os mais pequenos e o frenesim habitual das vidas cheias de pressa dos dias de hoje...

Peço por isso uma participação massiva na próxima colheita, a nona e última do Verão de 2015!!! 

Será feita em jeito de despedida desta maravilhosa estação e da celebração da vida!!!

Contamos convosco!!!






Share this:

Lesados da pasta do papel...

Vivemos num mundo em que as notícias são cada vez mais "manipuladas", de acordo com os melhores interesses do grande poder económico, interessado em manter o status quo, contra todos os indicadores que o Planeta Terra emite todos os dias, que mostram claramente que urge uma mudança de paradigma, envolvendo necessariamente que muitas indústrias rapidamente desapareçam ou evoluam para modelos de exploração radicalmente distintos dos actuais.

Estes interesses económicos, esgrimindo sempre a sua importância no momento actual para o PIB e outras fórmulas de cálculo e medição do bem estar de todos NÓS e de tudo aquilo que nos rodeia (todas a necessitar urgentemente de se actualizarem, fazendo refletir de forma honesta a realidade trágica que atravessamos), criam ilusões no público que as consome, também esse tragicamente engordado por "refeições" constantes de informação, perdendo diariamente a capacidade cognitiva para questionar, refutar ou assumir prioridades fundamentais para assegurar o futuro.

A indústria do eucalipto, uma espécie exótica introduzida em Portugal na segunda metade do século XIX, vinda da Austrália, é actualmente muito importante para o PIB português, criando postos de trabalho à custa da exploração de um dos recursos mais frágeis que temos no nosso país, que são os solos.

A sua distribuição pelo território assumiu tal proporção, que é já a maior monocultura contínua desta espécie na Europa. Isto é o mesmo que ter uma gigantesca operação "mineira" montada em todo o território, na qual as empresas de pasta de papel utilizam a tecnologia sofisticada do eucalipto para extrair do solo os minerais e água, como tão bem ele sabe fazer, para rapidamente converter em dinheiro, numa das operações industriais mais poluentes que ocorre no nosso país.

Tudo isto se faz à custa de irreversíveis perdas de biodiversidade, desaparecimento dos padrões da paisagem tradicional, grave erosão do solo, conduzindo à sua desertificação a longo prazo, e aos inevitáveis incêndios, para os quais contribui de forma alarmante.

Mas a Natureza não perdoa este tipo de comportamento viral, tendendo sempre a repor os equilíbrios. E é precisamente neste ponto que esta notícia peca, por não informar correctamente o público...

Os senhores da pasta do papel vão agora plantar eucalipto em Moçambique não porque Portugal é hostil ao seu cultivo, aliás, isso nunca até agora os impediu. 

Vão fazê-lo porque cá já não restam muito mais recursos para poderem ser explorados por esta desastrosa indústria, mas vão embora sobretudo porque, a qualquer momento, as diversas pragas e doenças que hoje afectam o eucalipto (sobretudo o gorgulho) podem assumir um carácter de calamidade, como já acontece com o nemátodo do pinheiro, sendo que não existe nenhuma solução economicamente viável para conter esta calamidade. São já milhares de hectares atacados, sobretudo no Norte e Centro do país.

Vão-se embora porque finalmente muitos de nós clamamos por solos de qualidade para fazer Agricultura sustentável, para o país e para o Planeta.

Nunca uma monocultura se conseguirá impor por muito tempo e qualquer agrónomo ou engenheiro florestal competentes conhecem esta realidade.

Vão agora estimular a sua produção onde a pobreza das populações e a ausência de formas de viver com dignidade a partir dos seus próprios recursos dão lugar a estas realidades, onde a história se parece repetir, de forma trágica.

Resta saber o que será do território quando o eucalipto desaparecer da paisagem, que estratégias serão implementadas para conter a erosão e quem pagará os elevadíssimos custos de recuperação dos solos... 

E quantos postos de trabalho, hoje tão importantes para a fórmula do PIB, restarão... Seremos todos lesados da pasta do papel...

Share this:

Somos finalistas da 6ª edição do Food & Nutrition Awards

O Cantinho das Aromáticas, o Centro de Estudos Farmacêuticos e a Universidade do Minho estão na corrida para vencer a 6ª edição do Food & Nutrition Awards, na categoria de Investigação e Desenvolvimento. Está curioso? Na próxima quinta-feira já poderá saber quem é o Vencedor. Inscreva-se em http://bit.ly/foodandnutritionawardscerimonia.

 Infusão Premium | Cantinho das Aromáticas

 Nutricap: Micro- e nanohidrogeis para encapsulação de compostos bioativos | Universidade do Minho.

Share this:

8ª colheita de perpétuas

A 8ª colheita de perpétuas é já na Quinta feira!!! A previsão do tempo é boa e a nossa expectativa elevada!!! Temos as vermelhas a estourar, as rosas sempre tímidas e as roxas, ai as roxas... as roxas dominam o cenário!!! Quem vem?!

Share this:

Ciência dos intestinos

E quando uma eminente investigadora nos explica, no decorrer de um fantástico almoço, que a sua linha de investigação futura, passará pela flora bacteriana que temos nos intestinos? Entre outras coisas, em boa parte responsável pelo nosso sistema imunitário e até o humor!!!

E que as bactérias no organismo humano superam em grande número as nossas próprias células!!! São quilos delas!!!

E que essa flora é condicionada pela nossa alimentação? E que o consumo regular de plantas aromáticas, numa alimentação equilibrada, tem um papel importante na presença de bactérias "boas", fundamentais numa saúde de ferro?

A cada dia que passa, a ciência percebe melhor que somos aquilo que comemos. O corpo humano é como um jardim, comandado pelo cérebro, pela inteligência, pela possibilidade que temos de fazer escolhas.

Numa sociedade totalmente focada no aspecto exterior, em que o indivíduo procura transparecer uma boa imagem física de si próprio, é incrivelmente difícil passar a mensagem de que pouco importa parecer se o "jardim interior não for cultivado de forma a acautelar a manutenção de uma flora equilibrada".

As bactérias da flora intestinal não gostam de pesticidas, nitratos, comida processada, água "morta", carne, peixe, leite e derivados carregados de antibióticos. 

Pensem nisso da próxima vez que forem às compras ou atrás da "promoção" que também é paga à custa da flora intestinal dos produtores de alimentos, que os fazem demasiado baratos, forçados por uma indústria alimentar que cada vez mais distribui "placebos pseudo-alimentares".

E a seguir também vendem consultas em hospitais privados, seguros de saúde e... antibióticos... O que se poupa comprando alimentos baratos gasta-se mais tarde, na mesma lógica de grande superfície...

O que se pode aprender num belo dia de sol, almoçando junto ao Douro... Aos sábados, lá vou eu à feira de produtos biológicos do parque da cidade... Investir no meu jardim interior e no da família!!!

Share this:

7ª colheita de perpétuas

Ontem terá sido porventura um dos melhores dias de colheita de perpétuas de sempre!!! Participação massiva de gente linda e bem disposta!!!

Com aparições pontuais de insectos exóticos e inéditos, como a aranha-tigre!!!

E passou assim, a correr, depressa demais, que as perpétuas já se preparam para a 8ª edição e é preciso renovar com flores que os convivas em breve voltarão para colher.

Tão, tão bom, não foi?!!!





Share this:

Arco-íris

Hoje a colheita de perpétuas será incrivelmente tricolor!!! Para fazer um arco-íris só precisamos da vossa presença!!! Até já!!!

Share this:

TEDx UCP Porto

O TEDx UCP Porto, organizado pela Universidade Católica Portuguesa - Porto, é já no dia 29 de setembro de 2015. Somos um dos patrocinadores do evento, que contará com as nossas maravilhosas infusões para inspirar oradores e participantes entusiastas!!! As inscrições já se encontram abertas e o painel é de luxo!!!

http://tedxucpporto.com/

Share this:

Verão a acabar... infusões a chegar de férias!!!

Parece que o Verão está a acabar... que saudades dos dias de praia, dos corpos bronzeados, dos mergulhos no mar, dos tremoços na esplanada...

Ainda bem que as infusões e condimentos do Cantinho das Aromáticas já regressaram das férias...
Para os dias mais melancólicos que se adivinham, nada melhor do que a sua companhia...




Share this:

Seca extrema em Portugal

"É preciso revigorar a consciência de que somos uma única família humana. Não há fronteiras nem barreiras políticas ou sociais que permitam isolar-nos e, por isso mesmo, também não há espaço para a globalização da indiferença". - Papa Francisco - O Cuidado da Casa Comum

 

Share this:

Quatro prémios nos Great Taste Awards 2015

O Cantinho das Aromáticas conquistou, pelo 2º ano consecutivo, os prestigiados Great Taste Awards, em Inglaterra. Duas tisanas e duas infusões receberam uma estrela no mais prestigiado concurso mundial de produtos alimentares. Mais uma vez, estamos entre os melhores produtos do planeta. Somos portugueses, fazemos bem, com grande orgulho e uma vontade do tamanho do mundo.

Muito obrigado a todos os que nos apoiam, consumindo os nossos produtos.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/tisanas-bio-mistura-de-ervas-para-infusao/conspiracao-douro-tisana-bio-embalagem-40g/
Tisana Golden Conspiracy (Conspiração D'ouro) - a debutar na sua boca

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/tisanas-bio-mistura-de-ervas-para-infusao/especialidade-da-casa-tisana-bio-embalagem-40g/
Tisana House Speciality (Especialidade da Casa) - um segredo partilhado

Peppermint Reserve Lot (Lote Reserva Infusão Hortelã pimenta)

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/infusoes-lote-reserva/infusao-bio-erva-principe-lote-reserva/
Lemongrass Reserve Lot (Lote Reserva Infusão Erva príncipe)

Share this:

Workshop Produção de Ervas Aromáticas Outubro 2015

O Cantinho das Aromáticas, no seu percurso de 13 anos, inspirou dezenas de novos produtores de plantas aromáticas pelo país. Todos os novos produtores são certificados em modo de produção biológico. Quase todos implementaram o inovador modelo produtivo, por nós criado de raiz.

A nossa constante vontade de aprender, de fazer melhor, levou-nos a desenvolver programas de investigação regulares e a conquistar diversos prémios, pela enorme qualidade das nossas plantas, das técnicas agronómicas implementadas e do processamento mais adequado.

Mas acima de tudo, compele-nos a partilha do estado da arte deste sector, com outros agricultores ou potenciais novos agricultores. Queremos contribuir para que este seja um sector de referência a nível mundial.

Longe de ser um mercado organizado, está no entanto a atravessar o seu melhor momento de sempre, crescendo regularmente a procura de ingredientes de excelente qualidade em maiores quantidades e, sobretudo, a procura de novos ingredientes, ainda pouco produzidos no nosso país.

Equinácea, tomilho bela luz, funcho, poêjo, stévia, erva dos gatos ou erva-príncipe, quando de excelente qualidade, são apenas alguns dos ingredientes em que a procura é enorme, neste momento.

A 10 e 11 de Outubro, faremos um workshop vocacionado para potenciais produtores de aromáticas, de forma a dar resposta às múltiplas dúvidas dos interessados que se pretendem iniciar neste sector, cometendo o mínimo de erros e desenhando projectos com futuro.

As inscrições encontram-se abertas e podem ser feitas através do nosso mail: geral@cantinhodasaromaticas.pt ou na loja online do Cantinho das Aromáticas, aqui


Orientação: Luís Alves (teórico/prático)

Datas: Sábado e Domingo - 10 e 11 de Outubro de 2015

Horário: das 10h às 12:30h e das 14 às 17h, no Cantinho das Aromáticas

Público-alvo: Geral 300€/pessoa, IVA incluído

Número mínimo de participantes: 8

Número máximo de participantes: 25
 
Para inscrições e mais informações:

Cantinho das Aromáticas 
Rua do Meiral, 508  
4400-501 Vila Nova de Gaia
 
Tel. 227710301
mail: geral@cantinhodasaromaticas.pt

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

APRESENTAÇÃO: Análise do programa, expectativas.

AGRICULTURA BIOLÓGICA
Conceitos, princípios e objectivos;
Fundamentos e práticas em produção de PAM.

CULTIVO DE PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS (PAM)
As principais plantas aromáticas e condimentares a cultivar;
Sistemas de cultivo;
Preparação de solo;
Rega;
Pragas e doenças;
Mão-de-obra.

MÁQUINAS, FERRAMENTAS E UTENSÍLIOS
Principais máquinas, ferramentas e utensílios necessários.

COLHEITA, SECAGEM E ARMAZENAMENTO
Calendário de colheitas;
Como secar correctamente;
Armazenamento.

PROCESSAMENTO
Aspectos fundamentais no processamento primário.

MERCADOS
Estrutura de Mercado das PAM;
Medidas ambientais relacionadas com o comércio;
Análise de oportunidades de mercado;
Termos do comércio;
Preços e margens;
Visita a feiras internacionais.

COMPONENTE PRÁCTICA NO EXTERIOR
Passeio pelo jardim produtivo;
Observação de várias práticas de campo (colheita, podas);
Observação de práticas de secagem e processamento.

Share this: